A importância das vitaminas na alimentação

Com certeza você tem ouvido falar muito sobre vitaminas presentes na alimentação. Entretanto, você sabe qual é a real importância da ingestão das mesmas?

A importância das vitaminas na alimentação (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertencem a terceiros)

Alimentação: Afinal, as pessoas apenas propagam a informação de que são essenciais, sem explicar o porquê de fato. Pensando nisso, confira a seguir o artigo que preparamos para você compreender a importância das vitaminas na alimentação.

O tempo todo somos bombardeados com dezenas de informações. Dentre elas, muitas envolvendo o quesito alimentação.

Ouve-se muito falar em “alimentação saudável” “vitaminas”, “alimentação balanceada”¸ etc. Entretanto, no que se pauta, de fato, uma alimentação saudável?

Com tantas dietas disponibilizadas todos os dias pelos meios de comunicação, parece que esquecemos o real objetivo da alimentação: saúde. E sim, com isso esquecemos ou nem se quer conhecemos os reais benefícios das vitaminas presentes nos alimentos, por exemplo.

Considerando estes pontos, no entanto, montamos um artigo para que você possa compreender de vez o que as vitaminas têm a oferecer para o nosso corpo. E, a partir disso, montar um cardápio mais balanceado e saudável para você. Confira a seguir.

A importância das vitaminas na alimentação

De maneira sucinta, podemos dizer que as vitaminas são responsáveis por atuar no metabolismo celular. E é a partir disso que fica mais complexo: reações químicas surgem para que a absorção dos alimentos sejam efetuadas da maneira ideal.

A falta de vitaminas em nosso organismo pode acarretar diferentes doenças. Sendo elas conhecida, no entanto, como avitaminoses.

Para evitar que estas avitaminoses façam parte do seu organismo é imprescindível uma alimentação equilibrada. Mas, o que é uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação equilibrada requer o consumo de diferentes vitaminas e nutrientes em escalas diversas. Ou seja, de nada adianta tomar suco de laranja, comer bolo de laranja, e chupar uma laranja para ter muita vitamina C no corpo. Afinal, uma única vitamina sozinha não poderá suprir todas as necessidades corporais.

Além do mais, o excesso de vitaminas também pode ser um problema. Afinal, tudo que não está em equilíbrio em nosso corpo pode acabar prejudicando-o. Lembre-se daquela frase: “Todo excesso esconde uma falta”, e isso vale para a alimentação também.

A hipervitaminose, no entanto, é o excesso de vitaminas no corpo. E, este “probleminha” pode desencadear diversas complicações, a partir das intoxicações, por exemplo.

Ao todo, necessitamos consumir 13 tipos de vitaminas, de maneira equilibrada, para manter a saúde do nosso corpo em dia. Confira a seguir quais são:

Vitamina A

Esta é a vitamina amiga das mulheres que amam aquele cabelão sedoso. Pois sim, ela é responsável pelo crescimento e saúde de nossas madeixas. Além disso, apresenta uma função crucial para nossa visão, estrutura óssea, crescimento e fortalecimento da nossa imunidade.

A falta desta vitamina pode acarretar problemas como cegueira noturna, queda de cabelo, pele ressecada e até mesmo estresse.

Onde encontrar: Manga, manteiga, ovos e vísceras.

Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9 e B12)

As vitaminas do complexo B apresentam uma variedade de benefícios e funções essenciais para a nossa saúde.

Vitaminas deste complexo atuam nas seguintes funções:

  • B1: Transformar carboidratos e gorduras em energia. Onde encontrar: batatas, frutas secas, presuntos, fígado e nozes.
  • B2: Importante para o funcionamento adequado dos tecidos celulares. Onde encontrar: couve, arroz, fígado e rim.
  • B3: Auxilia no funcionamento do metabolismo energético, sistema digestivo e nervoso. Onde encontrar: batata, tomate, ervilha e amendoim.
  • B5: Auxilia na manutenção de nossas células. Onde encontrar: salmão, ovos e legumes.
  • B6: Mantém nossa pele e mucosas, além de ter um importante papel no funcionamento do sistema nervoso central. Onde encontrar: trigo, feijão, banana, semente de linhaça e leite.
  • B8: Auxilia na síntese da glicose. Onde encontrar: amendoim, frutas secas e fígado.
  • B9: Atua diretamente no crescimento do sistema nervoso central. Onde encontrar: couve, carne, tomate, vegetais e cenoura.
  • B12: Atua auxiliando a coagulação sanguínea, além de ser fundamental para a divisão celular. Onde encontrar: carnes, lacticínios e ovos.

Vitamina C

Esta deve ser a vitamina mais conhecida de todas. Sabe aquela história de, está gripado então precisa ingerir vitamina C? Pois então.

Acontece que esta vitamina é responsável por acelerar processos de cicatrização, além de aumentar nossa imunidade, expulsando os resfriados e gripes.

A falta desta vitamina pode acarretar em problemas de saúde como enfraquecimento dos ossos (podendo até desencadear a perda dentária).

Onde encontrar: Laranjas, goiaba, limão, batata e morango.

Vitamina D

Esta vitamina proporciona absorção do cálcio e fósforo pelo nosso organismo. Diferente da forma que absorvemos as demais vitaminas, a vitamina D não é suprida a partir da ingestão de algum alimento.

Ela pode apenas ser internalizada em nosso organismo a partir da luz solar.

A falta desta vitamina no corpo pode acarretar enfraquecimento ósseo e até mesmo envelhecimento precoce.

Vitamina E

Esta é a vitamina responsável por manter o funcionamento dos tecidos musculares em dia. É ela quem auxiliará na formação de células sanguíneas e sexuais. Além de apresentar importantes ações antioxidantes, livrando assim o corpo de radicais livres que possam prejudicá-lo.

Deficiências no consumo desta vitamina podem acarretar em problemas graves como esterilidade e anemias profundas.

Onde encontrar: Nozes, avelãs, brócolis, óleos vegetais e aveia

Vitamina H

Raramente são registradas algum tipo de deficiência que a falta desta vitamina possa acarretar para o nosso corpo. Entretanto, a mesma encontra-se presente nas enzimas do metabolismo dos glicídios e lipídios.

Onde encontrar: Verduras secas, cogumelos e cerveja.

Vitamina K

Esta vitamina apresenta uma importante função no processo de coagulação sanguínea. A sua falta, obviamente, pode acarretar a problemas como graves hemorragias, podendo até mesmo ser fatais.

Onde encontrar: Ovos, cenoura, ervilha, leite, fígado, vegetais de folhas verdes e arroz integral.

A importância de uma alimentação e vida equilibrada

Além de equilibrar a alimentação com o consumo ideal de vitaminas e minerais, é importante equilibrarmos a nossa vida.

Partindo da ideia, no entanto, de que todo excesso é prejudicial. Tudo precisa de um equilibro, e isso inclui saúde física e mental, por exemplo.

Além de todos os âmbitos de nossas vidas: acadêmico, pessoal e profissional. Cuide de você. Afinal, você é a pessoa mais importante de sua vida.

você pode gostar também Mais do autor

Conte para nós, o que achou?

Seu endereço de email não será publicado.