Cartão Cidadão: Esqueceu a senha e foi Bloqueada: Confira o que fazer

O Cartão Cidadão é uma importante ferramenta pelo qual o cidadão tem acesso a informações e benefícios sociais e trabalhistas que lhes sejam devidos. Fundamental para as políticas de manutenção social dos trabalhadores. Veja o que fazer caso ele seja bloqueado

 

Cartão Cidadão (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, e está presente em todos os municípios brasileiros.

O Cartão do Cidadão é destinado para você que tem FGTS provisionado, ou rendimentos do PIS, abono salarial, e até para aqueles que ainda estejam recebendo parcelas do seguro-desemprego.

Graças a ele, você torna mais eficiente e com garantida segurança e comodidade o processo de pagamento dos benefícios sociais. Também ele é o instrumento pelo qual se pode receber bolsa-família e bolsa-escola

Funções

Entre suas diversas funções tem a modalidade de consultar saldo ou extrato de FGTS; saldo de cotas ou rendimentos do PIS; quem tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, não precisa necessariamente do uso do Cartão do Cidadão. Tais serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA.

Já para aqueles clientes que não possuam benefício a receber, pagos pela rede de atendimento da CAIXA, não será possível pedir o Cartão do Cidadão.

Como emitir o Cartão do Cidadão

Caso você possua algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite-o pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.

Para que o atendimento seja mais veloz tenha em mãos o número do seu NIS. Tendo como objetivo  facilitar e agilizar consultas a saldos, extratos ou mesmo saque de benefícios, o Cartão Cidadão pode ser solicitado por qualquer trabalhador brasileiro ou por cidadãos que recebem benefícios sociais do governo, a exemplo do Bolsa Família.

Desbloqueando a senha do Cartão Cidadão em caso de erro de senha

Como todo cartão eletrônico, é basilar a informação da senha no momento da sua utilização. Tal procedimento deve executado com cuidado, pois ao errar a senha três vezes ela será bloqueada imediatamente.

Em suma depois desse fato, mesmo estando com a senha correta em mãos, não será possível o acesso à conta.No caso desse evento, confira abaixo um passo a passo mostrando como desbloqueá-la.

  1. Em primeiro lugar, é necessário ligar para a central de atendimento e executar o desbloqueio da senha. O atendimento é feito de automático, e não é preciso falar com um atendente. Sendo assim ligue para 0800-726-0207, selecione a opção “Cartão Social” e logo em seguida selecione a opção de recadastramento de senha.

Para isso será necessário informar o número do NIS/PIS, e depois o sistema irá solicitar uma série informações pessoais, tais como data, mês e ano de nascimento, por exemplo. Logo depois de fornecer as informações, e o sistema as confirmar, seu Cartão Cidadão já estará debloqueado.

  1. Em segundo lugar é necessário recadastrar a senha. Para tal fato, é preciso se dirigir até uma casa lotérica para efetuar o cadastramento de uma nova senha. Atenção: o recadastramento da senha do Cartão Cidadão deve ser feito apenas nas casas lotéricas.

Para executar o recadastramento na lotérica é preciso apresentar um documento de identificação com foto, tais como a carteira de identidade ou a carteira de habilitação (carteira de motorista), desde que este seja do modelo novo, com foto.

Finalizados esses procedimentos não é necessário fazer mais nada; você já poderá usar seu Cartão Cidadão. Muitas vezes esses procedimentos podem trazer certa animosidade aos usuários, mas torna-se necessário entender que esse tipo de precaução é fundamental para inibir desvios e desestimular a corrupção.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.