Benefícios do açúcar demerara

A produção do açúcar demerara acontece através da extração do suco da cana.

Benefícios do açúcar demerara. (As imagens exibidas no Portal da flashbrazil.com são fornecidas e pertencem a terceiros)

Ao mesmo tempo em que ter uma vida saudável é o sonho de muita gente, esse objetivo pode se tornar um pesadelo. A vida fitness não é para qualquer um. Cortar açúcar, carboidratos, massas, refrigerantes, pode não ser nada fácil, concorda?

Pensando assim, muitas pessoas sempre adiam a dieta para a próxima segunda-feira, mas ela depende da sua força de vontade para chegar logo, e não ficar somente nos planos.

Atualmente, indústrias tem investido mais quando o assunto é ‘bem estar’, não só de quem quer emagrecer, mas também de levar uma alimentação regrada.

O refrigerante, por exemplo, pode ser substituído por sucos ‘detox’; são naturais e muito gostosos. Já as massas podem ser encontradas em formato integral, com molhos 100% orgânicos.

E o açúcar? Para quem gosta de tomar aquele cafezinho bem adoçado, não é nada gostoso colocar adoçante e sentir aquele gosto forte, afastando qualquer vontade.

É por isso que o açúcar demerara tem se tornado popular nos mercados, conquistando cada vez mais o público em geral.

Você deve estar se perguntando: mas qual a diferença entre o demerara, o refinado ou o mascavo?

A resposta é mais simples do que você imagina. A produção do demerara acontece através da extração do suco da cana de açúcar. Ao ser extraído, é fervido, evaporado e aí sim, devidamente empacotado para comércio. Isso quer dizer que o processamento de fabricação deste tipo de açúcar é mínimo, se comparado aos outros, o livrando de substâncias artificiais e aditivos químicos.

O gosto muda?

Entre o açúcar refinado e o demerara, podemos notar que existem várias diferenças como a cor e o gosto. O demerara possui a tonalidade mais escura, e com toda certeza, afirmamos que esse tipo possui muito mais vitaminas e minerais.

Mudar o tipo de açúcar vale a pena?

O consumo excessivo de açúcar pode causar diversas doenças como câncer, doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, obesidade, e até mesmo causar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Substituir o açúcar refinado pelo demerara é uma ótima opção para quem deseja iniciar uma dieta, ou apenas reeducar a sua alimentação.

Mas vale lembrar que, mesmo não contendo aditivos químicos, trata-se de açúcar, e deve ser devidamente consumido (sem excessos). Diabéticos, por exemplo, não podem usar o açúcar. A dieta deve permanecer igual.

Benefícios do açúcar demerara

Mais saudável

A própria linha de produção do demerara já ilustra o quão saudável ele é, se comparado ao refinado e ao mascavo.

Por ter uma produção natural, as vitaminas e minerais presentes na cana de açúcar permanecem intactas.

Isso significa que nenhum dos nutrientes são perdidos. Pelo contrário, o açúcar demerara é rico em potássio, cálcio e magnésio. Para quem não toma leite, pois tem alergia ou simplesmente não gosta, o açúcar demerara é uma ótima opção.

Ele acaba ‘fazendo a função do leite’, devido à concentração excelente de cálcio, e combatendo assim a osteoporose.

Auxilia na produção da hemoglobina

O açúcar possui 0,03 miligramas de vitamina B6, em cada porção de 100 gramas. É o nutriente responsável pelo tratamento da anemia, ou seja, essa vitamina faz com que a produção de hemoglobina aumente, tornando eficiente o transporte de ferro pelo corpo.

A B6 é utilizada em várias funções biológicas do nosso organismo, desempenhando papéis fundamentais não só no fluxo sanguíneo, como na memória, no gasto energético e no movimento do nosso corpo.

Auxilia o Metabolismo

O produto também possui a vitamina B1, conhecida como tiamina. Suas principais funções são: estimular o apetite, auxiliar o metabolismo e regular os gastos de energia. Além disso, esse nutriente tem um papel fundamental para o fígado, unha, cabelos e pele.

A vitamina ainda age na preservação do sistema nervoso e melhora o funcionamento cardiovascular do corpo.

Acelera a cicatrização

Por conter vitamina B2, que é um nutriente fundamental no crescimento e na reprodução humana, o açúcar ajuda na cicatrização de lesões. O nutriente encontrado no demerara, ainda fortalece as unhas, o cabelo e a pele.

Melhoria no sistema imunológico

Por se tratar de um produto orgânico e natural, a substituição do açúcar refinado pelo demerara causa uma desintoxicação no organismo. Desse modo, o sistema imunológico funciona melhor, prevenindo doenças e infecções.

Outros benefícios

Embora digam que o sabor do açúcar demerara não seja igual ao do refinado, ele pode ser confundido. Na maioria das misturas, o sabor final continua o mesmo, parece nem ter sido alterado, porém ainda mais leve e natural.

Exatamente por conta disso o demerara pode ser usado tranquilamente no preparo de sobremesas.

Afinal, quem vai ‘adivinhar’ que está comendo um pudim saudável? Vale lembrar que o demerara é vendido em flocos; são os grãos que fazem com que os doces fiquem crocantes e com uma textura diferente.

Todo açúcar tem calorias, mas saiba que o demerara não fornece ao organismo calorias vazias, mas sim, vitaminas e minerais, auxiliando na nutrição do consumidor. Por ser mais grosso, o ele rende mais.

Contudo, é sempre bom prestar atenção na hora de dissolvê-lo, pois como é vendido em grãos, você pode sem querer exagerar na dose.

Além das vitaminas que citamos, o açúcar também possui várias outras substâncias em sua tabela nutricional, como: cobre, fósforo, potássio e carboidratos. Nutrientes essenciais para uma boa saúde.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!