Saúde: Separamos 10 alimentos que previnem contra a gripe

Conheça os 10 alimentos que vão evitar que você tenha gripe.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A gripe e o resfriado são doenças muito comuns na vida das pessoas. Geralmente ocorrem quando se está com a imunidade baixa. Por isso, a alimentação é fundamental para evitar essa doença.

De forma geral, a gripe pode ser vista como uma doença infecciosa viral, transmitida por tosse e espirros. Ela é transmitida por um vírus, que é diferente do vírus do resfriado. Na gripe, sintomas tendem a ser mais graves e a duram por mais tempo.

Com a gripe, é comum que a temperatura do corpo se eleve, trazendo dor de cabeça e dores gerais pelo corpo, aumenta a sensação de cansaço e provoca dor de garganta. Além de perda de apetite, náuseas e tosse.

Em alguns casos, a gripe pode ser tão forte, que será necessário tirar um tempo para descansar, fazendo com que você evite realizar atividades durante o dia. Por isso, é muito importante evitar essa doença.

Pensando nisso, separamos alguns alimentos que podem te auxiliar a evitar a gripe e o resfriado, fazendo com que o seu organismo fique cada vez mais preparado para lidar com os vírus causadores dessas males.

Brócolis

O Brócolis, também referido como brócolos, cujo nome botânico é Brassica oleracea, é um vegetal crucífero pertencente à família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de 3.000 mil espécies, entre elas a couve-flor, a couve-comum, o repolho, o rabanete, a mostarda e o agrião.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Ele é um alimento altamente rico em vitaminas e minerais. As vitaminas desse alimento são:  A, C e E, bem como muitos outros antioxidantes e fibras. Por isso, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis que existem. Assim, ele poderá auxiliar para evitar a gripe.

Gengibre

Esse alimento serve tanto para evitar a gripe, como também pode ser utilizado para combater os sintomas da gripe e do resfriado. Por isso, ele é tão importante.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

De maneira geral, o gengibre pode auxiliar na diminuição da inflamação, reduzindo a dor de garganta e outras doenças inflamatórias. Ele também pode ajudar na diminuição das náuseas. Além disso, ele serve para combater a dor crônica e possui propriedades que reduzem o colesterol.

Portanto, seja para prevenir ou para combater a gripe, o gengibre se torna o alimento ideal. O chá de gengibre pode fazer milagres.

Espinafre

O espinafre é rico em vitamina C e diversos antioxidantes, além de possuir o betacaroteno, o que pode aumentar a capacidade de combater as infecções e fortificar  o sistema imunológico. Sendo um alimento muito parecido com o brócolis, o espinafre é mais saudável quando cozido, servindo como fonte de nutrientes.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Portanto, para prevenir a gripe e fortificar o organismo, não esqueça de consumir brócolis com frequência.

Sementes de girassol

De maneira geral, as sementes de girassol estão cheias de nutrientes, incluindo fósforo, magnésio e vitamina B-6. Essas sementes também são fontes de vitamina E, que é um poderoso antioxidante. Por isso, elas são importantes na regulação e manutenção da função do sistema imunológico.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Assim, se você que se manter saudável e evitar a gripe e o resfriado, basta consumir mais sementes de girassol, das mais diversas maneiras possíveis.

Alho

O alho é um poderoso antioxidante com propriedades antimicrobianas, antivirais e antibióticas. Ele serve para acabar de vez com a gripe. Por ser um alimento comum e simples, as pessoas acabam não acreditando muito no seu potencial.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Para evitar ou acabar com a gripe, basta mastigar um dente de alho inteiro. Isso irá realizar uma reação química que liberará o alicína, que tem as propriedades de antibióticos.

Portanto, não se esqueça de consumir alho constantemente, seja na hora de preparar os alimentos ou até mesmo de maneira isolada.

Kiwi

Os kiwis possuem diversos nutriente essenciais para que se tenha uma boa saúde. Entre eles, pode se destacar o folato,  opotássio, a vitamina K e vitamina C. De maneira geral, a vitamina C aumenta os glóbulos brancos para combater as infecções, enquanto os outros nutrientes do kiwi servem para manter o corpo em bom funcionamento.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Portanto, inclua o kiwi na sua alimentação se você deseja ter uma qualidade de vida melhor, evitando as gripes e resfriados.

Mamão Papaia

O mamão papaia é uma fruta que contem muitas vitaminas, entre ela, a que merece destaque é a vitamina C. Um único mamão poderá ser o suficiente para que você consuma a quantidade diária necessária de vitamina C.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Além disso, o mamão papaia também possui uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios. Assim, para lidar com a gripe ou evitar que ele ocorra, coma diariamente um mamão.

Pimentões vermelhos

Os pimentões vermelhos possuem duas vezes mais vitamina C do que as frutas cítricas. Além disso, eles também são fonte de betacaroteno. Assim, eles contribuem para aumentar seu sistema imunológico, enquanto a vitamina C pode ajudar a manter a pele saudável e o Betacaroteno ajuda a manter seus olhos e pele saudáveis.

Saúde: 10 Alimentos que Previnem Contra a Gripe (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Portanto, para ter uma pele mais saudável, contribuir para uma saúde melhor e evitar a gripe, não se esqueça de comer o pimentão vermelho.

Frutas Cítricas

As frutas cítricas auxiliam para combater os sintomas da gripe e, principalmente, evitar com que a gripe se manifeste. Por isso, é muito interessante ter uma dieta balanceado, que possui frutas cítricas.

Elas são compostas por vitamina C, auxiliando na melhora do sistema imunológico, tanto na hora de combater os sintomas como para fortalecer o organismo. Por isso, não se esqueça de comer Laranjas, Tangerina, Limões e Cidra.

Probióticos

Esses são os alimentos ou suplementos que contém  bactérias boas para a saúde. Os mais comuns são as Lactobacillus, que podem reduzir o risco de infecções respiratórias e gastrointestinais.

Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Portanto, se você deseja combater a gripe ou evitar que ela ocorra, não se esqueça de consumir diariamente esses alimentos. Assim será possível ter uma vida mais saudável, além de evitar a doenças.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!