Confira alguns dos alimentos que causam estrias e celulites

Estrias e celulites estão entre os piores pesadelos, em especial, das mulheres. Homens também têm estrias, especialmente, aqueles que costumam treinar muito na academia, mas para eles as estrias são algo bom. Já para as mulheres... No entanto, há alguns alimentos que podem contribuir para o surgimento de tais problemas.

Saúde - Confira Alguns dos Alimentos de Causam Estrias e Celulites (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Cientificamente falando, “as estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele.

As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.”

E a celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos que definitivamente não são desejados.

A celulite é causada por alterações no tecido gorduroso que fica em baixo da pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. Mas será que a alimentação interfere no surgimento de estrias e celulite? A resposta é sim e bem mais do que gostaríamos.

Principais alimentos que causam estrias

Antes de citar qualquer alimento que poderia causar ou não o surgimento de estrias é importante salientar que nenhum alimento ou bebida causa de fato a estria.

Ela surge devido ao acúmulo de gordura no corpo e então na perda do mesmo. Ou seja, quando o efeito sanfona acontece de forma muito rápida.

Mas é claro que alguns alimentos que engordam e bebidas também podem contribuir para o surgimento das estrias, uma vez que o nosso corpo irá engordar e provavelmente emagrecer depois.

Salgados e frituras

Os salgados e frituras são os principais vilões quando se trata de estrias, pois eles são cheios de gordura que vão direto para o nosso corpo, e ainda mais, para nosso abdomêm, quadris e nádegas. Essas são as principais áreas de surgimento das estrias, em especial, nas mulheres.

Os salgados e frituras costumam ser muito saborosos e são escolhidos, em geral, quando estamos na rua e com pressa. Eles podem até ter o gosto muito bom, mas são muito prejudiciais à nossa saúde. Consequentemente, são aliados do surgimento das estrias.

Doces

Há quem não resista a um doce, após o almoço ou mesmo antes de dormir. Doce de leito, brigadeiro, chocolates, doce de goiaba. No entanto, o consumo excessivo de doces assim como de salgados e frituras pode ocasionar o acúmulo de gordura no corpo e assim, agravar o surgimento de estrias.

Além disso, quem come muito doce pode acabar desenvolvendo outras doenças como diabetes. O que é recomendado é comer esse tipo de alimento no máximo duas vezes na semana, dessa forma, você mata a vontade e não auxilia no surgimento de estrias no seu corpo.

Tipos de Estrias

Existem dois tipos de estrias: recentes e estrias antigas. Quando são recentes são de um tom mais rosa ou roxo, já as antigas ficam esbranquiçadas. As estrias róseas ou arroxeadas são recentes, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local;

As estrias brancas, visto que são mais antigas, não apresentam inflamação, pois já passaram pelo processo de atrofia.  Nas pessoas que têm pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que seu tom de pele.

Principais alimentos de causam celulite

Assim como as estrias, as celulites não são causadas estritamente por algum alimento ou bebida, mas sim pelo aumento do peso. Existem vários fatores para uma pessoa desenvolver celulite.

No entanto, a celulite difere da estria, pois ela pode surgir em pessoas de peso normal ou não tão acima do peso, devido a uma desproporção que possa vir a ocorrer no seu corpo. O que estamos querendo dizer é que uma pessoa que é relativamente magra pode desenvolver celulite se esse peso estiver mal distribuído em relação ao tamanho do seu corpo.

Alguns fatores externos podem acabar contribuindo para o surgimento de celulites, como pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física.

Tipos de Celulite

O grau da celulite costuma ser avaliado através de uma escala chamada Cellulite Severity Scale”, que foi desenvolvida pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno.

Essa classificação avalia as principais características de acordo com:

  • Número e profundidade de depressões
  • Aspecto das áreas elevadas da celulite
  • Presença de lesões elevadas
  • Presença de flacidez
  • Graus da antiga classificação.

Cada item ainda é avaliado em uma escala, confira:

  • Leve (1 a 5 pontos)
  • Moderada (6 a 10 pontos)
  • Grave (11 a 15 pontos).

Portanto, agora você sabe que não existe alimento ou bebida que causa, de fato, a celulite e a estria, mas sim os alimentos que causam o aumento de peso, e quando engordamos e emagrecemos de forma muito rápida as estrias e a celulite acabam surgindo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.