Chá anti-insônia – Ajuda dormir rápido e profundamente

Acredite! Chás com calmantes naturais são os mais indicados para este tipo de distúrbio.

Chá anti-insônia – Ajuda dormir rápido e profundamente. (As imagens exibidas no Portal da flashbrazil.com são fornecidas e pertencem a terceiros)

Podemos considerar que a insônia é o principal sintoma do estresse diário, afinal, uma boa noite de sono faz com que sua rotina – mesmo que corrida – aconteça dentro do previsto.

O século XXI é marcado por diversos fatores que vem “prejudicando” a população. O estresse no trânsito, a poluição sonora, taxa alta de desemprego e vários outros problemas que acarretam transtornos emocionais.

Várias doenças são derivadas do estresse, como: fibromialgia, síndrome do pânico, depressão, etc.

O que é a insônia?

Nada como chegar cansado depois de enfrentar um congestionamento no trânsito, aquele dia chato no trabalho, e ir direto para o banho não é mesmo? Relaxar! Esquecer um pouco dos problemas.

Curtir seu sofá, sua TV e finalmente deitar na sua cama tão desejada. Mas, e quando o sono não vem? É aí que começa o problema.

Você vira para um lado, vira para o outro, deita de bruços, e acaba por escolher que deitar de barriga para cima é a melhor solução.

De repente, os pensamentos começam a chegar: “não posso perder o horário”; “tenho que terminar o trabalho que deixei inacabado”; “será que vai dar tempo de almoçar? ”.

A ansiedade pelo futuro (compromissos do dia seguinte), se transforma em um verdadeiro pesadelo.

A insônia nada mais é que um distúrbio que prejudica o sono de uma pessoa. Ela pode acontecer ao adormecer ou até mesmo no meio da noite quando acordamos assustados e não conseguimos mais dormir.

Características de pessoas com insônia

Quem tem insônia, acorda mais cansado do que nunca, pois não teve uma ‘boa noite de sono’ ou dormiu “à prestação”.

Isso altera o humor diário, a energia e principalmente o rendimento profissional. Esse distúrbio pode prejudicar (e muito) a qualidade de vida do ser humano.

Existem dois tipos de pessoas: as que não conseguem dormir esporadicamente (seja por preocupação, tensão ou falta de sono), e as que lutam para adormecer diariamente, o que os médicos chamam de insônia crônica.

O que pode causar a insônia?

Além do estresse e problemas psicológicos, vários outros fatores podem dificultar a hora de dormir.

Dores crônicas como artrite, doenças respiratórias e frequente vontade de urinar, podem causar insônia.

Não ter o sono regrado também contribui para o distúrbio. Isso quer dizer que, não ter horário para dormir e para acordar, e fazer exercícios antes de dormir não vai ajudar em nada para que você tenha um bom sono.

Outro fator que atrapalha, e muito, o sono são as tecnologias. Deitar e ficar horas no celular navegando pelas Redes Sociais ou assistindo séries, prejudica bastante o ‘adormecer’.

Para dormir em paz é necessário desligar todos os aparelhos eletrônicos e atentar a si mesmo, sem pensar em problemas ou em ocasiões que ainda irão acontecer.

Além disso, alguns remédios que geralmente possuem cafeína, podem interferir no sono de uma pessoa.

E não são só medicamentos, bebidas à base de cafeína também podem desencadear um distúrbio mais sério do sono.

É importante evitar ao máximo as refeições e lanches ‘tarde da noite’, em horários já próximos ao de dormir. Esta prática pode causar refluxo, azia e prejudicar o sono.

Medicamentos naturais

Muitas pessoas procuram um médico e, ao saírem de suas consultas, compram inúmeros remédios e ‘se entopem’ de doses, achando que essa manobra vai ajuda-las a dormir. Errado.

Alguns medicamentos podem levar à dependência. Por isso é indicado que, antes, você chegue ao extremo; procure fazer alguns testes com ervas naturais.

Acredite! Chás com calmantes naturais são os mais indicados para este tipo de distúrbio. Separamos algumas receitas para você que tem insônia e não pretende se tornar dependente de medicamentos de tarja preta!

Chá de Camomila

Utilize 1 colher de camomila, 1 colher de cravo-da-índia e 1 litro de água.

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 15 minutos, coe e tome ainda morno 1 xícara todas as noites antes de dormir.

A camomila é uma planta medicinal que traz vários benefícios, dentre eles, funciona como ótimo calmante.

Chá de Maracujá

Com apenas 500 ml de água, 2 polpas de maracujá e 1 pedaço pequeno de gengibre, sua receita está pronta.

Ferva todos os ingredientes, tampe e deixe esfriar por 5 minutos, beba ainda morno.

O maracujá é uma fruta que, além de acalmar, ajuda na digestão. Segundo especialistas, o chá de maracujá tem sido um grande aliado na diminuição da ansiedade.

Chá de Lavanda

70 gramas de flores de Alfazema, 1 litro de água fervente.

Ferva toda a água, e assim que a fervura iniciar, adicione as flores de Alfazema, tampe e deixe ferver por mais 5 minutos. Depois, é só coar e beber ainda morno.

A lavanda é indicada na diminuição da ansiedade e do estresse.

Chá de Valeriana

Coloque 1 litro de água para ferver, e adicione 1 colher de sopa de valeriana. Deixe repousando por 5 minutos, coe e tome em seguida.

Esta planta medicinal possui substâncias de efeito calmante, combatendo a ansiedade.

Chá de Erva-Cidreira

1 litro de água e 1 colher de sopa de erva-cideira. Assim que água ferver, acrescente a erva, deixando repousar por 5 minutos. Coe e tome.

Chá de Mulungu

1 xícara de chá cheia de água, 2 a 3 colheres de sobremesa da erva mulungu. Ferva a água e misture a erva. Espere 5 minutos, coe e beba. Você pode tomar o chá até duas vezes por dia.

A ‘Erythrina Mulungu’ possui propriedades sedativas e calmantes. Ela é muito usada em tratamentos psicológicos, fortalecendo o sistema nervoso.

Para ter um sono ainda melhor, eduque seus hábitos, acredite no efeito dos chás, tente deitar e relaxar um pouco antes de dormir, fique em um lugar silencioso, e evite bebidas ou alimentos que possuam substâncias estimulantes. Agora é com você!

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!