Diferença entre Morar em Apartamento e Casa

Existem diferenças substanciais entre morar em apartamento e casa. Essas discrepâncias são fundamentais para estabelecer as pessoas que conseguem viver e serem felizes em um ou no outro. Para evitar arrependimentos, é bom saber de antemão as principais diferenças.

Diferença entre Morar em Apartamento e Casa (Foto: Divulgação)

Sonho dos brasileiros, a casa própria é uma busca na vida de todos, mas quando chega a hora de escolher, não tem jeito, as diferenças entre morar em apartamento e casa são evidentes e podem ser determinantes para sua felicidade e bem-estar saber em qual você realmente deve viver.

Para decidir, é sempre melhor saber com antecedência as vantagens e desvantagens sobre a moradia em casa ou apartamento. Veja:

A casa

Vamos começar com o mais falado, a casa. A casa possui alguns aspectos que são imprescindíveis para algumas pessoas viverem bem em seus lares, os maiores são a sensação de liberdade e privacidade.
A ausência de vizinhos próximos e não separados por uma única parede é fundamental para algumas pessoas poderem viver bem.

Espaço para cuidar de pets e plantas, que normalmente são mais apertados ou inexistentes em apartamentos, também são considerados na hora de escolher entre um e outro.

A manutenção da casa, normalmente, faz com que o gasto em condomínio não seja uma diferença muito grande, mas claro que isso varia de condomínio para condomínio.

Se sua casa não tiver piscina, a manutenção dela será menor, enquanto que condomínios com piscina são mais caros.

Outro aspecto que agora conta a favor de quem gosta mais de casa é que uma diferença importante entre ambos diminuiu recentemente, com a expansão de condomínios horizontais fechados, que trazem as mesmas seguranças dos apartamentos, com casas e vizinhos mais distantes, exatamente como nas ruas, mas com o conforto e proteção de um condomínio fechado.

Evidentemente, em todo condomínio existem regras a seguir tanto quanto em qualquer outro, a diferença é a sua casa mesmo e a liberdade que dela advém, mas, se for parar para pensar, mesmo na rua há regras para serem seguidas como som alto depois de um certo horário que pode incomodar os vizinhos e é motivo até para chamar a polícia.

Apartamento

O primordial na moradia em apartamento é a segurança. Claro, há mais condomínios horizontais hoje, mas nem se compara com a oferta de apartamentos em condomínios fechados.

Portaria 24 horas. Câmeras de segurança, uma rede completa em tecnologia de segurança eletrônica como CFTV (sistema em vídeo), portaria eletrônica, portaria remota, entre outros, que tornam a vida de quem mora em apartamento bem mais segura na comparação com as casas.

Outro aspecto é ter gente para receber suas encomendas e guardar cartas e pertences para você.
Isso é perfeito para quem passa muito tempo fora de casa. Até mesmo se perder a chave do apartamento, tudo pode ser resolvido facilmente apenas deixando uma reserva na portaria.

Claro, as regras do condomínio podem fazer a vida de muitos menos felizes, mas não há outra forma de se conviver em sociedade. Tendo isso em mente, morar em apartamento pode ficar mais fácil.
Normalmente é um espaço menor e exige adequação, mas também não exige comprar muitas coisas para ocupar o espaço do lar.

E a grande diferença que mais incomoda as pessoas, são os vizinhos e a possibilidade de ouvi-los de sua casa.
Para evitar isso, procure apartamentos mais antigos com concreto sólido e a prova de som, ou verifique a procedência da construtora do prédio mais novo e se há reclamações neste aspecto. Essa é uma diferença entre casa e apartamento que não há como ignorar.

Vídeo, Casa ou Apartamento:

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!