WhatsApp: Dicas para montar uma estratégia

O Whatsapp é uma ferramenta presente na maioria dos smartphones, e por isso uma poderosa ferramenta que deve ser incorporada na estratégia de comunicação do seu negócio. Continue conosco e saiba 7 maneiras de incorporá-lo à estratégia da sua empresa.

 WhatsApp: 7 Dicas para montar uma estratégia (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

O avanço tecnológico permitiu o surgimento de recursos que auxiliam as empresas na redução de custos e a uma participação mais ativa no mercado.

Exemplo disso são as inovações na área de comunicação, disponíveis em diferentes tipos de plataformas e aplicativos, permitem troca de mensagens por textos, áudios, vídeoschamadas de vídeo e de voz.

Exemplo disso é o Whatsapp, que vem a cada dia mais tendo aceitação. Bem como incorporando novos recursos às suas tecnologias, e que já possui um ramo do Marketing específico para lidar com essa ferramenta: o Marketing Whatsapp.

É um aplicativo presente em grande parte dos smatphones brasileiros.

Em nosso post traremos dicas de como incorporá-lo à estratégia do seu negócio.

Realize um planejamento estratégico para direcionar suas ações no Whatsapp

Assim como em qualquer outra estratégia de Marketing, o planejamento de ações é essencial para se ter bons resultados.

O fato de se tratar de uma ferramenta pessoal reforça ainda mais esse entendimento.

Documente todos os aspectos relacionados ao uso dessa ferramenta. Como tipos de conteúdo que serão enviados, períodos do dia em que eles deverão ser encaminhados para seus clientes e quais as situações servirão como gatilhos para se encaminhar novas mensagens para o consumidor.

Atue com respeito e moderação. Cuidado para não encher a memória do celular do cliente com conteúdo desnecessário, preze pela qualidade.

 

Defina a forma como sua empresa lidará com as comunicações no Whatsapp

Use o Marketing Whatsapp para estabelecer rotinas de envio e resposta de mensagens relacionadas a solicitações de seus clientes.

Busque otimizar seus processos de forma a dar retornos rápidos quando surgirem eventualidades e questionamentos.

Se existia a possibilidade, disponibilize um aparelho e número exclusivo para uso do aplicativo.

Evite que o contato seja atrapalhado por ligações indesejadas e desabilite a linha do telefone.

Colocar uma pessoa responsável pelo gerenciamento do Whatsapp é útil para organizar e controlar a comunicação com a ferramenta.

Lembre-se que ele também pode ser usado em computadores de mesa. Não hesite em usar essa opção caso ela facilite seu trabalho.

Use o aplicativo apenas com os seus clientes

Mensagens recebidas mensagens de número desconhecidos. Além de desagradáveis, podem ser consideradas como spans.

O uso inadequado do Whatsapp pode comprometer a reputação de seu negócio. Por isso, use-o preferencialmente para contatar clientes ou pessoas, preferencialmente aquelas cuja permissão já foi expressa, que já conhecem e mantém contato com seu produto ou serviço.

A permissão pode se expressa ao se cadastrar em site ou loja. Preencher formulários ou até mesmo quando a iniciativa do contato partir do cliente.

O Whatsapp pode ser usado como Serviço de Atendimento ao cliente da sua empresa

Usá-lo como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) de sua empresa é uma maneira de responder a dúvidas, solicitações e, além disso, estreitar os laços com seu público.

O aplicativo evita tempos de espera em filas de atendimento por telefone e dá mais simplicidade e agilidade.

Mas para que isso aconteça é essencial que exista alguém pronta para fornecer o suporte necessário, isso é reforçado quando se observa que comunicações realizadas através de celular têm como uma de suas características seu caráter imediato.

Caso invista nessa ferramenta, torne o seu número acessivo ao público. O informe nas suas redes sociais, e-mails, cartão de visitas, e todas outras formas usadas para entrar em contato como seu cliente informem o número do seu Whatsapp.

Use o Marketing Whatsappe e inclua o aplicativo na estratégia de vendas do seu negócio

O aplicativo dá suporte ao envio de links e arquivo sob vários formatos (.doc, .pdf, .xml, dentre outros). Dessa maneira, é um canal perfeito para que você compartilhe por meio dele o seu catálogo. Isso permitirá que seus clientes possam realizar negociações diretamente pelo aplicativo.

Usar a ferramenta para manter seus clientes informados sobre novidades e promoções é uma excelente estratégia de uso da ferramenta.

Ele também pode ser muito útil para enviar informações de suporte quando vendas são realizadas. Como informações quanto a prazos de entregas, códigos de rastreamento, posicionamento de pedidos e produtos que irão ser enviados posteriormente.

Sabia que ele também pode ser usado para realizar o pós-venda?

Fazer o pós-venda deve ser uma preocupação de todo empreendimento que deseja fidelizar clientes, e o Whatsapp é uma mão na roda nesse quesito.

Através dele o consumidor poderá informar como foi o atendimento. Se a entrega saiu como esperada, se a qualidade dos produtos estava boa e se no geral teve uma boa experiência em negociar com a empresa, ou seja, é uma ótima maneira de conseguir feedback de seus clientes.

Manter contato após alguns dias também é importante, já que agindo assim oferece a possibilidade de que o cliente utilize o produto e possa dar informações quando ao seu nível de satisfação.

Personalize as mensagens enviadas

No aplicativo existe o recurso “Lista de Transmissão”, que permite o envio de comunicações para vários membros, desde que estejam salvos na lista de contatos do telefone, dessa maneira, facilita o processo da remessa em massa de mensagens, mas cuidado ao utilizar essa opção.

Textos personalizados são mais atrativos, tem mais chances de resultarem em conta, pois estarão mais alinhados com o perfil dos seus clientes.

O Whatsapp é um recurso lançado há pouco, mas que alcançou muita adesão popular. O contínuo aperfeiçoamento e o número crescente de funcionalidades que são agregadas ao aplicativo ajudam na promoção desse cenário.

Percebemos que ele também é uma ferramenta útil para estreitar vínculos entre empresas e clientes, e deve ser incorporada à sua estratégia de Marketing, através do uso do Marketing Whatsapp. Apenas fique atento ao cuidado para a utilização adequada da ferramenta.

Sua empresa usa o Whatsapp na estratégia de Marketing? Conte-nos sua experiência.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!