Ganhar Bolsas de Estudo de até 100%

É possível ganhar bolsas de até 100% e realizar o sonho de fazer uma faculdade e ter uma profissão para alcançar seus objetivos e vencer na vida? Mas é claro que há! E em várias faculdades e várias formas. Basta saber como!

Bolsas de Estudo (Foto:Divulgação/Google/Imagens)

Fazer faculdade ou quaisquer cursos de especialização acadêmica e profissional é sempre algo muito difícil para a maioria da população brasileira, por causa dos altos custos que esses cursos possuem.

A alternativa é tentar conseguir bolsas de estudos de até 100%, mas você sabe como conseguir isso em faculdades e cursos diversos?

Nosso objetivo neste artigo é mostrar o “caminho das pedras” das principais universidades do país.

Sisu e Prouni

Prouni e Sisu são os programas do Governo Federal criados nos últimos mandatos para ajudar os brasileiros a ganhar bolsas de até 100% para fazer faculdade em instituições de ensino públicas e particulares.

O Sisu, é o Sistema de Seleção Unificada, sendo um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), em conluio com as instituições públicas de educação superior para oferecer vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisu funciona com uma única etapa de processo seletivo.

Ao se inscrever, o candidato deve escolher, conforme ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes.

O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de2012 (Lei de Cotas) - alteradapela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 - ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

E quem se inscreveu ao Sisu, também pode se inscrever ao Prouni, Programa Universidade para Todos, sendo que ambos utilizam o Enem para como critério para o processo seletivo para os seus candidatos, no entanto, não é possível utilizar ambos ao mesmo tempo.

Se for escolhido nos dois, Prouni e Sisu, deverá decidir em qual programa e universidade entrará.

O Prouni concede bolsas integrais de estudo e parciais também nos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa, e funciona conforme inscrição no site do Prouni após participação e conquista de nota (acima da nota de corte) no Enem do ano vigente.

Universidades particulares

Sim, há várias opções para se candidatar a bolsas de até 100% em faculdades particulares, mesmo sem prestar o Enem, mas somente o vestibular das universidades ou por outro meio de processo seletivo. Veja abaixo links de algumas faculdades para pleitear bolsa.

Universidades Privadas:

· CentroEducacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

· Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

· Universidadede Franca (UNIFRAN)

· UniversidadeCidade de São Paulo(UNICID)

· CentroUniversitário Distrito Federal (UDF)

· Universidade Estácio de Sá (UNESA)

· Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

· Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio) 

· Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

· Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.