SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google

Veja 21 dicas de SEO que vão te auxiliar a ranquear melhor o seu blog no google.

SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Se você possui um blog, então já conhece a importância do SEO para o google. Por isso, é fundamental aprender cada vez mais sobre essa técnica para que seja possível atingir um público cada vez maior.

Por isso, separamos as principais dicas de SEO que vão contribuir para o crescimento do seu blog e melhorar significativamente os resultados dos seus conteúdo criados.

Estratégias com palavra-chave

SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Ter uma estratégia de palavras-chave significa que você vai concentrar seus esforços em atrair visitantes qualificados para o seu site, sem perder o foco. Por isso, é fundamental elaborar boas palavras-chave para os seus conteúdos.

Criar conteúdos relevantes

SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Tão importante quanto a palavra-chave é a qualidade do conteúdo. Por isso, pesquise bastante antes de elaborar os seus conteúdos, pois somente assim ele irá se destacar na internet. Quando mais informativo ele for, melhor será para o ranqueamento da sua página na internet.

Não fique no conteúdo superficial

O seu conteúdo não pode ser superficial ou enganar o leitor. Ele preciso, pelo menos, responder às dúvidas do leitor a respeito de um tema específico (da palavra-chave). Se for um conteúdo muito superficial, você dificilmente irá conseguir ter um bom ranqueamento no Google.

O tamanho do artigo é importante

Não há como definir um tamanho ideal para o seu conteúdo, porém, ele não pode ser muito pequeno. De maneira geral, o mínimo é de 500 palavras. Mas, o ideal é que ele contenha cerca de mil palavras. Porém, mais vale um artigo pequeno que seja relevante do que um grande artigo superficial.

Nunca copie conteúdo

SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A cópia de conteúdo é algo penalizado pelo Google. Por isso, nunca copie conteúdos de terceiros. Você pode até mesmo utilizar outros artigos como fonte, mas jamais copie exatamente como está o artigo fonte, pois você poderá sofrer com isso.

Use a Canonical Tag

Se você possui algum conteúdo duplicado, será necessário utilizar a Canonical Tag, que é uma linha de código a ser inserida no HTML das páginas duplicadas, indicando qual é a página original.

A Canonical Tag tem o seguinte formato: <link rel=”canonical” href=”www.seusite.com.br” /> Em aspas deve ficar a URL original, sendo vista como a principal.

Tenha links externos de qualidade

SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Se outros blog utilizarem a sua URL como referência, isso irá dar relevância para o seu conteúdo. Por isso, utilize essa ferramenta como moeda de troca. Você pode linkar outros sites e pedir para que eles façam o mesmo com você.

Assim será possível fazer com que o seu site seja visto como confiável e interessante. Porém, faça isso apenas com sites que tenham uma boa reputação.

Utilize links internos

Não se esqueça de utilizar links internos nos seus conteúdos. Para redirecionar o leitor para algum artigo específico. Assim, você pode ter alguns links externos e outros internos, fazendo com que o seu conteúdo fique cada vez mais rico.

Faça bom uso dos textos-âncora nos links internos

O texto âncora é um link atrelado ao URL. Ou seja, o lugar de você escrever “clique aqui” no seu link, você irá colocar o título do artigo, com a palavra-chave, para que ele seja clicável, direcionando assim o leitor para o artigo em questão.

Ofereça uma experiência positiva

SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A experiência do usuário é muito importante para o google, por isso, será necessário oferecer uma experiência positiva para ele. Quanto mais tempo o usuário fica no seu site, melhor será para você. Se o usuário sair rápido, isso é visto como uma experiência negativa.

Melhor o tempo de carregamento do blog

O tempo de carregamento do blog está relacionado com a experiência positiva. Por isso, invista para que o site ou blog tenha um bom carregamento, assim, você irá contribuir para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação.

Isso irá aumentar significativamente a sua relevância para o google. Portanto, quanto mais rápido o carregamento, melhor será.

A palavra-chave deve estar no título do artigo

Sempre que você investir em uma palavra-chave, ela deve conter no título do seu artigo. Assim ele será melhor ranqueado pelo google, principalmente se o usuário estiver procurando por uma palavra em específico.

A palavra-chave deve estar no primeiro parágrafo

SEO para Iniciantes: 21 Dicas para você Rankear Melhor no Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Além do título, a sua palavra-chave deve conter também no primeiro parágrafo do artigo, para demonstrar que você realmente está falando sobre o assunto que o usuário está procurando. Isso é fundamental para o google. Assim você otimiza o SEO.

Tenha um subtítulo com a palavra-chave

Nas regras de SEO, a palavra-chave deve conter em todo o texto, mas, é fundamental que pelo menos um subtítulo contenha a palavra-chave. Isso irá demonstrar para o algoritmo que você está explicando melhor sobre o assunto.

Utilize a palavra-chave na URL

A URL ou endereço do texto também deve conter a palavra-chave, pois assim será mais fácil para o algoritmo do google encontra-la. Esse é um pequeno detalhe que faz toda a diferença quando pensamos em SEO.

A URL precisa ser curta

O google prioriza as URLs que são pequenas e objetivas. Por isso, a sua URL deve ser mais curta, porém, deve dizer exatamente o que você precisa. Portanto, utilize a palavra chave e deixe claro sobre o que se trata o assunto.

Utilize variações a palavra-chave

O algoritmo do google está tão complexo que hoje em dia ele já percebe as variações da palavra-chave. Por isso, utilize esse informação a seu favor para ter um bom SEO. Por exemplo, se a palavra-chave for notícias esportivas, você pode utilizar também “notícias do esporte”

Foque na meta description

Para o SEO, o meta description é importante, pois é o que aparece na página de resultados de busca, logo abaixo do título e da URL da página. Por isso, utilize a palavra-chave nessa parte também e seja o mais claro possível na hora de explicar do que se trata o seu texto.

Utilize a palavra-chave nas imagens

Esse é um detalhe que muitos esquecem. Mas as imagens que aparecem nos textos também precisam conter a palavra-chave do mesmo. Isso irá melhorar muito o seu posicionamento. Por isso essa é uma ótima dica de SEO que não pode ser deixada de lado.

Cuidado com o excesso do uso da palavra-chave

O uso da palavra-chave é importante, mas o seu excesso pode ser algo negativo. Por isso, evite utilizar demasiadamente a palavra-chave do seu texto. Tenha bom senso quanto a isso. Lembrando que quanto menor o texto, menos se deve utilizar das palavras-chave. É justamente para isso que serve a variação.

Nunca modifique o seu URL

Quando você altera a URL de um post antigo você pede todo o histórico de tráfego que ele possui e, com isso, o Google o vê como um artigo novo. Por isso, NUNCA modifique a URL de um artigo já publicado. Isso irá te prejudicar muito.

Com essas dicas de SEO você conseguirá melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, fazendo com que se tenha cada vez mais sucesso com os seus conteúdos publicados.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!