É profissional de Marketing? Conheça os conceitos básicos

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Marketing está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja na promoção de marcas, serviços, ou até mesmo na própria promoção, e o Marketing Digital tem grande participação na democratização dessa área do conhecimento.

Abrir um negócio online, divulgá-lo em redes sociais. Planejar e mensurar os resultados de ações e anunciar na internet possui relativa facilidade, porém para o sucesso dessas atividades é essencial ter conhecimento sobre alguns conceitos de Marketing.

Continue conosco e saiba quais os conceitos básicos de Marketing que todos que possuem um negócio na internet precisam conhecer.

Você sabe o que é o engajamento?

Pode ser entendido como interação, intimidade, envolvimento e capacidade de marcas influenciarem pessoas.

Ele vai muito além de números de cliques e curtidas, embora eles sejam úteis para fornecer dados sobre o engajamento, mas abrange também número de visitas e de páginas visitadas, comentários feitos, solicitações de informações, participação em fóruns, opiniões sobre produtos ou serviços, dentre outros.

Dessa maneira, o engajamento está também ligado à forma que as marcas influenciam seu mercado consumidor e o faz ter iniciativa de entrar em contato e interagir com elas.

De maneira simples, pode ser definido como a intensidade que o público interage com uma marca, ou seja, é quão envolvido seus clientes ou as pessoas que visitam sua página estão com suas postagens e tudo o que direta ou indiretamente envolva o seu negócio.

Disponibilizar conteúdo de qualidade e que faça a diferença na vida das pessoas é uma das formas de se garantir um bom engajamento.

KPI: um dos conceitos básicos de Marketing

Quem realiza alguma estratégia de marketing precisa saber se os esforços estão de acordo com as metas estabelecidas no planejamento estratégico, e se é interessante continuar aplicando tempo e esforços.

O KPI (sigla para Key Performance Indicator, ou, de em tradução livre, Indicador-chave de desempenho) é importante e que muito auxilia a acompanhar o alcance desses objetivos.

Quando se realiza uma estratégia de Marketing é necessário estabelecer quais as ferramentas que irão compor o KPI, e para isso deverá ser considerado o tipo de negócio, persona, e, principalmente, quais índices serão importantes serem acompanhados, dentre outros aspectos.

Perceba que quão ruim quanto ter pouca informação é o excesso delas, dessa maneira, busque enxugar sua lista das ferramentas que serão utilizadas para lhe fornecer as métricas de suas ações, para que o feedback seja realizado da maneira correta e as decisões sejam tomadas com prudências.

Taxa de Conversão: aprenda como calcular

Ela pode ser entendida como o número percentual de indivíduos que foram alcançados por uma campanha e que efetuaram uma conversão. Dessa maneira, é essencial definir o que se entenderá como conversão: cliques em anúncios, vendas, comentários no post, contato com a empresa, dentre outros.

É importante para saber se os investimentos realizados estão apresentando rendimento, se o site foi desenvolvido de acordo com a sua campanha, e dão a oportunidade para verificar se as ações estão conduzindo em direção às metas pré-estabelecidas.

Abaixo temos um exemplo de taxa de conversão:

Foi criado um artigo cujo objetivo da conversão era fazer com que um formulário fosse preenchido. Das 8.000 pessoas que visitaram a página apenas 878 realizaram o preenchimento e envio do formulário, dessa maneira o cálculo da taxa de conversão será o seguinte:

878/8.000 = 0,10975

0,10975 x 100 = 10,975%

Dessa maneira, apenas 10,975% das pessoas que acessaram o artigo foram convertidas, ou seja, essa foi a nossa taxa de conversão.

Saber se esse resultado é bom ou ruim deve levar em consideração o segmento da empresa, perfil das personas, e vários outros aspectos do contexto com o qual se trabalha.

Você já ouviu falar em CPC, CPM e CPA?

Na internet existem alguns modelos de publicidade paga. E que podem ser usadas juntamente com as estratégias para melhorar o tráfego orgânico no planejamento de Marketing Digital, eles também estão entre os conceitos básicos de Marketing que você deve saber.

Elas são conhecidas como Custo por Clique (CPC), Custo por Aquisição (CPA) e Custo por Mil Impressões (CPM).

O CPC ocorre quando se negocia que o pagamento deverá ser realizado pelos cliques realizados pelos usuários em links patrocinados, banners ou anúncios. É um dos modelos mais usados e contribui para gerar tráfego e na realização de conversões diretas.

No CPA se pagará quando a conversão é efetivada. Ela pode ser comentário em uma página de blog post, download de arquivos, preenchimento de formulários ou fazer cadastro em um site. Embora possa apresente um valor maior, é recomendado para quem deseja pagar por resultados mais expressivos e deseja alcançar conversões.

Já no CPM o que se paga são a quantidade de anúncios realizados. Independente da interação do público com eles. Ela contribuir para anúncios mais baratos e dar mais visibilidade para marcas.

Você já ouviu falar no ROI?

Ele é um dos indicadores mais importantes para quem trabalha com Marketing Digital. E ajuda a saber qual foi o retorno trazido por cada investimento.

De maneira geral, ajuda a saber quanto foi obtido para cada real gasto. Se os resultados não estiverem sendo maiores do que os investimentos, será necessário readequar as estratégias de marketing com urgência, pois isso é um sinal de que você estará tendo prejuízos.

Abaixo temos um exemplo simples de cálculo do ROI:

Em uma de suas campanhas de Marketing Digital, determinada empresa realizou um gasto de R$ 10.000,00.

Após o período de 4 meses, conforme estipulado em seu cronograma, conseguiu ter um retorno de R$ 40.000,00. Dessa maneira o cálculo do ROI será feito da seguinte maneira:

(40.000-10.000)= 30.000

30.000/10.000 = 3

3 x 100 = 300%

Dessa maneira, essa empresa tem 300% de retorno do capital investido nas suas estratégias de Marketing Digital.

Perceba que esses são apenas alguns dos conceitos que todos aqueles que trabalham com Marketing Digital devem conhecer.

Ter um site, estar presente nas redes sociais, divulgar conteúdo, já não são estratégias suficientes para garantir o sucesso de negócios presentes no mundo virtual ou campanhas de marketing realizadas na internet, é imprescindível saber o como, quando e motivo de fazê-las.

Você já tinha conhecia esses conceitos? Queremos saber sua opinião.

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