Clima Tempo: Aquecimento Global

Um dos temas mais controversos do século, o Aquecimento Global vem preocupando os segmentos mais diversos da sociedade global: industriais, ecologistas, economistas, cientistas e finalmente, as pessoas comuns.

Aquecimento Global (Foto: Reprodução/ Google/Imagens)

Caracterizado principalmente como um fenômeno de ordem natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que vem se acentuando de maneira cada vez mais prejudicial no decorrer dos últimos dois séculos.

O aquecimento global pode ser entendido como o processo de elevação média das temperaturas do planeta no decorrer do tempo.

A maioria dos estudos científicos e dos relatórios de painéis climáticos aponta que tal ocorrência estaria sendo acelerada pelas atividades humanas, ocasionando problemas atmosféricos e no nível dos oceanos, devido ao derretimento das calotas polares.

O órgão principal, e também o mais confiável, pela divulgação de dados e informações sobre o Aquecimento Global é o Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Séculos quentes

O Segundo o IPCC, o século passado (XX) foi o mais quente dos últimos tempos, com um crescimento médio de 0,7ºC das temperaturas de todo o globo terrestre. Segundo estimativas tiradas a partir desses dados essa elevação se estenderia ao século atual o que tem provocado uma quantidade assombrosa de debates sobre o que dever ser feito. E a solução, ou melho,r o conjunto de soluções não pode ser tomado em níveis globais.

Para se ter noção desse tipo de preocupação o IPCC o  publicou em março de 2014,um relatório que afirma que o aquecimento global seria muito grave e irreversível, ocasionando a elevação dos oceanos, perdas agrícolas, entre outros diversos desastres originados pelas mudanças radicais no clima e na forma como dispomos dos elementos e recursos naturais.

Efeito Estufa

Aquecimento Global (Foto: Reprodução/ Google/Imagens)

Causas

A maior parte dos especialistas concorda que a principal causa do Aquecimento Global a emissão dos chamados gases-estufa (dióxido de carbono e o gás metano), um efeito natural mas que tem se intensificado devido ao aumento exponencial da emissão de poluentes pelas indústrias, pelos veículos, pela queima de combustíveis fósseis e até mesmo pela pecuária, entre outras atividades humanas.

Efeitos e Consequências

Os efeitos e consequências desse fenômeno estão na ordem de transformações estruturais e sociais do planeta como a elevação das temperaturas dos oceanos e consequente derretimento das calotas polares; possíveis inundações de áreas costeiras e cidades litorâneas, justamente em função dessa elevação…

Aumento da insolação e radiação solar, em virtude do aumento e gravidade do buraco da Camada de Ozônio; uma maior incidência de catástrofes climáticas: chuvas irregulares secas, furacões e tornados além de outros fenômenos meteorológicos de difícil controle e previsão.

E finalmente a extinção de espécies, por causa da eliminação das condições ambientais mínimas para sobrevivência das mesmas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!