Tudo sobre Marketing: O guia completo

Atualmente investir em Marketing tem se tornado cada vez mais uma necessidade e saber tudo sobre Marketing é fundamental para quem deseja identificar áreas que podem ser exploradas e impactar no aumento de receitas.

Tudo sobre Marketing: O guia completo (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Saiba tudo sobre Marketing e melhore a performance do seu negócio

Em tempos de crise é necessário lançar mãos de opções que permitam uma melhor performance de empresas, visando anular ou minimizar seus prejuízos.

Dessa forma, investir em artifícios que ajudem na melhoria de performances pode ser um diferencial para a continuidade do seu negócio.

O Marketing é um exemplo que pode ser útil para tornar marcas. Produtos ou serviços mais conhecidos pela população, aumentar as vendas e, paralelo a isso, melhorar o faturamento das empresas.

Continue lendo o nosso poste e saiba tudo sobre Marketing.

O que é Marketing

Marketing pode ser entendido como um ramo do conhecimento que concentra seus estudos na exploração, criação e entrega de valor para satisfazer os desejos e necessidades de um mercado específico, com lucro.

É um termo inglês derivado de market (mercado), e pode ser entendido como “mercadologia”.

Alguns autores conceituam Marketing com o conjunto de instituições e processos usados para a criação, comunicação, troca e entrega de oferta que representem algum tipo de valor à sociedade em geral, para clientes, consumidores e parceiros.

Ele é o conjunto de estratégias, práticas e técnicas que objetivam agregar valor à marcas ou produtos, com o intuito valorizá-los e aumentar a importância como o público alvo os percebem.

Ele não é apenas usado para vender algo, mas sua importância e participação vai muito além disso, envolvendo áreas como a de produção, logística e comercialização do produto ou serviço.

Os quatro P’s do Marketing

O “Marketing Mix”, os “4 P’s do Marketing”, ou ainda  o “Composto de Marketing”. São as variáveis que ditarão e influenciar na forma como as técnicas serão organizadas.

Elas devem agir em conformidade com as demandas do mercado. E como ele reagem a cada uma das investidas. São eles o preço, a praça, o produto e a promoção.

O preço

Aborda desde o preço praticado, que o consumidor deve pagar ao adquirir o produto. Até os meios usados para pagamento e outras estratégias a eles relacionadas.

Ele é o único elemento gerador de receita ao se realizar o Marketing.

A praça

Está relacionada ao local em que o item será comercializado. Ou seja, onde o produto é ofertado e está diretamente relacionado à segmentação do público.

Tratando-se de negócios online, pode haver certa dificuldade na sua delimitação.

Produto

O produto ou serviço é aquilo que será comercializado. O Marketing ajuda a moldá-lo através da definição de suas características.

Alguns dos seus aspectos importantes são: embalagem, conteúdo, cor, forma e tamanho.

Promoção

São as estratégias usadas para a divulgação do serviço. Para torná-lo conhecido pelos clientes e sociedade, através da publicidade.

Quer saber tudo sobre Marketing? Então entenda que ele não é sinônimo de Publicidade

Não é raro haver confusão entre esses dois termos. Muitos acham que são sinônimos, mas veremos que se trata de uma ideia que não é verdadeira.

O Marketing é muito mais abrangente do que a publicidade, ou a própria propaganda, abrangendo esses últimos.

Ele engloba todos os procedimentos de venda, a relação entre a empresa e os clientes.

“Estratégia” é um termo que está muito presente no Marketing, visto que é ele quem desenvolve ações para alcançar clientes, através do entendimento e satisfação de desejos e necessidades.

Ele é usado para planejar a metodologia que irá ser usada para que os objetivos das empresas sejam alcançados, independente de qual sejam.

Ele é responsável na definição da empresa, seus clientes e os diferenciais de seus produtos e serviços.

A publicidade é uma das ferramentas que o Marketing usa em sua metodologia.

Ela é responsável pala divulgação e por convencer o consumidor de que o produto ou serviço disponibilizado será útil e benéfico para ele.

Ela está dentro do Marketing e está diretamente relacionada ao desenvolvimento das suas táticas.

Ciclo de vendas do mercado

Conhecer o clico de vendas é importante para entender o funcionamento do mercado e adaptar os processos do negócio a essa realidade, e ponto importante para quem quer saber tudo sobre Marketing.

Periodicamente os gostos e hábitos dos consumidores mudam, e consequentemente o mercado também é transformado, e na maioria dos casos obedecem a uma sequência cíclica, composta de quatro fases: lançamento, crescimento, maturidade e declínio.

Lançamento (1ª fase)

Nessa fase são desenvolvidas novas competências e se desenvolvem novas tecnologias. Dentre outros aspectos que modificam os hábitos e costumes do mercado.

É uma fase de baixos rendimentos e altos investimentos.

Crescimento (2ª fase)

O aparecimento de novas tecnologias quando acompanhado de boas estratégias de Marketing gera aumento da demanda, e com isso o crescimento do mercado desse novo tipo de recurso.

Maturidade (3ª fase)

É um período de uniformidade em relação à tecnologia ou à nova competência. Há uma estabilidade na concorrência e existe uma demanda estável.

A tecnologia aqui não é tão atrativa para o consumidor.

Declínio (4ª fase)

Nessa fase a demanda já não é a mesma das outras duas, e começa a cair. O mercado já não está tão interessado na aquisição do produto ou serviço e muitas empresas buscam novas tendências, reiniciando-se o ciclo.

Tipos de Marketing

Tendo em vista as diversidades do comportamento humano e das relações sociais e tendo como base a influência que elas possuem para a área do Marketing torna-se a necessidade do surgimento de vários tipos diferentes de Marketing.

Atualmente estima-se que existam mais de 81 formas diferentes de se fazer Marketing. Cada uma delas com especificidades diferentes, e que se preocupam em lidar com situações distintas.

Dentre as mais usadas atualmente temos o Marketing Digital, Outbound Marketing e Inbound Marketing.

Marketing Digital

É o grupo de estratégias que objetivam promover uma marca no ambiente virtual.

O Marketing Digital se utiliza de várias ferramentas e até outras modalidades de Marketing para tanto. Como por exemplo o Marketing de Conteúdo, email Marketing, redes sociais, otimização de correção (CRO) e o Marketing de Busca (SEM).

Outbound Marketing

Outbound Marketing é um tipo de Marketing que busca interferir no cotidiano do cliente. Através de estratégias de publicidade que busca apresentar produtos ou serviços diretamente ao cliente, através do uso de propagandas, banners, comerciais, dentre outros.

Inbound Marketing

Ele, diferente do Outbound Marketing, concentra seus esforços na atração dos clientes. Tentando despertar o interesse dos consumidores através da produção de conteúdo relevante e a constate busca por educar o público sobre a importância dos produtos ou serviços para a vidas das pessoas.

O Marketing é importante um ramo do conhecimento importante para empresas que objetivam uma maior participação no mercado e dar maior destaque e visibilidade a seus produtos.

Tendo em vista a grande quantidade de formas diferentes para se fazer Marketing. É necessário se investir em procedimentos alinhados ao seu negócio, para tirar delas o máximo possível de proveito.

Saber tudo sobre Marketing ajuda na definição de estratégias e reconhecer pontos que podem ser usados em prol de uma melhor divulgação de seus produtos ou serviços.

Você usa o Marketing na sua empresa? Como ele tem ajudado o seu negócio a crescer?

Tudo sobre Marketing: O guia completo (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!