Aquecedor e Climatizador

Saiba quais as diferenças entre os aparelhos de aquecedor e climatizador de ar. As aplicações de cada um, para que servem e algumas dicas sobre o uso tanto do aquecedor quanto do climatizador.

Diferença entre Aquecedor e Climatizador (Foto:Divulgação/Google)

Os eletroeletrônicos se tornaram partes vitais de nossas vidas, sendo hoje, literalmente, indispensáveis em nossas casas para termos uma vida mais prática e confortável. A vida moderna nos deu diversos tipos de aparelhos para utilizarmos em nossas casas, desde ar condicionado, computador, TV, aquecedor, micro-ondas, climatizador, refrigerador, entre tantos outros.

Alguns aparelhos possuem funções ou nomes similares, que confundem a mente de vários consumidores. Este é o caso do aquecedor e do climatizador, cuja maioria desconhece suas diferenças como aparelhos eletrodomésticos.

Mas isso está para acabar porque aqui você aprenderá as diferenças entre aquecedor e climatizador.

Aquecedor

Aquecedores são aparelhos eletrônicos utilizados em maior escala nas regiões mais frias com o objetivo de promover o aquecimento do espaço interno. Seja este ambiente um quarto, uma sala, escritório e outros locais.

Sendo assim, os aquecedores se tornam um importante aliado no período de inverno, especialmente nas regiões mais extremas do Brasil, na região Sul especialmente, mas também em outras cidades frias do interior de São Paulo, especialmente, para aquecer as casas e ambientes que não possuem lareira, principalmente durante a noite, quando a temperatura cai muito mais nas regiões mais geladas do Brasil.

Ou seja, o aquecedor não climatiza o ambiente, ele aquece. Essa é a sua função e principal diferença com o climatizador.

Os aquecedores são aparelhos bastante seguros e podem aquecer o ambiente sem gastar muita energia, porém é recomendável deixá-los longe do alcance de crianças, pois há o risco de provocar queimaduras quando tocados.
Outro fator relevante é a existência atual de aparelhos de ar-condicionado com a função operacional semelhante aos dos aquecedores, bem como tem acontecido com os aparelhos que aderem à chamada “multifuncionalidade”, tornando mais prática a vida das pessoas e ainda concentrando duas funções em uma só máquina.

Climatizador

Já o climatizador possui a finalidade de melhorar a sensação térmica, refrescando a casa Muitas vezes os climatizadores são confundidos com aparelhos de ar-condicionado, já que refrescam os ambientes, porém, tais equipamentos possuem algumas diferenças como o fato de que ar-condicionado emite um ar gelado e promove a troca de temperatura do local, podendo derrubá-la consideravelmente, já os climatizadores são responsáveis apenas por melhorar a sensação térmica do ambiente.

 Diferença entre Aquecedor, Climatizador (Foto:Divulgação/Google)
Diferença entre Aquecedor, Climatizador (Foto:Divulgação/Google)

Em suma, enquanto o aquecedor aquece os lugares aos quais são instalados, enquanto que o climatizador foi feito para melhorar a sensação térmica dos locais, deixando as salas as quais são instalados, mais refrescantes.

Funcionamento do climatizador e do aquecedor

No caso do climatizador, o aparelho ser para deixar o ambiente mais agradável por funcionamento da circulação do ar e também da evaporação da água. Este processo ameniza o frio em dias muito gelados, com também diminui o calor em dias com temperaturas mais elevadas, ou seja, a necessidade do dia é o que determina como o climatizador irá funcionar.

Já o aquecedor funciona esquentando o ar em volta do aparelho, dissipando-o pelo ambiente. Essa característica faz dele um produto para espaços menores, a fim de potencializar sua eficiência em sua função de aquecer ambientes frios.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.