Jonah Berger, tudo sobre esse autor e professor PhD

Você já ouviu falar em Jonah Berger? Pois saiba que ele é uma das maiores autoridades em Marketing da atualidade. Leia o nosso artigo e conheça mais sobre esse aclamado professor PhD.

Jonah Berger, tudo sobre esse autor e professor PhD (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Marketing é uma área muito importante às empresas, já que produtos podem ser comprados ou serviços contratados quando se sabe quem os vende ou presta.

Embora seja uma área do conhecimento relativamente nova. Sua importância cresce e é utilizada de forma estruturada por diferentes pessoas e organizações.

Mas esse cenário não seria possível sem planejamento. Prática e horas de análise e estudo sobre o comportamento de dessa área, definição de seus limites e princípios, dentre outras questões práticas e teóricas desenvolvidas por estudiosos no assunto.

O estudo dessas questões possibilita o seu desenvolvimento e fazer com que ela acompanhe o contexto da sociedade em determinados momentos históricos.

Uma dessas pessoas quem muito tem contribuído para avanços nessa área é o professor de Markeging Jonah Berger, e é sobre ele que trataremos nas próximas linhas.

Quem é o professor de Marketing Jonah Berger

Ele é um dos grandes expoentes atuais do Marketing, e vem há mais de 15 anos acumulando conhecimento na área. Seus estudos giram em torno de como o comportamento humano e social influenciam no sucesso de um produto ou ideia.

Segundo ele é a mensagem que exerce importância sobre questões que envolvem a virilização de conteúdo online, para uma maior permanência na memória da sociedade de certos fatos, eventos ou produtos, e influencia a comunicação entre os vários indivíduos (popularmente conhecido como (“boca a boca).

É a mensagem o principal protagonista na popularização de ideias e produtos.

Entre suas obras de maiores sucessos estão “Contágio” e “Poder da Influência”.

Publicou vários artigos em revistas acadêmicas conceituadas, já atuou como palestrante e consultor de empresas como a Google, Coca-cola e GE.

Você conhece seu livro “Contagiando”?

Saiba alguns conceitos trazidos em sua obra e saiba o motivo que faz seu livro “Contagiando” ser um sucesso no Marketing.

Aprenda o que é a Moeda Social

Para esse professor de Marketing a maneira como outras pessoas nos veem é influenciada por aquilo que falamos.

A moeda social é usada para gerar impressão positiva, através do compartilhamento de informações que julguem relevantes. Ou seja, ao fornecer dados aos demais integrantes do seu círculo social, recebe em troca bom reconhecimento e trabalha positivamente sua imagem, já que passa a ser percebida como informada e inteligente.

Essa é uma das melhores formas de fazer marketing: através da troca de experiências. E boa parte da comunicação realizada é sobre esse tipo de assunto.

Segundo o professor de Marketing compartilhar experiências faz com que áreas cerebrais responsáveis por recompensa sejam ativadas, e isso proporciona prazer.

Só que não são todos os tipos de experiências que apresentam esse resultado. Mas aquelas que nos fazer ser percebidos mais engraçados, inteligentes e bacanas, e para ele o Marketing deve explorar esse aspecto, ao através da produção de conteúdo que promovam esse tipo de destaque.

Uso de gatilhos são extremamente importantes

Vincular estímulos a marcas, produtos ou objetos é uma ferramenta que deve ser utilizada ao se estruturar um plano de marketing.

Isso está relacionado ao vínculo da marca a situações cotidianas, a aspectos comum na vida das pessoas.

Ou seja, utilizar de gatilhos mentais presente no cotidiano das pessoas para fazê-las lembrar de seus produtos ou serviços.

O mundo já está repleto disso, por exemplo, o vermelho está estritamente relacionado ao amor. À Coca-Cola e ao comunismo.

Eles devem estar ligados a emoções positivas, como a Apple. Que ao ser citadas é sinônimo de boa tecnologia.

Emoção, essa deve ser a palavra mágica no Marketing

Fazer dos consumidores os próprios divulgadores da sua marca exige uma relação mais estreita e as emoções servem para aproximar a relação.

Pessoas não são motivadas apenas por informações, é necessário despertar o interesse através das emoções.

Seu Marketing de Conteúdo deve não apenas trazer dados. Mas conteúdo que, além de informar, emocione os leitores, anime-os, inspire-os. Façam perceber que podem ser algo mais para o mundo.

Emoções tidas como negativas também podem ser exploradas, mas da maneira correta.

Explore a tendência que as pessoas têm de copiar os outros

É perfeitamente comum e normal que indivíduos observem e copiem o comportamento de seus pares.

Essa é uma estratégia natural que influencia até na nossa sobrevivência. Pois diminui as nossas incertezas: já que funcionou para outros é mais provável que funcione para mim também.

Dessa maneira, podemos entender melhor o que leva a surgir tendências na sociedade.

Copiar o comportamento dos outros satisfaz ao trazer a sensação de pertencimento e passa a ideia de que a pessoa está antenada com as principais tendências.

Pessoas têm inclinação a ajudar aos outros: permeie seu conteúdo de valor prático

A maioria dos indivíduos compartilham informações que acham que podem ser úteis a outras pessoas. E esse tipo de oportunidade está se tornando cada vez mais rara. Ruas produções devem estar alinhadas a essa ideia.

Ao se analisar o compartilhamento boca a boca e o ganho de espectadores percebe-se a grande influência do Valor Prático nos grandes virais da internet.

Exemplo disso é a popularização cada vez maior de vídeos que trazem informações sobre práticas que facilitam pequenos trabalhos diários, também conhecidos como life hacks.

A oferta é um aspecto repleto de valor prático, pois ela ajuda a poupar dinheiro.

Ao realizar oferta, é importante que junto com ela exista a sensação de exclusividade e escassez do seu produto. Realce seu valor e demonstre a necessidade de aproveitá-la imediatamente, devido ao pouco tempo em que estará disponível.

Envolva o leitor com uma história

O professor de marketing também ensina sobre a importância em se usar histórias para divulgar seus produtos tonam o processo mais leve, pois elas ajudam a envolver e entreter seu público, além de transmitir a mensagem desejada.

Se o início sua história for contado da maneira correta, com certeza os leitores quererão saber como termina.

Percebe-se que o conhecimento compartilhado. Pelo professor de Marketing Jonah Berger pode ajudar no desenvolvimento de estratégias de Marketing de Conteúdo de qualquer negócio.

Aplicar seus conceitos pode garantir que suas produções se tornem virais. Contribuindo significantemente para a divulgação de sua marca e maior aderência do público à sua campanha.

Você já tinha ouvido falar sobre ele?

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!