Tudo sobre Design Gráfico: O que é, e sua importância

Tudo sobre Design Gráfico: O que é, e sua importância (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Design Gráfico: Design é uma palavra inglesa. Porém, é utilizada em diversos países. Acabou virando uma expressão. Que muitas vezes é confundida com o ato de desenhar ou de criar uma peça gráfica. Sem contar que muita gente não sabe diferenciar o profissional da profissão. Veja só:

Design: É a profissão. Atividade. Ato de projetar. É o “design gráfico”.

Designer: É o profissional. É o “designer gráfico”.

Como o design gráfico pode nos ajudar no marketing digital?

O ato de criar atrações visuais com o intuito de informar, pode ser um breve resumo da importância do design gráfico para o marketing digital. Vamos pensar: do que adianta termos um conteúdo de alto nível em nosso blog, se a atração visual dele é péssima?

Vivemos em um mundo em que as pessoas recebem muita informação a todo segundo. E o cérebro é capaz de filtrar essas informações e reter a atenção somente para aquelas que mais chamarem atenção. Mas, como chamar atenção? Sim! Com o design gráfico!

Elementos visuais serão indispensáveis para uma leitura fácil. Além de, muitas vezes, ser ferramenta indispensável para atrair a confiança dos leitores.

Vale a pena contratar um designer gráfico para meu projeto?

Essa é uma pergunta fácil de responder. E vou tentar respondê-la com uma pergunta. Quando você quer demonstrar profissionalismo e formalidade em uma entrevista de emprego, por exemplo, você irá bem vestido, não?

Pois é. O design gráfico é considerado a roupagem do seu conteúdo. É o que vai causar a primeira impressão visual nos seus futuros leads.

E, caso você não tenha um profissional capaz de pensar os seus projetos de design gráfico, lamento, mas você ficará para trás nesse quesito.

Eu posso ser um designer gráfico?

Você pode, desde que você estude. Não basta apenas aprender as ferramentas e softwares. Você precisa entender muito mais que isso. Vou listar algumas coisas importantes para ajudar você.

  • Aprenda sobre cores. Cada uma delas, tem um conceito e representa alguma coisa.
  • Leia sobre pesos e hierarquia de informações. Servirá para não cansar e guiar seu leitor.
  • Papel e caneta são fundamentais. Projete no papel antes de levar para o software.
  • E falando em software, vamos a eles?

Quais os melhores softwares para o design gráfico?

Depende. Tem muitos. Vou listar 2, que serão fundamentais para um processo básico de criação de um layout.

Adobe Pothoshop

Software para criação de imagens. Minha sugestão é utilizá-lo para determinadas funções mais complexas, não para criar o arquivo final. O Photoshop é recomendado para utilização em imagens. Ou seja, ele vai te ajudar – e muito – a editar uma foto, fazer recortes, aplicar luzes e sombras ou criar efeitos mais complexos.

Além do mais, ele servirá e muito como um complemento para o software que vou apresentar a seguir.

Adobe Illustrator

Esse aqui, servirá para criação da base da sua arte. Sugiro que todo arquivo você comece no Illustrator. Considero que ele é um software semelhante a uma folha de ofício A4. Você abre o arquivo e tem liberdade para riscar, montar, desmontar, arrastar e fazer o que quiser.

Por isso ele é essencial para começar e finalizar seu projeto de design gráfico. Sugestão: Use o Photoshop para complementar seu projeto no Illustrator. Quando precisar criar efeitos de luz, sombra, edições de imagem, o Photoshop será muito útil.

O que posso criar com design gráfico?

Design gráfico é uma arte. Literalmente. Ou ele é bem feito, ou é mal feito. Você precisará muito dele para seus projetos de marketing digital. Além de criar materiais profissionais, seus leitores serão muito mais engajados em materiais que sejam bonitos, de fácil leitura e entendimento.

Alguns exemplos de materiais que você poderá criar com design gráfico para seu projeto de marketing digital:

  • eBooks
  • Páginas de vendas
  • Capas de Facebook/Twitter
  • Thumbnail de vídeos
  • Anúncios
  • Apresentações

Escala de cores: Qual a diferença entre CMYK e RGB?

Dentro da linguagem do design gráfico, muitos termos técnicos são usados diariamente. Vou falar de dois termos muito importantes para a área.

CMYK e RGB são, basicamente, tipos de escala de cores. Vou explicar pra você para que serve cada um.

Escala de cor CMYK

A escala de cor CMYK é usada para impressão. As cores para impressão são divididas em 4 camadas:

Ciano (Azul)

Magenta (Vermelho)

Yellow (Amarelo)

Key color (Preto)

Entendeu da onde vem a sigla CMYK?

Estas cores são responsáveis por, quando misturadas, chegar em todas as cores do seu projeto de design gráfico impresso.

Escala de cor RGB

Falando de marketing digital, essa é a principal escala de cores utilizada. RGB é o sistema de cores digital, que é utilizado em monitores, TVs e smartphones. E todos os tipos de telas.

Red (Vermelho)

Green (Verde)

Blue (Azul)

Entendeu a sigla RGB?

São estas as cores que são utilizadas para, misturadas, chegarem em todas as cores digitais que conseguimos enxergar nas telas.

O design gráfico pode ser seu aliado na hora de fazer bonito, literalmente, em seus projetos de marketing digital. Contrate um profissional especializado, ou especialize-se para profissionalizar seu conteúdo.

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica. E você, de maneira nenhuma, quer que a primeira impressão do seu projeto de marketing digital seja ruim, não é mesmo? Faça bom uso do design gráfico.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!