Como dar Nome a uma Empresa – 13 Super Dicas (AQUI)

Veja 13 dicas que vão te auxiliar na escolha ideal do nome da sua empresa.

Seu voto e compartilhamento é muito importante para manter o site ativo.
Como dar Nome a uma Empresa – 13 Super Dicas (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Escolher o nome da empresa é uma tarefa difícil, mas fundamental. Por isso, é muito importante escolher o nome correto, pensando no futuro da empresa. Isso irá evitar muitos problemas em longo prazo.

Por isso, separamos 13 dicas fundamentais de como dar nome a uma empresa. Assim você fará isso de uma maneira muito mais adequada. Portanto, confira as dicas e faça uma escolha diferenciada para o nome da sua empresa.

Elabore uma lista com informações relevantes

Para descobrir um nome que possa se encaixar com as atividades da empresa, é interessante fazer um levantamento com informações importantes sobre a mesma. Na lista você pode colocar informações como: o público-alvo, produtos vendidos, diferenciais, nome dos concorrentes, objetivos da empresa.

Assim será mais fácil procurar nomes que se encaixem com essas características, facilitando o processo de nomeação da empresa.

Peça ajuda para sua equipe/sócios

Escolher o nome da empresa não é fácil, por isso, você não precisa fazer isso sozinho. O interessante é reunir uma equipe produtiva e criativa para te auxiliar nesse momento. Os sócios e colaboradores podem te ajudar para que você faça uma escolha diferenciada.

De maneira geral, um grupo de 5 a 8 pessoas é o ideal para que a escolha seja realizada, sendo muito mais satisfatório.

A simplicidade pode ser o caminho

Em alguns momento, o nome mais simples pode ser o ideal, pois assim será possível encontrar um nome que passe o que a empresa precisa. Por isso, sempre leve em consideração o seu público-alvo e a forma como ele irá compreender esse nome. Tente deixa de lado os nomes mais complexos.

Cuidados com as associações

O nome da empresa é fundamental para que ela seja reconhecida. Por isso, toma cuidado com nomes que sejam parecidos com o de outras empresas já existentes. Assim como, percebe se não existe uma ambiguidade em relação aos nomes escolhidos. Assim será mais fácil evitar problemas.

Evite o modismo

O modismo está relacionado com coisas do momento que estão na moda. Porém, isso tudo é passageiro. Por isso você deve pensar no futuro da empresa. Então evite nomes que estejam em alta e leve em consideração os objetivos da empresa em longo prazo.

A pronuncia também é importante

Assim como a forma escrita do nome da empresa, você deve ficar atendo à pronuncia dela. Por isso, quanto mais simples for, melhor será. Afinal, geralmente é na pronuncia que alguns problemas ocorrem em relação ao nome das empresas.

Por isso, para não ser confundido por aí, não se esqueça de escolher um nome que seja fácil de pronunciar e, ao mesmo tempo, fácil de memorizar.

Dê preferência para as primeiras letras do alfabeto

Na íntegra, conteúdo exclusivo para VOCÊ! 👇

Se for possível, você poderá dar preferência para os nomes que se iniciam com as primeiras letras do alfabeto. Esse é um mecanismo que pode auxiliar na visibilidade da empresa.

Por exemplo, alguns catálogos e litas divulgados por diversos meios de comunicação, acabam ordenando o nome da empresa por letra alfabética. Assim, se a sua empresa começar com a letra “A”. Você sempre estará em primeiro nessas listas, dando mais visibilidade para a empresa.

Escolha um nome de cada vez

Algumas pessoas, no momento de escolher o nome da empresa, acabam se preocupando em pensar nele por completo. Mas isso acaba deixando a tarefa um pouco mais difícil.

Dessa forma, se a sua empresa for ter mais de um nome, para depois criar uma junção de palavras. Foque então no primeiro nome, para depois pensar nos seguintes. Depois disso será possível criar a junção de palavras ideal.

O nome precisa ser coerente

A coerência no nome da empresa deve ser relacionada com o produto ou serviço disponibilizando pela empresa. Por isso, evite nomes abstratos ou não coerentes. O nome da empresa deve deixar claro exatamente o que ela faz, assim o cliente não fica confuso.

Além disso, se no nome da empresa conter alguma informação sobre a sua atividade, o cliente não terá que pesquisar tanto sobre ela, tendo certeza que está contratando a empresa correta para resolver o seu problema.

Nomes que passem segurança também são importantes como por exemplo: “Nome da empresa + soluções empresariais” ou “soluções em marketing”, “soluções digitais”, e assim por diante. Isso demonstra que a empresa poderá resolver quaisquer problema do cliente, em relação a área que ela atua.

Abuse da criatividade

A criatividade é fundamental no momento da criação do nome da empresa. Por isso, abuse da criatividade e tenha com você pessoas criativas. Assim será possível encontrar um nome realmente satisfatório.

Por outro lado, não tenha pressa para escolher esse nome, pois a pressa pode fazer com que você não faça a escolha certa. É melhora demorar um pouco mais nesse processo de escolha do nome da empresa do que escolher o nome errado.

Pense no logotipo

No momento de pensar no nome da empresa, também é interessante já ir pensando em um possível logotipo para ela. Esse não precisa ser a versão final do logotipo, mas que ele pelo menos se encaixe nas necessidades da empresa. Ou seja, a partir da ideia de um logotipo fica mais fácil perceber qual nome escolher.

Verifique a disponibilidade dos nomes

Além de escolher o nome, é fundamental perceber a sua disponibilidade. Para isso, pesquise se o nome já possui registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão brasileiro responsável por regular o registro de marcas e patentes. Procure também por esse nome da internet (e por domínios com esse nome).

Em seguida faça o registro do seu nome o quanto antes para evitar plágios e cópias de sua marca.

Utilize a técnicas do Brainstrom

Brainstorm é uma expressão inglesa que pode ser traduzida para o português como “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”. Ela serve para estimular a criatividade e chegar em uma solução juntos (quando estamos em equipe).

Com ela, cada pessoa do grupo irá dar sugestões de nomes, que serão anotados e depois votados, possibilitando que se escolha o melhor.

Com essas dicas será mais fácil escolher um nome diferenciado para a sua empresa, sem errar nesse processo de criação e possibilitando que a empresa já inicia suas atividades da maneira correta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.