Tudo sobre: O que a Maritaca come…

Tudo sobre: O que a Maritaca come…(As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertencem a terceiros)

Origem e história.

Seu nome cientifico é Aratinga leucophthalmus, popularmente conhecida como Maratica por imitir um som desagradável, originaria das regiões onde o cerrado é predominante. Quando adulta chega a medir 27cm, na natureza vivem em bandos.

Seu período de acasalamento acontece de agosto a janeiro, normalmente só tem um parceiro durante toda sua vida, a fêmea pode colocar de um a quatro ovos, o ninho e feito com as penas da fêmea, eles também aproveitam o oco de árvores para criar seus ninhos.

Normalmente cuidam dos seus filhotes até completarem dois meses de vida e saírem do ninho. dividem os cuidados com o os filhotes, enquanto um sai para buscar comida o outro fica cuidando do ninho.

sua alimentação e constituída por frutas e cascas de arvores usam seu bico como um auxiliador para segurar a comida e levá-la ate o ninho, gostam de voar quando o dia estar amanhecendo e fazem muito barulho. Tem um tempo de vida estimado em vinte a trinta anos.

Maritaca não é Papagaio.

Algumas pessoas confundem papagaio com maritaca por serem bem parecidos e fazem parte da mesma família. Porém não precisa ser nenhum especialista para ver que eles possuem diferenças bem notáveis.

Então vamos as diferenças, a primeira delas é a altura os papagaios são maiores que as maritacas, tem unhas mais longas e curvadas, as maritacas não conseguem repetir os sons que escutam como os papagaios.

Pode ser criada em cativeiro?

Caso você deseje ter um desse como animal de estimação, deve-se levar em consideração alguns fatores importantes que ira preserva a vida do bichinho e o bem-estar do dono.

Quando falamos em animais silvestres surgi logo a preocupação em saber se pode ou não ter um em casa, porque o comercio ilegal de animais silvestre só vem aumentando e isso pode dar um baita problema.

Mas fique tranquilo que as Maritacas podem ser criadas em cativeiro, mas você tem que seguir algumas regras. Só deve comprar um animal desses se for de um criatório legalizado pelo IBAMA.

Tenha sempre o máximo de cuidado com isso, e antes de adquirir a ave de uma pesquisada sobre o local e procure saber diretamente com o IBAMA se lá é um local autorizado.

Caso esse local não seja e você adquiriu a ave mesmo assim, poderá tá contribuindo para o tráfico de animais silvestres e isso é crime. Podendo levá-lo a prisão.

Quando um local e legalizado as aves terão sua própria identificação, que é uma pequena pulseira no pé com um número de série que quando for consultada pelo IBAMA irá mostrar tudo sobre ele e principalmente de onde ela veio.

Tenho um e agora?

Então você adquiriu um é não imagina como e que cuida dele, não se preocupe estou aqui para ajudá-lo.

Agora você terá que organizar um local para ele fica, mas não é recomendado deixá-lo em gaiola porque normalmente eles estão acostumados com muito espaço, e colocá-lo em um lugar pequeno pode fazer com que fique estressado e doente.

Tente colocá-lo em um lugar que tenha alguma árvore e que tenha espaço, pode ser no seu quintal por exemplo, mas se ele não tiver nenhuma árvore não se preocupe e só deixá-lo livre e com uma sombra pra ele se abrigar.

Pode comprar uma tela daquelas que vendem em lojas de material de construção e criar um viveiro que é um tipo de gaiola só que com muito espaço, e você poderá fazer em uma parte do quintal.

Além disso você pode tentar imitar um pouco do habitat natural dele, pode colocar um poleiro, algumas plantas e um local pra ele se refrescar e se alimentar.

Então agora só falta sua alimentação, ela e constituída por frutas então você pode comprar banana, mamão. Também já existem rações próprias pra ele, mas não deixe de colocar frutas porquê e necessário para seu desenvolvimento saudável.

Quando são bem cuidados podem viver até cinquenta anos em cativeiro, já na natureza vivem até vinte ou trinta anos por causa de vários fatores como o local escolhido para o ninho, as mudanças de temperatura e predadores.

Além do mais você pode fazer a sua reprodução em cativeiro e só criar um lugar para que seja o ninho, caso não queira criar e só comprar pronto. Sem esquecer de registrar os filhotes quando nascerem.

O que os filhotes podem comer?

Ter cuidado com a alimentação dos filhotes e importante, mas se você não sabe o que eles comem irei ajudá-lo a cuidar dos novos membros da família.

Depois que nascem eles ficam secar de vinte quatro horas sem comer, e como se estivessem se acostumando com o ambiente. Depois desse período você terá que alimentá-los.

Normalmente eles ainda não poderão comer frutas ou ração; nesse período eles só comeram coisas que sejam fáceis de engolir, como papinhas por exemplo.

Então faça uma papinha de banana ou mamão, pode ser ate aquelas papinhas de mucilon que as crianças comem. Pode colocar um ovo cozido também, faça uma dieta variada para os filhotes.

Quando eles estiverem ficando maior, vá colocando frutas e ração aos poucos, eles são curiosos e vão começar a procura outra coisa pra comer.

Portanto cuide muito bem de seus animais de estimação e de todo o seu amor a eles, que com certeza será retribuído.

Vídeos: O que a Maritaca come


Vídeos: Como cuidar corretamente de uma Maritaca


você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!