Aumentar o tráfego e a Qualidade do meu Blog

Criar conteúdo para blog é sempre um desafio. Hoje em dia, com tantos blogs na internet, simplesmente escrever por escrever já não adianta mais. Você precisa criar valor no seu conteúdo para, depois, aumentar o seu tráfego.

Aumentar o tráfego e a Qualidade do meu Blog (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Blog: E é justamente esse o desafio. Aumentar o tráfego a partir de um bom conteúdo para blog. E acredite, isso é possível. Não adianta você usar todas as melhores técnicas de SEO, otimizar ao máximo suas imagens, se o seu conteúdo não for bom.

Os usuários não esperam nada menos que um ótimo conteúdo no seu blog. E o Google também. Afinal, quando o Google entende que quem chega no seu blog fica tempo o suficiente para uma leitura, navega para outras páginas, clica em CTAs específicas, é um usuário qualificado. Logo, seu conteúdo para blog também é qualificado.

E essa equação é resumida em uma situação: ranqueamento.

Como criar um ótimo conteúdo para blog?

Quando seu leitor vem do Google, geralmente ele está pesquisando por um assunto específico. Se ele caiu no seu blog ele não espera nada menos que encontrar o que ele estava procurando. E se ele encontrar isso de forma fácil, bem escrita e organizada, é o primeiro passo para aumentar o tráfego.

Um ótimo tipo de conteúdo para blog são artigos educativos. Este tipo de artigo tende a ter muito potencial de buscas no Google. Pois as pessoas estão sempre procurando aprender alguma coisa, como fazer isso e aquilo, tutoriais, etc.

Como encontrar conteúdo para blog?

Existem diversas maneiras para encontrar conteúdo para blog. Entre algumas, vou falar de uma específica, que é o planejador de palavras-chave do Google.

Você poderá encontrar o planejador de palavras-chave dentro da plataforma do Google AdWords. Se não tiver uma conta, basta criar uma. É grátis.

Essa ferramenta vai te ajudar a entender que tipo de assunto está sendo pesquisado no Google, quais palavras-chave específicas estão sendo buscadas e isso te dará uma ideia de que conteúdo criar.

Os títulos são fundamentais

Um bom título para o seu conteúdo para blog é indispensável para atrair mais tráfego. Afinal, essa é a primeira impressão do usuário. Se o título condizer com o que a pessoa está buscando – ou pelo menos chegar perto – a chance de você receber uma visita é gigante.

Invista seu tempo para produzir um título matador. Que chame atenção e desperte a curiosidade. Para isso, você pode usar alguns gatilhos mentais que são essenciais para ganhar posições no Google. Veja só alguns exemplos de gatilhos mentias para usar nos seus títulos de conteúdo para blog:

  • 3 passos simples para fazer alguma coisa
  • Faça isso e perca até 5kg em 1 semana
  • Técnica pouco usada que gera esse incrível resultado

Enfim. São diversos modelos que você pode seguir. Vai depender também do seu conteúdo. E aqui também entra um fator fundamental, que é entregar o que você está prometendo no título.

De nada adianta ter o melhor título do mundo, se o seu conteúdo para blog não entregar aquilo que é prometido, não é mesmo?

Lembre-se: para perder um usuário no seu site, é muito mais fácil que ganhá-lo. Com apenas um clique, ele pode sair. E se você não entregar o prometido, a chance é ainda maior.

Como reter a audiência no blog

De cara, já posso afirmar: acima de tudo, seu conteúdo para blog deve ser matador. Essa é a primeira questão para manter um usuário navegando por mais tempo na sua página.

Além disso, é importante entreter as pessoas no seu texto. Crie uma linguagem acessível. De fácil entendimento. Que cause uma leitura suave, com pontuação adequada e sem erros gramaticais.

Não há receita para um ótimo conteúdo para blog. Mas há algumas técnicas que você pode aplicar que certamente ajudarão você a ranquear melhor no Google.

Testar é fundamental

Partindo do ponto de vista que não há receita nem fórmula mágica para criação de conteúdo para blog, testar é o melhor remédio.

Sim, teste conteúdos e formatos diferenciados no seu blog. Deixe rodando por algum tempo e vá monitorando para entender o que está dando certo e o que está dando errado. Testar é fundamental no marketing digital. A gente nunca sabe exatamente o que pode dar certo e errado.

E os testes serão seu maior patrimônio de banco de dados com o passar dos tempos. Com o decorrer do seu trabalho de criação de conteúdo para blog, você vai começar a otimizar seu tempo, dedicando-se somente ao que da realmente certo.

Vá com calma, pois leva tempo

Uma coisa é certa. Não é da noite pro dia que você será o primeiro resultado orgânico no Google. Pelo menos, a média estatística não é essa.

É importante você entender que o processo de ranquear no Google leva tempo. Aplicando algumas técnicas e escrevendo com determinadas coordenadas, o processo facilita.

A partir do momento que você entender que pode demorar, você trabalhará com muito mais calma, foco e determinação. E quando der certo, será a hora certa.

Lembre-se: o Google não divulga seu algoritmo de como ranquear. Todas as bases que podemos utilizar hoje em dia são testes de coisas que já deram certo e resultados colhidos com esforço e tempo.

Mas eu tenho certeza de que seu conteúdo para blog, a partir de agora, ganhará ainda mais destaque. Não há segredo. O segredo é desenvolver bons textos, bem organizados, de fácil leitura e que sejam ricos em informação.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.