Empreender: A importância da Concorrência

Compreenda como a concorrência pode ser boa para o seu negócio.

Empreender: A importância da Concorrência (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

No Brasil é muito comum que alguns empreendedores percebam a concorrência como uma inimiga, como alguém que precisa ser derrotado ou que irá fazer mal para os seus negócios.

Porém, pensar assim não irá auxiliar no seu negócio. É preciso começar a pensar na concorrência de uma maneira diferenciada.

Em alguns casos, ao pensar na concorrência como uma inimiga, o empreendedor acaba limitando as suas perspectivas, fazendo com que não consiga realmente tirar proveito de ter uma boa concorrência.

Por isso, no lugar de pensar na concorrência como alguém que está contra você, é interessante passar a pensar na concorrência como alguém que pode te auxiliar a fazer com que o seu negócio cresça e melhore cada vez mais.

Ou seja, não é preciso ignorar ou fingir que a concorrência não existe.

Muito pelo contrário, é preciso saber que ela existe, que ela também está no mercado. Pensando que a sua concorrência também possui pontos positivos e pontos negativos (assim como a sua empresa).

Para te auxiliar, separamos algumas dicas de o que você pode fazer para utilizar a sua concorrência a seu favor, percebendo a real importância da concorrência para o seu negócio. Portanto, aprenda como melhorar o seu negócio, levando em consideração os seus concorrentes:

Aprenda com os erros dos concorrentes

Veja bem, assim como a sua empresa, o seu concorrente também possui problemas diários, dúvidas em relação às novas campanhas, medo do fracasso e assim por diante.

Mas ele também precisa se arriscar.

Por isso, passe a acompanhar de perto os seus concorrentes e vejam em quais pontos que eles estão errando, quais foram às reclamações dos clientes e assim por diante.

Afinal, é muito provável que vocês tentem alcançar o mesmo tipo de público.

Empreender: A importância da Concorrência (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Dessa maneira, ao perceber os erros dos concorrentes, você poderá evitar de cometer esses erros, fazendo com que isso contribua positivamente para o seu negócio.

Ou seja, no lugar de ignorar os concorrentes, você poderá aprender com os erros deles.

Além disso, você também poderá aprender com os acertos dos concorrentes. Pois, se eles estiverem uma campanha que está dando certo, vocês poderão analisar em quais pontos eles acertaram.

Será que foi na qualidade do produto? No tipo de publicidade? Ou será que eles perceberam uma necessidade de mercado que a sua empresa não percebeu?

Tudo isso são dados importantes que podem ser implementados na sua empresa, visando melhorar as suas vendas e crescer cada vez mais. Sendo possível encontrar essas respostas apenas analisando os concorrentes.

A diversidade é importante

Um aspecto interessante que você deve levar em consideração ao pensar nos concorrentes é que a diversidade é importante.

Ou seja, apesar de vocês estarem atuando no mesmo ramo, vocês podem abranger um público diferenciado, fazendo com que diversos tipos de pessoas tenham interesse no seu produto.

Ao perceber isso, será possível segmentar ainda mais o produto para agradar o seu próprio nicho de mercado, fazendo com que você possa fidelizar cada vez mais os seus clientes.

Empreender: A importância da Concorrência (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Além disso, é preciso ter em mente que há mercado para todos. Ou seja, ter um concorrente não significa que ele esteja roubando seus clientes.

Pelo contrário, ele pode estar agradando um tipo de cliente que sua empresa não está conseguindo.

O que a sua empresa pode fazer para modificar isso?

Quanto mais competição, melhor

Quando há concorrência, ha também a competição.

Porém, a competição é saudável. Afinal, é somente através dela que será possível realmente conseguir desenvolver produtos melhores, para atender melhor os clientes e assim por diante.

Nós percebemos que algumas grandes empresas, principalmente no Brasil, que não possuem muitos concorrentes, acabam entregando um péssimo serviço para a população, tanto em relação à qualidade do que é ofertado como também no tratamento com o cliente.

Com isso, essas empresas acabam tendo o nome prejudicado no mercado e quando uma empresa surge, oferecendo um produto semelhante, as pessoas acabam trocando apenas porque já estão cansadas da empresa.

Assim, ou a empresa melhora os serviços ou ela irá falir.

Portanto, pense nos seus concorrentes como alguém que está competindo com você, mas que contribui para que a sua empresa possa crescer, pensando na qualidade dos produtos, no bom atendimento e na fidelização do cliente.

Assim, será mais fácil lidar com essa competição.

Empreender: A importância da Concorrência (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Ou seja, é preciso conhecer quem são seus concorrentes, perceber quais são os pontos fracos e fortes deles, aprendendo com os erros e claro, competindo sempre no mesmo patamar.

Essa é uma ótima maneira de não deixar com que a concorrência vença, trazendo cada vez mais benefícios tanto para a sua empresa como também para os seus consumidores, que no final das contas são quem realmente podem fazer toda a diferença.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!