Produto certo em loja virtual: Escolher o produto certo para vender

Produto certo em loja virtual: Escolher o produto certo para vender (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Provavelmente você já deve ter aberto um leque de questionamentos sobre decidir se deve abrir uma loja virtual. Questiona-se sobre o retorno financeiro, a equipe que vai ficar cuidando das demandas e também como funcionará o trabalho.

Vamos para a realidade?

Primeiro você precisa saber que embora estejamos em uma época que o ambiente da web é muito cobiçado, a sua concorrência é ampla.

Há e-commerce para tudo: roupas, sapatos, lojas físicas que adaptaram também para online, de gastronomia, de descontos e também de serviços gerais. Cansou? Isso porque eu nem citei todas!

Então, por mais que você decida escolher um segmento, saiba que não vai ficar rico só porque tem uma loja virtual. É preciso planejamento, dinheiro para investir e paciência, porque você vai trabalhar bastante!

Assim como uma empresa física, você vai precisar de esforço e dedicação. A diferença é que a forma de garantir seu público irá mudar um pouco.

Com redes sociais, email, WhatsApp Business, Google Adwords e Analytics você garante ferramentas necessárias para um bom trabalho pré e pós venda.

Isso mesmo, seu relacionamento com o cliente continua.

Passo a passo: o relacionamento com o cliente

Na web você primeiro cria perfis nas redes sociais para já iniciar uma relação com os atuais e futuros clientes. Depois você prepara o seu e-commerce, com um layout agradável, sistema com bom funcionamento e estoque de produtos.

O seu relacionamento é divido em três partes:

  1. Pré-venda

É quando os clientes ainda estão “namorando” seus produtos e questionando com você os valores, opções de pagamento e entrega.

  1. Venda

Ótimo, ele decidiu comprar! Após o pagamento feito ele irá receber no endereço solicitado o que comprou.

  1. Pós-venda

Vez ou outra você enviará – através do email marketing por exemplo -, conteúdos sobre promoções e novidades na loja. Então é de suma importância garantir que esses dados sejam solicitados no momento da compra.

Como escolher os produtos?

Já planejou como será o seu trabalho? Hora de decidir quais serão os produtos vendidosno e-commerce.

Vamos analisar alguns pontos legais para essa decisão?

  • O tamanho

Para isso você vai ter que pensar onde será o estoque desses itens. Lembre-se: quanto maior o produto, mais caro será o frete.

Se ainda está no início do ramo como empreendedor, busque oferecer produtos menores e aumente quando tiver verba o suficiente para isso.

  • Quanto pesa?

Assim como o tamanho, quanto mais pesado, mais caro se pagará o frete. Busque e opte por produtos mais leves.

Além do valor do frete, há também a preocupação com a embalagem que irá usar para enviar o produto para o cliente.

  • Produto com valor agregado

Em sua loja virtual é interessante ter algum produto que tenham um destaque maior. Isso pode ser a marca que está sendo representada, uma qualidade melhor do que os demais, detalhes que não há em outros.

O interessante é que tenha um valor de três digitos. A venda desse produto pode gerar mais resultado do que comprar diversos produtos até chegar no mesmo valor.

  • O preço

Quando for para decidir qual o valor dos produtos, é interessante colocar um markup mínimo de 2. Dessa forma você comprará por um valor e venderá pelo dobro, ganhando retorno sobre o investimento.

  • Concorrência

Lembra que eu falei que há e-commerce para tudo? Não importa qual segmento você escolha, terá concorrência.

Analise formas de concorrer sem que lhe falte renda, não baixe o preço de todos os produtos achando que isso irá gerar um retorno maior.

Analise formas de conquistar e fidelizar os clientes, sempre inove!

Analise a abordagem dos seus concorrentes, até compre um produto para ver como eles trabalham, estude a concorrência para saber o que eles não fazem e você pode fazer.

  • Fidelidade do cliente

As vezes o que você vende pode não criar uma dependência do cliente, mas o que você apresenta no e-commerce e o tratamento tem toda a diferença.

Trabalhe na sua loja virtual e nas redes sociais com o intuito de manter um relacionamento com o cliente, ao ponto dele sempre querer adquirir algo novo da sua empresa.

  • Tenha um produto em destaque

Esse produto normalmente será o mais adquirido pelo seu público. Como você irá descobrir qual será? Pesquisando!

Você voltará ao tópico da concorrência e analisar os sites que oferecem categorias iguais as suas. Veja quais são os produtos mais comprados, como é o processo de venda, o valor, frete, descontos, enfim… Saiba tudo sobre o produto em destaque.

Na sua loja, pegue o mesmo produto e compare no que o seu está em falta, em quais pontos você pode melhorar para transformar ele no mais vendido.

Dessa forma você poderá se destacar entre os concorrentes.

Na página principal veja uma forma dele aparecer com mais frequência, em suas redes sociais sinalize ele, as opções – caso tenha outras cores, estampas -, e mostre a facilidade da compra.

Agora o que você faz? Procurar uma boa empresa para criar uma loja virtual de qualidade, garantir bons produtos para seus clientes e visar o sucesso do seu e-commerce. Boa sorte com o seu e-commerce, use todas as dicas!

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!