Filmes sobre Marketing que você precisa assistir

Você trabalha com Marketing e gosta de assistir filmes? Se programe para assistir esses 10 filmes de Marketing que lhe ajudarão a aprender e inspirar enquanto se diverte.

Filmes sobre Marketing que você precisa assistir (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Marketing: Quem trabalha com Marketing sabe que organizar estratégias e campanhas de divulgação. Independentemente com o tipo de Marketing se trabalhe, pode ser difícil e demanda muita criatividade.

Dessa forma, toda fonte de inspiração é bem-vinda, e nessa área temos um terreno bastante fértil: filmes.

Além de ser uma atividade prazerosa, escolher o filme certo pode ajudar a entender melhor cenários de mercado, ajuda a desenvolver novas ideias que podem ser agregadas a campanhas publicitárias. Enfim, pode ajudar a entender e melhorar a performance de quem trabalha nessa área.

Pensando nisso, nesse artigo trouxemos a sugestão de filmes de Marketing.

Amor por contrato

Filme leve e engraçado que conta a história de uma família que parece perfeita.

Formada por pai (David Duchovny). Mãe (Demi Moore) e seus filhos Mick (Bem Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard), que são muito populares e passam muita confiança, o que provoca a inveja dos vizinhos, que buscarão maneiras de se parecerem o máximo com eles.

Esse é o centro da trama de Amor por Contrato, e o mais importante. Não se trata de uma família de verdade, mas funcionários de uma empresa que criou uma estratégia de marketing diferente.

O objetivo dessa empresa é utilizar a família para consumir seus produtos. Voltados para o mercado de luxo, e incentivar o consumo de seus vizinhos, e, dessa forma, dar vida e maior visibilidade aos seus produtos.

Obrigado por fumar

É um filme que trata sobre a indústria do cigarro, e está entre um dos melhores filmes de Marketing.

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é um lobista e principal representante de grandes empresas de cigarro e seu negócio é defender o direito dos fumantes estadunidenses.

Vigilantes de saúdes e o senador Ortolan K. Finistirre (William H. Macy) decidem ser importante que nas embalagens dos produtos existam rótulos de veneno, o que faz com que Nick utilize a mídia para passar informações que minimizem os riscos do uso do cigarro.

Obrigado por Fumar” também conta com a ajuda de um agente de Hollywood muito poderoso para construir uma imagem positiva dos cigarros utilizando filmes, expondo com frequência protagonistas em situações em que estão fumando.

As principais chefias da indústria do cigarro voltam sua atenção para Nick. Bem com a jornalista Heather Holloway, interpretada por Katie Holmes, que decide investiga-lo.

É um filme bastante oportuno para quem deseja entender melhor o uso de diferentes estratégias para promover produtos, bem como a importância da mídia na formação de hábitos de consumo da população.

Lemonade

Esse daqui não é bem um filme, mas um documentário que pode inspirar muitos que trabalham com criatividade, por mostrar a experiência de publicitários que perderam seus empregos.

Lemonade conta como os 16 publicitários que foram levados ao fracasso com a crise de 2008 utilizaram suas experiências e conhecimentos para estruturar novos negócios.

Então, essa é uma verdadeira aula de empreendedorismo em uma obra de não-ficção.

Se eu fosse você

Filme brasileiro cujo um dos protagonistas, Cláudio, interpretado por Tony Ramos. Trabalha em uma agência de publicidade, da qual também é dono.

Ele é casado com Helena, professora de música que trabalha com um coral de crianças.

Formam um casal relativamente estável, mas em uma de suas brigas acontece algo incomum. Eles trocam de corpos.

Assustados, decidem manter em segredo o fato enquanto procuram uma solução para o problema. E para isso terão de conduzir suas vidas normalmente.

Nesse período a empresa de Cláudio está desenvolvendo uma campanha voltada para o público feminino, e o ponto de vista de Helena torna-se bastante proveitoso para o sucesso das estratégias usadas.

Se eu Fosse Você é um filme de Marketing que ajuda a discutir sobre o ponto de vista do consumidor. Que deve ser levado em consideração ao se realizar ações de Marketing.

Cidadão Kane

Um clássico do cinema e deve constar na lista de filmes de toda pessoa que trabalha com comunicação.

É filme antigo, de 1941, mas uma das obras-primas do cineasta norte americano Osron Welles, e classificado com muita frequência como um dos melhores filmes já feito.

Cidadão Kane conta a escalada de um dos maiores mitos da imprensa americana.

Teve como inspiração a vida do milionário William Randolph Hearst. Que era um garoto pobre, nascido em uma cidade do interior, que se tornou um grande magnata da área de jornalismo e publicidade.

No

É um filme chileno histórico/dramático de 2012. Do diretor Pablo Larraín, que foi indicado ao Oscar de 2013 para a classificação de “Melhor Filme de Língua Estrangeira”.

É ambientado no ano de 1988, no Chile, época em que o ditador Augusto Pinochet foi pressionado por organismos internacionais a realizar um plesbicito que estabeleceria, ou não, sua continuidade como líder do país.

Isso foi visto como uma grande oportunidade de se colocar fim à ditadura. E pensando nisso foi contratado como coordenador da campanha contra o presidente René Saavedra, interpretado por Gael Garcia Bernal.

Ele consegue seu objetivo, e tudo isso sob acirrada fiscalização de agentes estatais e com poucos recursos para financiar seu trabalho.

É um filme de Marketing que nos faz perceber que sua atuação não se restringe ao mercado, permitindo várias possibilidades de aplicação.

O homem que mudou o jogo

Existem vário filmes que utilizam o esporte para contar histórias de superação. E esse poderia ser mais outro filme ordinário sobre a temática, mas não é!

O homem que mudou o jogo é estrelado por Brad Pitt, que vive o papel de Billy, que tem de lidar com uma equipe de jogadores de beisebol de um time em ruinas e com pouco orçamento.

Para isso aposta na captação de jogadores com baixo desempenho e um software que analisa a performance de cada um deles.

É um filme que conta sobre superação. Força de vontade, motivação e que o uso das estratégias certas pode funcionar, mesmo quando se tem pouco orçamento.

Jobs (Um dos melhores filmes de Marketing)

A vida de Steven Jobs exemplos importantes para pessoas de várias áreas. Mas especialmente para quem atua com Marketing. Foi ele quem investiu na ideia do uso do computador pessoal.

Foi lançado em 2013, e teve como protagonista e intérprete de Jobs o ator Ashton Kutcher, que embora tenha recebido algumas críticas desfavoráveis, consegui retratar aspectos da personalidade e comportamento de Steven Jobs.

Ele ajuda a entender melhor o desenvolvimento tecnológico, e a perceber que Jobs não estava totalmente envolvido com questões relativas às criações, mas na divulgação de ideias inicialmente não muito bem aceitas por seus pares, tampouco pela comunidade em geral.

Jerry Maguire: a Grande Virada

Mais um filme que aborda a temática esportiva, ele conta a história de um empresário. Protagonizado por Tom Cruise, de atletas que, ao expressar sua opinião sobre a humanização no tratamento com os atletas. E é demitido, e fica com o apoio de apenas um de seus clientes atletas. Um jogador de futebol americano temperamental que é interpretado por Cuba Gooding Jr.

Jerry Maguir: a Grande Virada traz temas como a importância de gerir marcas da maneira correta. Maneira adequada de cativar clientes, e a importância do networking.

O Senhor das Armas

Conta a história da perseguição feita por um agende da Interpol a um milionário que atua no ramo do comércio ilegal de armas e que se aproveita para vender seus produtos em zonas de guerra.

O filme O Senhor das Armas Tem a participação de Nicolas Cage (como Yuri Orlov) e Ethan Hawke (no papel do agente Jack Valentine).

O filme mostra como atuar com sucesso em um nicho de mercado específico. Apesar de não ser um bom exemplo.

Esses são apenas alguns das opções de filmes que tratam sobre Marketing. Mesmo que não de maneira direta.

Eles servem como fonte de inspiração para produzir campanhas. Ajuda a definir melhores estratégias para seus clientes, e melhorar o comportamento de pessoas que atuam na área.

Fique atento, da próxima vez que estiver assistindo filmes. Se pergunte se não existe escondido nele alguma ideia ou princípio importante que possam facilitar o trabalho e classifica-lo como um verdadeiro filme de Marketing.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!