Dicas de como fazer a barba crescer mais rápido

A tendência atual no mundo masculino, é a barba, aqui você confere as principais dicas e hábitos saudáveis para fazer a barba crescer mais rápido.

Dicas de como fazer a barba crescer mais rápido. (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertencem a terceiros)

Deixar a barba crescer não é uma tarefa fácil, pois envolve diversos fatores. Um deles é o fator genético, porém não da para contar só com a genética para ter uma barba, também existem diversos fatores externos que podem influenciar no crescimento da sua barba, como por exemplo hábitos alimentares, cuidados adequados, entre outros.

Como deixar a barba crescer:

Ter uma barba requer muitos cuidados, e também muita paciência, já que requer diversos cuidados, para saber as dicas de como ter uma barba cuidada, continue lendo esse post que ensinaremos tudo que você precisa saber.

Primeiro passo: cuidados com o rosto

  • Lave seu rosto todos os dias:

Lavar o rosto com bastante água e sabão, fará com que a descamação natural da pele seja removida, o que irá gerar o estímulo do crescimento do pelo facial.

  • Uma vez por semana, utilize um esfoliante:

Este procedimento irá auxiliar a abertura dos poros da pele do seu rosto, o que deixa o caminho aberto para o pelo crescer, e além disso, ajuda a evitar os pelos encravados, o que torna a experiência de ter uma barba muito melhor.

  • Massagem regular:

Durante a limpeza diária do rosto, deve ser realizada uma massagem circular no rosto utilizando as mãos, essa massagem deve ser realizada sempre que possível, pois melhora na circulação sanguínea, fazendo com que os poros se abram. Dessa forma, os cabelos e a barba recebem mais nutrientes para crescerem fortes e saudáveis.

Segundo passo: mantenha uma dieta saudável

Isso mesmo, para ter uma barba, você precisa cuidar do lugar onde ela fica, seu corpo. Isso mesmo, uma dieta saudável, rica em proteínas proporciona um crescimento mais balanceado da sua barba. Procure uma dieta rica nas seguintes vitaminas:

Também é possível utilizar alguns produtos específicos para o crescimento da sua barba, esses produtos trazem para o seu corpo, alguns nutrientes e vitaminas que uma dieta diária não contém.

A seguir estão algumas vitaminas, minerais e nutrientes importantes:

  • Vitaminas do tipo B:

As vitaminas do tipo B, principalmente a vitamina B8, também chamada de biotina, desempenha um importante papel na saúde da pele, cabelo e unhas. Ela pode tornar o pelo da barba mais grosso e mais resistente e pode oferecer um melhor crescimento da barba, fazendo com que ela fique mais uniforme, ficando assim mais completa.

A biotina está presente em diversos suplementos alimentares para a barba, e muitas vezes é seu composto principal. Outras importantes vitaminas importantes para o crescimento da barba são B1, B6 e B12.

Alimentos ricos em vitamina B: bife de carne, fígado, salmão, atum, peito de peru, ovos, banana, batata, abacate, feijão, espinafre, amêndoas e leite.

  • Zinco:

Além de trazer muitos outros benefícios para a saúde, o Zinco também auxilia no crescimento da barba, pois promove a produção de testosterona. Porém, não se deve consumir mais zinco do que a dose diária recomendada, pois pode causar problemas à saúde.

Alimentos ricos em zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

  • Ômega 3:

Além de trazer inúmeros benefícios para a saúde do corpo, o ômega 3 também tem sido utilizado para gerar uma manutenção saudável da pele e crescimento do cabelo. O ômega 3 é indispensável para o bom funcionamento do corpo.

Alimentos ricos em ômega 3: sardinha, arenque, salmão, atum, sementes de chia, sementes de linhaça e nozes.

  • Vitamina D:

A ausência de vitamina D no homem, pode causar perda de cabelo. E por isso, é importante não haver a deficiência dessa vitamina, pois ela é vital no crescimento dos pelos vitais.

Alimentos ricos em vitamina D: salmão, atum enlatado, sardinha, gema de ovo, queijos, bife de fígado, cogumelos, entre outros.

Além disso, é necessário também estimular a produção de testosterona e está diretamente ligada ao crescimento dos pelos do rosto e uma vez na idade adulta, a testosterona continua desempenhando um papel importantíssimo no crescimento da barba.

Para obter bons níveis de testosterona, não é necessário consumir esteroides. Como a produção do hormônio é realizada naturalmente pelo corpo, só é preciso conhecer meios de estimular sua produção. Abaixo estarão algumas dicas de como manter bons níveis te testosterona.

  • Dieta rica em proteínas:

Uma dieta rica em proteínas, promove a produção de testosterona por conta da grande quantidade de gordura saudável e ainda ajuda na manutenção da saúde do corpo. Vale lembrar que é importante balancear a dieta com proteínas e carboidratos, pois eles estão diretamente ligados ao crescimento da barba.

Alimentos ricos em proteínas: carne de frango, carne de vaca, salmão grelhado, queijo, pescada, ovo, iogurte e leite.

  • Evite os açúcares:

Ao contrário das proteínas e carboidratos, os açúcares inibem a produção de testosterona. Além de outras causas negativas para a saúde, eles também impedem a produção de hormônios, o que pode prejudicar o crescimento da sua barba. O açúcar está presente em muitos alimentos, o que faz com que seja muito difícil evita-lo, por isso é importante apenas tomar cuidado com seu consumo em excesso.

Enquanto o consumo dessas proteínas e vitaminas promove o crescimento da barba, também existem os alimentos que prejudicam esse crescimento e é importante evitá-los para se obter um crescimento saudável da barba.

O estrogênio por exemplo, é uma substância que deve ser evitada, uma vez que ela está presente no corpo feminino e se opõem a testosterona. O estrogênio está presente em mais alimentos do que se possa imaginar, abaixo estão alguns deles:

  • Embalagens plásticas:

Embalagens plásticas devem ser evitadas em alimentos e produtos para o corpo, pois ao iniciarem sua degradação, eles liberam os compostos onde contem estrogênio sintético no produto que está dentro da embalagem.

  • Cereais e sementes:

Estes são os elementos que mais contem estrogênio e devem ser evitados para não prejudicar a produção de testosterona.

Terceiro passo: pratique exercícios físicos:

Exercícios físicos são uma ótima maneira para produzir testosterona, pois os músculos fazem com que o corpo precise de mais energia, e assim produz mais testosterona. E como a testosterona ativa os folículos pilosos, isso faz com que a barba cresça melhor, de forma saudável e forte.

Além do mais, quanto mais músculos trabalharem, mais testosterona será produzida, portanto varie entre exercícios aeróbicos, cardiovasculares e musculares.

Quarto passo: descanse!

Os fios da barba tendem a crescer mais enquanto você dorme, pois durante o descanso, o corpo canaliza a energia gerada durante o dia. Portanto, descanse bem durante a noite, e tente obter a maior qualidade possível do sono, o que é muito mais importante do que a quantidade de horas dormidas.

Quinto passo: pare de se barbear

O mito de que quanto mais você se barbear mais a sua barba cresce, não passa de um mito! Quanto mais você raspar ou aparar sua barba, mais seu crescimento será atrasado.

Deixe sua barba crescer, no início você sentirá muita coceira no rosto, mas é normal. O importante nesse passo, é ter paciência, e manter o rosto sempre limpo e hidratado.

Último passo: o tamanho no tempo certo

Você só poderá começar a aparar a sua barba quando ela atingir um tamanho “adulto”, que geralmente acontece entre 4 a 6 semanas. Pois somente nesse tempo, os pelos atingem um tamanho aceitável para serem cortados

Essas são as principais dicas para que o crescimento da sua barba seja saudável. Lembre-se de sempre tomar os devidos cuidados de higiene e alimentação, dessa forma, terá uma barba forte e saudável.

Vídeo:

você pode gostar também Mais do autor

Conte para nós, o que achou?

Seu endereço de email não será publicado.