Diferenças entre Amor e Paixão

Sabe aquele sentimento que parece fazer o coração explodir de felicidade somente pelo fato de ficar perto da pessoa querida? Sabe, não é? Todos já sentimos isso e muito mais ao lado de alguém, mas sempre fica a dúvida: isso é amor ou é paixão?

Diferenças entre Amor e Paixão (Foto: Divulgação/belasmensagens)

Uma coisa que sempre nos deixa confusos são as diferenças entre amor e paixão. Afinal de contas, eu estou amando aquela pessoa ou “apenas” sinto paixão por ela? Saber a diferença é muito mais importante do que você. As mentes mais inexperientes, amor e paixão podem parecer a mesma coisa, mas não é. Sim, eles podem estar presentes simultaneamente, porém, são sentimentos distintos, e saber as pequenas diferenças podem ser determinantes para uma relação saudável e duradoura.

O amor é o que constrói um relacionamento e a paixão põe fogo

A paixão normalmente é um sentimento que está presente no início do relacionamento. Naquele momento no qual o casal está, literalmente, pegando fogo. Aonde os defeitos são completamente ignorados e tudo se resume a bate-papos gostosos que em nada envolvem o futuro a longo prazo, mas somente o que farão para ficarem juntos e em qual lugar poderão ficar sozinhos, porque o sexo está a todo vapor nessa fase do relacionamento.

Tudo que foi descrito até agora sobre paixão parece bom, especialmente para quem não procura um relacionamento longo, mas não é bem assim.

A paixão pode cegar e até tornar as pessoas violentas. É praticamente impossível ficar sem a pessoa desejada. Um único dia sem uma relação sexual com o alvo de sua paixão, pode resultar em um dia ruim e mal-humorado.

Isso nubla o pensamento e o raciocínio, gerando ciúmes bobos, análises erradas sobre seu par, que você considera perfeito para você apesar das opiniões contrárias e das brigas sem motivo aparente, além de sexo sem proteção (muitos casamentos por causa de filhos não planejados acontecem durante a paixão, mas não duram e acabam dando em divórcio pela inexistência de amor).

Isso ocorre porque a paixão altera os hormônios, gerando altos níveis de Oxitocina e Vasopressina, porém, uma vez que esses hormônios se esvaem, acabou a paixão e o relacionamento.

Enquanto que no amor...

Como diria Nelson Rodrigues: “Todo amor é eterno. E se acaba, não era amor”.

Essa é uma frase discutível, imaginar que possamos amar uma única pessoa. No entanto, é fato que o amor não se encontra em qualquer esquina, enquanto que a paixão, sim.

Podemos nos apaixonar por diversas pessoas. Gostar então, nem se fala. Mas acaba tão rápido que mal fica a lembrança de como era. Você até se lembra que sentiu paixão por uma pessoa, mas só lembra mesmo do sexo e nada do sentimento.

O amor dura e é o motivo pelo qual aceitamos as pessoas pelo que elas são e não pelo que o mundo gostaria que fosse. Ninguém é perfeito e o amor sabe disso e nos dá suporte para aceitar e sermos felizes ao lado de uma pessoa por anos a fio.

Sim, parece muito legal pegar um monte de homens ou mulheres na balada e se apaixonar por um período e saltar para outra paixão depois e depois, indefinidamente. Mas o fato é que não queremos ser um Barney Stinson, queremos ser Marshal e Lilly, todos personagens da série How I Met Your Mother. Barney um solteirão convicto que só quer curtir com a mulherada, enquanto o casal fica junto por anos em um amor sem limites que forma uma linda e feliz família.

Por mais divertido que possa parecer, todos buscamos o amor e não a paixão, pois é o amor que gera relacionamentos mais tranquilos e gostosos. Quem nunca fez algo com a sua paixonite e só ficava pensando em depois sair com os amigos?

Com a pessoa amada, você pode passar dias com ela e nunca será monótono.

Resumidamente, querer ficar ao lado de uma pessoa indefinidamente, mesmo depois de meses de pura paixão e sexo, significa que você encontrou o amor. Caso a vontade de ficar com ele/ela passe eventualmente, é porque era só paixão.

Frases de Amor

Você é a página mais linda que o destino escreveu na minha vida.

Não é o amor que sustenta o relacionamento, é o modo de se relacionar que sustenta o amor!

Que o amor seja a melhor forma de começar e terminar o nosso dia!

Até que a morte nos separe é muito pouco pra mim. Preciso de você por mais de uma vida.

A palavra mais bonita que eu já disse sobre o amor foi o seu nome.

Até o infinito fica pequeno quando se trata do que eu sinto por você. Te amo muito!

Frases Apaixonante

Quando lhe achei me perdi, quando vi você me apaixonei.

Você é a página mais linda que o destino escreveu na minha vida.

Onde quer que eu vá, o que quer que eu faça, sem você não tem graça.

Não importa a distância que nos separa, mas sim o amor que nos une.

Eu apenas me sinto completa quando você está perto de mim.

Quando você me abraça, o mundo gira devagar…

Vídeo de Amor

 

Vídeo Apaixonante

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!