Sintomas que Ajudam a Identificar um Bipolar

Aprenda um pouco mais sobre a bipolaridade e como identificar os seus sintomas.

Sintomas que Ajudam a Identificar uma Pessoa Bipolar (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A bipolaridade é um transtorno de humor comum, que está presente na vida de diversas pessoas. Quando bem diagnosticado e tratado, é possível se ter uma vida comum.

Para que uma pessoa diagnosticada com o transtorno bipolar tenha uma boa qualidade de vida, é muito importante que faça acompanhamento com psiquiatra (para utilizar medicamentos) e também um acompanhamento psicológico, para compreender mais sobre o seu quadro.

Por ser um diagnóstico comum, é possível que se encontre pessoas bipolares em nosso cotidiano e isso não é problema algum.

O único problema é se a pessoa não está realizando o tratamento adequadamente, fazendo com que ela sofra por causa das variações de humor (podendo fazer as pessoas do seu convívio também sofrerem).

Pensando nisso, destacamos 6 sintamos do quadro bipolar que te ajudam a perceber se uma pessoa é realmente bipolar.

A mudança de humor

Sintomas que Ajudam a Identificar uma Pessoa Bipolar (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A principal característica do transtorno bipolar é a mudança de humor. Porém, todas as pessoas passam por mudanças de humor e isso não significa que elas seja bipolares.

As mudanças de humor em uma pessoa bipolar geralmente ocorrem de uma semana para outra (esse tempo pode variar) de forma drástica, fazendo com que ela se comporte de maneiras muito diferentes.

A pessoa pode ficar uma semana ou mais com um determinado tipo de humor, depois esse humor muda de forma radical, ficando completamente diferente do que estava. Por isso, é importante que seja uma mudança muito drástica de humor para se caracterizar bipolaridade.

É preciso levar em conta que todos nós podemos nos sentir felizes ou tristes, de acordo com as situações da vida. Porém, pessoas com bipolaridade sentem essa mudança de humor sem que exista um motivo aparente para isso.

O tratamento é justamente para amenizar essa mudança de humor e trazer um maios equilíbrio para a vida da pessoa.

Muita energia para realizar as atividades

A mudança de humor da pessoa que tem bipolaridade possui alguns estágios. O estado maníaco é quando a pessoa sente grande prazer, felicidade e tem energia para realizar diversas atividades, podendo agir de forma impulsiva.

É um humor expansivo ou irritável, em que existe um contentamento desproporcional, existindo uma maior autoestima, dificuldades para dormir e se concentrar e uma fala excessiva.

Esse episódio pode durar por no mínimo uma semana, fazendo com que a pessoa aja de forma completamente diferente de outras épocas.

Tristeza acentuada

Sintomas que Ajudam a Identificar uma Pessoa Bipolar (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Com o tempo, ocorre uma mudança no humor, quando a pessoa está no episódio de Depressão Maior, que ocorre um sentimento de tristeza, representando uma mudança em relação aos comportamentos anteriores.

Acontece nesse período uma mudança de interesses e falta prazer em realizar as coisas, há uma falta de vontade em realizar as atividades do dia a dia, com ganho significativo de peso, insônia e uma lentificação dos movimentos.

Esse episódio pode durar por duas semanas ou mais, fazendo um grande contraste em relação ao episódio anterior.

Dificuldade intensa para dormir

Sintomas que Ajudam a Identificar uma Pessoa Bipolar (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Dependendo do estágio em que esteja, a pessoa com bipolaridade pode ter muita dificuldade para dormir, pois sente-se muito agitada para realizar as coisas ou, em alguns casos, está tão deprimida que não consegue ter um sono satisfatório.

Dessa forma, dependendo do estado em que esteja, ela pode ser consideravelmente prejudicada em relação ao sono, principalmente se não esteja realizando um tratamento adequado.

Mudança drástica na forma de comer

A alimentação também muda drasticamente, o que contribui para que a pessoa perca muito peso ou ganhe muito peso, pois o estado de humor influencia no quanto ela come e no que ela está comendo.

Pode haver momentos em que a pessoa se concentra em ter uma alimentação saudável ou outros momentos em que ela passe a comer de forma compulsiva.

Alteração no desejo sexual

O desejo sexual também acaba sendo alterado dependendo do humor da pessoa bipolar, por isso, pode ocorrer de ela sentir um grande desejo sexual em determinado período e, em outro, perder complemente o interesse sexual.

Dessa forma, ela pode perder relacionamentos por não sentir desejo pelo parceiro, mas, no próximo período, pode voltar a ter interesse e sentir necessidade de voltar com o parceiro ou suprir os desejos sexuais.

Mudança constante no interesse (ou perda)

O interesse da pessoa bipolar também se modifica de acordo com o episódio em que ela se encontra. Em alguns casos ela pode fazer planos e iniciar algo com muito prazer, porém, no próximo período ele acaba perdendo o interesse e desistindo do que começou.

Portanto, a bipolaridade é um assunto sério, que precisa ser diagnosticado e tratado, para que a pessoa pare de sofrer com os sintomas da bipolaridade.

Identificar esses sintomas é uma forma de buscar auxílio e conseguir ter uma qualidade de vida mais saudável, podendo equilibrar esses sintomas e não sofrer tanto com essas mudanças drásticas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.