Saúde & Bem Estar: Benefícios e Efeitos que o Café causa

Descubra o que o café pode trazer de bom para a sua saúde e também alguns problemas que ele pode trazer.

Benefícios e Efeitos que o Café causa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

O café está diariamente na mesa e no cotidiano das pessoas. Ele já se tornou uma bebida obrigatória nos mais diversos momentos do dia. Para algumas pessoas ele se tornou também uma forma de obter mais energia para o dia a dia, enquanto para outras, é mais uma forma de apreciar algo diferenciado.

Atualmente existem diversos tipos de cafés feitos das mais diferentes formas possíveis para agradar a todo tipo de paladar. Por isso, o café está cada vez mais popular.

Seja com leito ou puro, o café geralmente é um acompanhante das principais refeições do dia ou até mesmo depois do almoço, para começar bem a tarde.

O café pode trazer tantos benefícios como malefícios para nossa vida, tudo isso depende da forma e da quantidade que é ingerida. Por isso, separamos algumas dicas para você perceber se o café está fazendo bem ou não passa a sua saúde.

Assim será possível perceber os efeitos do café e até mesmo, descobrir uma melhor maneira de utilizá-lo como uma forma de manter-se também saudável.

Conheça os principais benefícios e malefícios que o café pode trazer para a sua saúde.

Os benefícios do café

Benefícios e Efeitos que o Café causa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Quem pensa que o café serve como fonte de energia, está correto. A cafeína contém sim propriedades energéticas e faz com que as pessoas fiquem mais despertadas após o seu consumo, por isso que o café é tão apreciado pela manhã.

As bebidas energéticas contém cafeína justamente pelo potencial que ela tem em despertar as pessoas.

Além disso, o café, mais especificamente a cafeína, também pode servir para aliviar o stress, pois ajuda a melhor o humor e trazer uma sensação de bem-estar. Dessa forma, os níveis de stress podem sim ser contidos com o consumo moderado do café.

Alguns estudos demonstram que o café pode ajudar a prevenir câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico, sendo recomendado pelo menos uma xícara de café por dia.

Outro benefício interessante do café é em relação a estimulação da digestão, pois é uma bebida que estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide, aumentando o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão, por isso, além de uma ótima maneira para tirar o sono da tarde, o café também pode servir para auxiliar na digestão do meio dia.

Portanto, o café pode ser visto como uma bom aliado a boa saúde. Porém, ele não traz apenas benefícios para a nossa saúde, também existem alguns malefícios.

Os malefícios do café

Benefícios e Efeitos que o Café causa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Apesar de trazer alguns benefícios significativos, o café também pode ser percebido como uma bebida que gera vício, tanto psicológico quando físico.

A cafeína, quando consumida em excesso diariamente, pode fazer com que o organismos se acostume com ela e, sem ela, a pessoa pode sofrer de abstinência (como em qualquer outro tipo de vício). Sendo esse um vício físico.

Quando se ingere o café, geralmente se tem uma sensação de bem-estar e de estar bem acordado, essa sensação pode gerar um vício psicológico, fazendo com que a pessoa beba cada vez mais café para se sentir bem.

Por ser uma bebida energética, o café também pode causar insônia nas pessoas, principalmente quando ele é ingerido perto do horário de dormir.

Além disso, o excesso de cafeína pode causar transtorno mental temporário. Isso ocorre quando o consumo é tão exagerado que causa uma intoxicação, que pode levar à inquietação, nervosismo, excitação, rubor, desconforto gastrointestinal, espasmos musculares, confusão na fala, insônia e alteração do ritmo cardíaco.

Dicas para o bom uso do café

Benefícios e Efeitos que o Café causa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Como foi possível perceber, o café traz benefícios e malefícios para a saúde, porém, os malefícios estão geralmente relacionados com o uso excessivo da bebida.

Por isso, é fundamental que se aprecie de um bom café com moderação, evitando tomar grandes quantidades. É interessante também, evitar o uso de adoçantes e açúcar no café, pois eles podem ser prejudicais para a saúde.

O café pela manhã pode ser uma ótima maneira de despertar e acorda bem para iniciar o dia, mas, durante a noite pode fazer com que você perca o sono. Por isso, evite o café algumas horas antes de dormir (assim como qualquer bebida que contenha cafeína, como os refrigerantes).

Portanto, para que o café seja benéfico para a sua saúde é preciso saber apreciá-lo com moderação, possibilitando obter todos os benefícios que ele traz para a sua saúde.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!