Financiar Casa ou Apartamento?

Muitas pessoas estão na dúvida sobre compra a casa própria por conta de um financiamento de 30 anos ou mais ou um apartamento exatamente no mesmo período. Exatamente por ficar presos em uma dívida que pode abranger grande parte de suas vidas, não podemos arriscar a comprar algo que não nos satisfaça, por isso a escolha deve ser precisa.

Compensa Financiar Casa ou Apartamento (Foto:Divulgação/Google)

As pessoas, no mundo de hoje, adquiriram novas prioridades em suas vidas, além da compra da casa própria. Não porque moradia tenha deixado de ser um importante fator em nossa sobrevivência, pelo contrário, mas sim porque as condições de pagamento nos financiamentos sem fim e os valores que os imóveis atingiram, fazem muitos pensarem: compensa financiar casa ou apartamento?

Diferenças entre casa e apartamento

A vida em casa e apartamento diferem demais. Podendo acarretar diretamente na felicidade de uma pessoa ou família.

Então a escolha precisa ser certeira, para não haver arrependimentos na escolha entre financiar casa ou apartamento.

Muito mais do que o aspecto financeiro, julgamos importante que você tenha em mente que o pagamento de condomínio, vizinhos próximos, possibilidade de barulho do outro lado da parede, no caso de apartamentos, podem acabar com a sua qualidade de vida. E, no caso da casa, a vida sem tanta segurança como os condomínios oferecem, preocupação com a calçada e outros aspectos que um condomínio cobrem para você, uma vizinhança fria em um bairro sem lazer para você e os filhos, diferentemente de um condomínio com estrutura e lazer, podem ser péssimos também.

Pense em tudo antes de escolher e não somente o aspecto financeiro.

A insegurança do aluguel

Sem dúvida alguma o momento que mais vale a pena financiar um imóvel, casa ou apartamento, é quando você e sua família não tem uma única casa própria e depende do pagamento de aluguel. Financeiramente não é um bom negócio, além do fato de que a tranquilidade pode acabar no momento em que o emprego for posto em risco, com você sendo podendo ser obrigado a desocupar o imóvel.

Você não está preso ao financiamento ou ao imóvel por 30 anos

Um dos maiores temores das pessoas ao financiar um imóvel, é o tempo do financiamento.

A maioria morre de medo em ficar preso em um pagamento por 30 anos ou mais e cometem o erro de não comprar nada e, 30 anos depois, se arrependerem.

Mais do que isso. A região aonde comprou sua casa ou apartamento, pode e vai mudar durante o período de 30 anos. Mais ainda: você e sua família podem mudar em 30 anos. Se você é solteiro, pode casar, ou se já é casado pode divorciar, enfim.

Mas você não precisa ter tanto medo, porque não está preso a um financiamento de décadas coisa alguma. Não é um caminho sem volta. Primeiro porque as coisas podem melhorar financeiramente também e você pode ter condições de amortizar o seu financiamento a qualquer momento com seus recursos próprios, ou a cada dois anos com o seu FGTS.
E se não quiser mesmo a casa ou apartamento mais, outra alternativa, um pouco mais complicada, mas factível, é vender o imóvel no meio do financiamento, passando a dívida adiante.

Situação de vida estável

Compensa, e muito, financiar uma casa ou apartamento quando você está em uma situação de vida estável.
Mesmo que não ganhe muito, o que ganha é o suficiente, mas você ainda vive de aluguel, é preciso pensar em dar um passo à frente e investir em um financiamento de casa ou apartamento.

Casos suas necessidades sejam menores e os valores assustem, o apartamento (normalmente mais barato) é a melhor opção para não se complicar. Mas o fato é que, compensa muito investir em sua casa própria, especialmente se sua vida estiver em um bom momento financeiro (que pode passar) e investir em uma casa pode lhe dar segurança de vida.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!