Chá de Folha de Morango – Benefícios e Como Fazer

Ai, difícil achar uma pessoa que não goste de morango! Além de ser uma fruta deliciosa, as receitas também são maravilhosas.

Chá de Folha de Morango: Se assim como eu, você também curte o morango, provavelmente já experimento alguma vitamina, bolo, iogurte ou até mesmo o suco feito por ele. Mas, além da fruta, você já deu atenção à folha dela?

A folha do morango é ótima para preparar chás. Se você quer conhecer melhor sobre os benefícios, é só me acompanhar!

Os benefícios do chá de folha de morango

Nutrientes importantes

As folhas de morango funcionam como fonte de vitamina C e também de minerais, como o cálcio e ferro! Esses nutrientes são super importantes para que o seu corpo tenha o melhor funcionamento.

Auxílio da digestão

A maioria das pessoas que utilizam o chá de folha de morango, têm intensão de obter uma melhoria na digestão e também para equilibrar o ácido no trato digestivo. Se você tem problemas gastrointestinais, talvez o chá possa te ajudar!

Nas folhas de morango é possível encontrar substâncias chamadas taninos. Elas são conhecidas por fazerem a ligação com aminoácidos, alcaloides, proteínas e elementos que possuem pH baixo e que podem deixar o sistema digestivo estressado.

Existem alguns sintomas que as folhas de morango podem diminuir, são eles: cólicas estomacais, diarreia, inchaço e náusea. Além de aliviar a pertubação estomacal.

Se você sofre com algum problema no intestino, como refluxo, azia, má digestão ou qualquer outro desconforto gastrointestinal, o interessante é tomar o chá de folha de morango por mais ou menos três vezes por semana, logo após as refeições.

Antes de seguir a dieta, busque orientação do seu médico para saber se você pode incluir o chá em sua dieta.

Ameniza sintomas de doenças

Existem algumas substâncias presentes nas folhas do morango que podem ajudar a amenizar os sintomas de duas doenças, são elas: artrite e o reumatismo.

A artrite é um tipo de distúrbio crônico, gerado pela inflamação dar articulações. Já o reumatismo é considerado uma dor não específica nas articulações.

O ácido cafeico - uma das substâncias que compões as folhas de morango -, é definido como diurético natural e ajuda a retirar água das articulações, isso pode permitir que haja um alívio nas dores e nos inchados que podem ser ocasionados pela artrite e reumatismo.

Caso você sofra de um dos problemas, procure seu médico e pergunte se pode usar o chá como um complemento ao seu tratamento.

Vitamina C

Que as folhas de morango são ótimas, você já deve ter percebido. Agora, e se eu te contar que elas possuem quantidades altas de vitamina C? Maravilha!

Segundo informações apresentadas pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, esse nutriente é classificado como antioxidante e pode bloquear uma parte do dano gerado pelos radicais livres, que podem danificar o DNA.

Para que você entenda melhor: se o seu corpo acumular radicais livres ao logo do tempo, isso pode permitir o envelhecimento. E com ele vem problemas de saúde cmo artrite, doenças do coração e de saúde!

Outra informação que o Centro Médico da Universidade de Maryland passou foi que a vitamina C é super necessária para que os tecidos do corpo cresçam e sejam reparados.

Esse nutriente também pode produzir colágeno, que ajuda na formação da pele, vasos sanguíneos, tendões e cartilagem. A vitamina C também ajuda a curar feridas, a fazer manutenção dos dentes e ossos.

Receita: Chá de folhas de morango

Você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de folhas de morango (desidratadas ou frescas)
  • Água fervente
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto

Como preparar:

  • Coloque as folhas de morango no bule;
  • Encha o bule com água fervente e deixe por cinco minutos;
  • Coe o chá e coloque mel, adoçante ou açúcar;
  • Sirva a vontade.

Agora vamos às dicas?

Dica 1: Tome cuidado para não esmagar as folhas desidratadas, isso pode fazer com que prejudique o sabor do chá.

Dica 2: Compre folhas que tenham ótima qualidade e sejam orgânicas, libres de pesticidas.

Dica 3: Beba o chá logo após que preparar, porque o oxigênio do ar podem destruir os compostos ativos. O chá pode preservar as substâncias importantes por até 24 horas, após o preparo. Mas depois desse período podem se perder.

Cuidados que deve ter com o chá de folha de morango

As folhas que você irá consumir devem ser usadas ainda frescas ou totalmente desidratadas, por quê?

Porque elas ganham uma substância química tóxica durante esse processo de desidratação, e isso pode deixá-las tóxicas quando estão no meio do processo ou já murchas.

Embora não leve a morte, você pode ter náuseas e vômito caso faça o chá com a folha nessas circunstâncias.

Se você tem alergia, evite tomar o chá de folha de morango! Poderá ter reações alérgicas severas, que podem ser: inchaço do rosto e do pescoço, erupção, urticária ou dificuldade para respirar. Sempre busque a confirmação do seu médico antes de ir consumir.

Se a pessoa utiliza outros medicamentos, é interessante que também entre em contato para saber se o chá de folha de morango pode influir em algo.

Esse tipo de consulta deve ser especial para grávidas (ou amamentando), crianças, adolescentes, idosos ou portadores de doenças.

Sempre busque seguir as orientações do seu médico e não use o chá por conta própria, pois pode influir em seu tratamento.

No mais é isso, espero que tenha gostado do texto! Nos vemos no próximo, ok? Até lá!

você pode gostar também Mais do autor

Conte para nós, o que achou?

Seu endereço de email não será publicado.