Beleza: 4 Alternativas Para Dar Vida ao Cabelo Seco

Neste artigo de beleza separamos para você as melhores dias e alternativas para dar vida ao cabelo seco e sem brilho.

Beleza: 4 Alternativas Para Dar Vida ao Cabelo Seco (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Por que o cabelo fica seco?

O cabelo seco mais um tipo de cabelo. Por questões de genética, as glândulas sebáceas do couro cabeludo de algumas pessoas produzem menos óleo do que o necessário para hidratar o fio por inteiro.

Como melhorar o cabelo seco?

Se você faz parte das pessoas que sofre com o cabelo seco esse artigo é para você. No entanto, é importante diferenciar cabelos secos de cabelos ressecados.

Antes de continuar, porém, saiba que uma outra razão para cabelos é o formato natural dos fios.

A forma anelada de alguns tipos de cabelo – em sua maioria os cabelos cacheados e crespos – acabam por dar a característica de cabelo seco aos fios.

Isso acontece porque o óleo que sai da raíz, um óleo natural, percorre um caminho mais longo até chegar às pontas.

Por isso os cabelos lisos costumam ser menos secos, pois esse caminho do óleo por ser reto acaba sendo mais rápido.

Mas será que seu cabelo é seco mesmo ou só anda ressecado? Vamos seguir com algumas dicas e também como determinar se seu cabelo está seco ou ressecado.

Mas não se esqueça também de pedir a opinião de um dermatologista. Só um médico especializado em cabelos pode lhe dizer exatamente como tratar seu cabelo.

O cabelo seco é algo permanente, conforme já explicitamos, o cabelo seco é uma característica do tipo de cabelo.

Já o cabelo ressecado é um estado em que ele perde força e se torna permeável, áspero e quebradiço.

O ressecamento dos cabelos pode acontecer por diversos fatores, tais como:

Falta de hidratação – a falta de hidratação dos fios é considerada o fator principal para o ressecamento; excesso de química, excesso de calor, excesso de lavagem – ou seja, lavar demais o cabelo também pode ressecar ao invés de hidratar como muita gente pode pensar e por fim alterações hormonais.

Beleza: 4 Alternativas Para Dar Vida ao Cabelo Seco (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Mas o que fazer para cuidar do cabelo? E mais especificamente, do cabelo seco? São muitos os procedimentos recomendados e criados para cuidar tanto dos cabelos quanto do couro cabeludo. Há opções industrializadas e também ingredientes naturais.

Os cabelos secos são comumente caracterizados como sem vida, opacos e sem brilho. Em tese, é verdade, visto que os cabelos secos tendem a quebrar com mais facilidade e também possuem grande tendência a serem mais frágeis.

Porém, há diversas atitudes que podemos tomar em prol de dar mais vida aos cabelos caracterizados como secos.

Se você já se certificou que seu cabelo não está ressecado e sim é um cabelo, de fato, seco você pode seguir algumas dessas dicas:

Aplicar condicionador somente nas pontas.

Existem muitas opiniões em relação ao uso de um produto como o condicionador, muitos dizem que deve ser aplicado em todo o cabelo e outros apenas nas pontas. Mas se seu cabelo é do tipo seco você deve aplicar o condicionar somente nas pontas.

O ideal é hidratar muito esta região para evitar que as pontas se quebrem e assim as terríveis pontas duplas acabem aparecendo.

As alternativas naturais costumam ser mais saudáveis. Você pode utilizar azeite de oliva para hidratar os cabelos. Esse produto é excelente para o cabelo fraco, maltratado e desidratado.

Você pode fazer uma máscara capilar para que, dessa forma, aproveite todos os seus benefícios:

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de maionese

Coloque o ovo em um recipiente e bata com a ajuda de um garfo.

Uma vez que estiver mais líquido, acrescente os demais ingredientes e misture até obter uma textura homogênea.

Aplique a mistura no couro cabeludo e deixe agir por 20 ou 30 minutos.

Depois enxágue com água fria.

Para terminar, lave o cabelo com um xampu para cabelos secos.

Evite o uso do secador e da chapinha.

Essa é uma dica muito boa, mas que muitas pessoas ignoram. Apesar de não ser uma alternativa de tratamento, tentar reduzir a frequência de uso de aparelhos como o secador e a chapinha é uma ótima forma de não contribuir para a deterioração das fibras do seu cabelo.

Essa é uma recomendação para todo tipo de cabelo, mas em especial para os secos. Veja bem.

A função da chapinha e do secador é secar os cabelos, certo? Se seu cabelo é naturalmente seco, isto é, ele não recebe o óleo natural que é enviado das glândulas sebáceas de seu couro cabeludo, quando você usa secador e chapinha e muitas vezes faz isso com o cabelo ainda molhado você apenas contribui para que seu cabelo fique mais seco e quebradiço.

Reserve o secador e a chapinha para eventos importantes.

Separamos mais duas dicas de produtos naturais que poderão lhe auxiliar na hora de hidratar e melhorar a aparência dos cabelos secos. Confira!

Maionese.

Ela contribui no tratamento do cabelo áspero e opaco e ajuda a revitalizá-lo. Você vai precisar de uma xícara de maionese.

Em seguida, aplique-a no cabelo úmido, passe a maionese em todo o cabelo. Depois cubra com uma touca de plástico por uma hora. Por fim, lave com água morna e com o xampu habitual.

Mel.

Apesar de sua textura viscosa e incômoda o mel ajuda muito na retenção da umidade no cabelo, além disso, ele oferece suavidade e nutrição.

Para isso, você vai precisar de meia xícara de mel. A seguir, vai aplicar no cabelo que deve estar úmido. Vá aplicando ao mesmo tempo que massageia o cabelo e o couro cabeludo.

Deixe agir por trinta minutos. Enxágue depois com muita água morna e pronto!

Beleza: 4 Alternativas Para Dar Vida ao Cabelo Seco (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=ULxSo_P1MjU

https://www.youtube.com/watch?v=spnTeMZ5feQ

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.