Os Melhores Momentos do Eclipse Solar 2017

Eclipses sempre foram vistos das mais diversas formas: medo, divindade e reverencia. Mas graças à internet, agora são vistos com humor.

 

Eclipe Solar 2017 (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Como é de domínio comum, um eclipse é um evento astronômico que acontece quando a posição de um objeto celeste em trânsito é coincidente ou atravessa o caminho de outro objeto celeste só que distante do mesmo. Traduzindo, é quando um objeto celeste fica na frente do outro.

O termo é advindo do termo grego antigo “deixar para trás”, e sempre foi visto com reverência e temor pelos povos antigos ou não. No entanto, uma nova reação a esses evento surgiu.

Graças a tecnologia informatizada, que permite uma produção rustica de imagens, sendo elas fotos ou não, agora o eclipse pode ser tido como algo pode ser motivo para risos.

Memética.

Dificilmente alguém não compartilhou um meme: eles têm uma capacidade de derrisão tão alta que é quase impossível não enviá-los a conhecidos ou mesmo utilizar algum editor simples de imagem ou vídeo para criar os seus.

De modo geral é a designação usada para descrever um conceito de imagem, vídeos, gifs que podem ser ou não relacionados com humor e que podem viralizar na internet. Curiosamente ele é uma referência a um conceito de cultura advindo da genética, cunhado por Richard Dawkins em 1976, na sua obra The Selfish Gene.

Domando as imagens

Devido à altíssima capacidade de profusão e dispersão de informações pela web toda a sorte de profissionais ligados ao marketing, relações públicas e outros tem tentado criar seus próprios memes e assim alcançar o chamado marketing viral. Seu custo-benefício é barato e sua durabilidade geralmente é pequena.

Mas e o eclipse?

Como o eclipse solar do dia 21/08/2017 só pôde ser visto nas regiões Norte e Nordeste do país, os internautas levaram aos extremos sua habilidade de criar memes, afim de: discutir esse evento, criar hashtags, e resgatar piadas. Estrelas dos Memes como cantora Gretchen, ou a grávida de Taubaté foram lembradas, assim como pequenos vídeos de decepção devido ao evento não poder ter sido conferido fora dessas regiões.

Nascido para os memes

Trump olha direto para o sol durante o eclipse (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Outra grande estrela dos Memes ( e que sinceramente parece ter nascido para isso) foi o presidente dos E.U.A., Donald Trump. O atual ocupante da Casa Branca é assiduamente lembrado em vários memes (aliás, que presidente norte-americano não é?).

Aliado ao fato de ele não ter usado óculos de sol para se proteger do evento, recomendação feita pela NASA, os internautas norte-americanos não abriram mão de criticá-lo.

Toda a sorte de piadas surgiu, desde de o Presidente Donald Trump  não aceitar as recomendações de seus assessores para nenhum assunto; de ele estar desafiando o ex-presidente Barack Obama, de estar usando uma possível cegueira como desculpa para não aprovar certas legislações importantes, além de citações a séries como o Game of Thrones.

Nesse novo mundo parece que nada está ileso da fértil marca do humor, nem presidentes, nem fenômenos naturais, nem políticos brasileiros, nem esquerda, nem direita, nem centro, nem lado, nem nenhuma outra extremidade. Estamos em um mundo onde tudo e todos os valores estão em crise e, portanto são passíveis de serem transformados em piada.

Um mundo que abandona sistematicamente tudo o que acreditava, que acredita, e que acreditará, onde, toda a realidade concreta é tão volúvel e mutável quanto os memes. Onde tudo é possível e nada é solido de fato, e que até mesmo eclipses são motivos para rir.

Nada contra, porém particularmente temo ser um mundo onde a grande piada celestial não sejam os planetas, mas sim, nós mesmos.

Separamos algumas fotos e vídeos, confira na íntegra:

Estação Espacial passa em frente ao Eclipse, momento fantástico registrado pela NASA.

Momentos do Eclipse registrado por pessoas, é de arrepiar, acompanhe:

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.