Sucos para combater a anemia

Os sucos são grandes aliados no tratamento da anemia

Sucos para combater a anemia. (As imagens exibidas no Portal da flashbrazil.com são fornecidas e pertencem a terceiros)

Faça frio ou calor, sucos de diferentes sabores são sempre bem-vindos. Além de hidratar, a bebida faz muito bem à saúde, pois possui nutrientes que muitas vezes não encontramos nem em nossas próprias refeições.

Os sucos ‘detox’ se tornaram novidade, principalmente, para esportistas que desejam se alimentar antes de fazerem alguma atividade física.

Não importa se é de abacaxi, morango, laranja, se leva couve ou gengibre; o que importa é que os sucos são bebidas que foram transformadas em “alimentos”, por possuírem muitos nutrientes.

Além disso, eles são essenciais no tratamento de doenças, dentre elas, as que levam à desidratação.

Mas você sabia que os sucos também são grandes aliados no tratamento da Anemia?

O que é a anemia?

Trata-se de uma doença em que não há presença de determinados nutrientes, tendo como características a diminuição na quantidade de glóbulos vermelhos, como por exemplo o ferro.

Também se caracteriza pela ausência de ácido fólico e de vitamina B12, essenciais na contribuição para a manutenção do metabolismo do sistema nervoso, assim como as células vermelhas do sangue.

O tratamento depende do grau e do tipo de anemia do paciente, mas o mais recomendado é a absorção de nutrientes como vitamina B12, ácido fólico e ferro.

De acordo com especialistas, é muito importante manter uma ingestão adequada das vitaminas e minerais que combatem a anemia.

O que causa a anemia?

Carência de vitaminas: os glóbulos vermelhos do sangue precisam de nutrientes para serem produzidos corretamente.

Sangramento: hemorragias podem causar anemia. A perda de sangue é sinônimo de falta de oxigenação e perda de nutrientes no organismo.

Doenças autoimunes: A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma doença, e surge quando o organismo produz anticorpos que atacam os próprios glóbulos vermelhos.

Doenças crônicas: tuberculose, febre reumática e artrite reumatoide podem causar reações inflamatórias no corpo, resultando em uma anemia.

Outros fatores como: defeitos na medula óssea; doenças genéticas (Talassemia e anemia falciforme); uso de certos medicamentos; infecções virais ou bacterianas, ganho de peso, etc.

Sintomas

Os sintomas podem variar, mas a maioria dos pacientes sente sonolência, falta de ar, cansaço, fraqueza, palidez, pés e mãos frias.

O diagnóstico da doença é feito através de um exame laboratorial que analisa a quantidade de glóbulos vermelhos existentes no sangue.

O tratamento é feito por meio de medicamentos e reposição de nutrientes através das refeições.

Porém, quando estamos nos sentindo mal, é quase impossível nos alimentarmos direito.

A refeição não ‘cai’ bem no estômago, nos sentimos ‘pesados’ mas mesmo assim temos a obrigação de comer, para que os nutrientes sejam repostos em nosso organismo.

Sucos possuem nutrientes

A novidade é que os sucos podem fazer parte dessa dieta, ajudando (e muito) no tratamento da anemia.

Sucos com frutas cítricas e vegetais de cor verde bem escuro, podem ser ótimas opções para o tratamento da anemia ferropriva (falta de ferro), por exemplo.

Este tipo de suco é rico em vitamina C e ferro.

Vale lembrar que junto ao suco, você deve fazer refeições à base de alimentos com ferro, como ovo, carne e fígado.

7 sucos medicinais que auxiliam no tratamento da anemia

Atenção: estas receitas devem ser ingeridas logo após o seu preparo.

Suco 1: Ingredientes:

7 folhas de espinafre, 3 cenouras inteiras e sem casca, 1/2 abacaxi e 1 copo de água.

Lave muito bem as folhas de espinafre, descasque o abacaxi e as cenouras.  Bata os ingredientes no liquidificador e coe se precisar.

Suco 2: Ingredientes:

suco de 6 laranjas, 1 beterraba descascada e 1 cenoura sem casca.

Lave bem a cenoura e a beterraba. Junte ao suco de laranja e bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe se preferir.

Suco 3: Ingredientes:

10 acerolas, 1 folha de couve e 1/2 copo de água. Lave muito bem as acerolas e a folha de couve. Bata os ingredientes no liquidificador, coe se precisar.

Suco 4: Ingredientes:

1 copo de suco de laranja, 1 xícara de agrião e 6 morangos.

Lave o agrião e os morangos. Junte-os ao suco de laranja e bata todos os ingredientes no liquidificador, coando se precisar.

Suco 5: Ingredientes:

2 limões, 2 folhas de couve e 1 ramo de brócolis.

Modo de preparo: esprema os limões até produzir suco, lave muito bem a couve e o brócolis, junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar uma mistura homogênea. Coe se precisar.

Suco 6: Ingredientes:

6 damascos, suco de 1 laranja, 1 talo de capim limão.

Modo de preparo: Lave bem o talo de capim limão e os damascos. Junte-os ao suco de laranja. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe se precisar.

Suco 7: Ingredientes:

1 maracujá grande, 1 copo de água e 2 colheres de salsinha.

Lave muito bem a salsinha. Misture-a com a água e com o maracujá. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe se precisar.

Gostou? Ah! E que tal guardar uma receita dessas para cada dia da semana? Assim você sempre poderá tomar uma opção de suco diferente, e sem enjoar.

De acordo com nutricionistas, tomando sucos como estes, todos os dias, sintomas como fraqueza, cansaço e tontura tendem a sumir.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!