Bem Estar: Esteira de Corrida faz Emagrecer?

A esteira foi um dos principais aparelhos de ginástica que muitos utilizaram. Mas, será que ela realmente nos faz emagrecer? Hoje vamos esclarecer tudo sobre. Confira

Bem Estar: Esteira de Corrida faz Emagrecer? (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Emagrecer sempre foi uma palavra presente no vocabulário de muitas pessoas. Durante muitos anos era uma preocupação mais comum entre as mulheres.

Porém com o passar do tempo a preocupação com a saúde e a estética aumentou e emagrecer se tornou uma missão de ambos os sexos.

Atualmente são diversas as opções para ajudar a perder peso, academias com as mais variadas e diferenciadas modalidades, academias só para mulheres, só para homens, todos juntos, danças, aeróbicos, pilates, crossfits, zumba e muito mais. No entanto, quem conseguiu deixar a velha e boa esteira de corrida de lado?

No início da era de academia, exercícios, aeróbicos e musculação, os aparelhos eram mais limitados.

Com o passar dos anos, diversos novos aparelhos de ginástica e musculação foram surgindo, para ajudar a realizar ainda de forma mais eficiente cada exercício, para cada região do corpo.

Mas desde o início e até hoje a esteira é indispensável para os treinos.

Mesmo fazendo parte dos treinos, sempre surgiu a seguinte dúvida “ Correr na esteira realmente faz emagrecer? A mesma coisa que correr na rua?”.

Essa pergunta é feita até hoje por muitas pessoas. Por isso, hoje vamos contar tudo sobre a corrida na esteira e seus benefícios para o corpo e a saúde. Confira.

Bem Estar: Esteira de Corrida faz Emagrecer? (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Afinal, Emagrece ou não emagrece?

Logo de início vamos esclarecer essa dúvida, Sim a esteira faz emagrecer e traz diversos benefícios à saúde.

Utilizar a esteira faz emagrecer, pois é um exercício aeróbico e ainda oferece o aumento à resistência e ajuda na perda de gordura, porém é preciso utilizá-la da maneira correta.

A esteira é um aparelho completo e permite que utilize diversas funções que ela tem para oferecer.

Realizar treinos periódicos ajuda a obter resultados mais eficientes.

Há esteiras que possuem algumas funções diferentes das demais, tornando-a ainda mais completa.

No caso as melhores esteiras são as que possuem função de distância, velocidade, calorias e tempo.

Existem modelos ainda mais completos com mais funções, mas essas são as principais e basicamente indispensáveis para realizar bons exercícios e realmente potencializar seus resultados.

Não há como ter dúvida de que caminhar na esteira ajuda a emagrecer, mas o fundamental é a coerência e freqüência na prática dos exercícios, fora a dedicação e o esforço que é indispensável.

Qual o tempo necessário de esteira para emagrecer?

Emagrecer rápido do dia para a noite não existe, mas para obter resultados com mais rapidez dependerá da frequência que realiza o exercício de esteira, a velocidade e tempo que permanece nela.

Claro que não adianta em nada fazer a esteira todo dia, com alta velocidade e frequência e não ter uma dieta saudável e balanceada.

Entretanto, para emagrecer rápido será necessário no mínimo 30 minutos de esteira por dia, durante 5 dias da semana.

Para emagrecer, mas já sem tanta pressa, 15 minutos de esteira por 3 dias da semana, são o suficiente. Nos primeiros dias, recomendar-se iniciar com cautela, sem exageros para que o seu corpo acostume com o ritmo dos exercícios sem passar mal.

Dicas Importantes

Por mais que pareça um exercício tranqüilo, a esteira suga bastante da nossa energia e eleva nosso nível de aceleração.

Por isso, algumas dicas e hábitos são indispensáveis para manter o bom funcionamento do corpo, trazendo benefícios e nenhum problema.

  • Tome bastante água para se hidratar com freqüência durante a atividade;
  • Tenha sempre uma toalhinha, pois a esteira faz suar muito. Por isso, o uso da toalhinha para secar o rosto é indispensável;
  • Mantenha a postura sempre correta, ereta. Não importa se está correndo ou andando na esteira, a postura é muito importante;
  • Procure um ritmo que agüente e mantenha a freqüência.
  • Aumente a intensidade aos poucos.

Qual a maneira ideal de emagrecer na esteira?

Quando buscamos emagrecer, ficamos entusiasmados e ansiosos para ver resultados e nos livrarmos daqueles quilinhos extras tão incômodos.

“O problema é que o entusiasmo dura apenas nos primeiros dias, depois bate a preguiça, “amanhã eu faço” “hoje estou cansada”, “ não está resolvendo nada”.

Essas são frases comuns para quem está buscando emagrecer e a maneira ideal de emagrecer na esteira é realmente mantendo a regra, junto à alimentação saudável, frequência e paciência para começar a notar os resultados.

Abaixo separamos por semana, a melhor maneira de obter êxito na esteira sem prejudicar a saúde.

1ª semana:

Inicie a atividade com um treino de apenas 30 minutos por dia. A intensidade deve estar alta para que chegue ao nível de emagrecer.

Mantenha a velocidade de 5km por 3 minutos e após aumente mais um minuto a 6,5km. Alterne essa velocidade e tempo até encerrar os 30 minutos de esteira.

Mantenha esse ritmo por toda a primeira semana. Caso treine todos os dias, realize esse mesmo treino todos os dias e se for três vezes a semana, mantenha por três vezes na semana.

2ª Semana:

No início, comece com os mesmos 3 minutos da semana anterior, porém agora a 6km e tente correr ao menos por 1 minuto a 8km.

Caso ainda não consiga, aumente a inclinação da esteira (caso tenha) e ande esse 1 minuto a 6,5.

Em seguida volte a alternar para mais 3 minutos na posição normal a 6 km.

Nessa semana, será mais fácil, pois estará mais acostumada e ficará mais fácil de manter um ritmo que faça emagrecer.

3ª semana:

Na terceira semana, o corpo já está mais acostumado e a pessoa está mais preparada para conseguir correr alguns minutos.

Ande por 3 minutos a 6 km e corra por 2 minutos a 7 ou 8 km. Vá alternando até encerrar os 30 minutos.

4ª Semana:

Já na quarta semana, a última do mês, você precisará andar por 3 minutos a 6 km e mais 3 minutos correndo a 8 km durante 30 minutos.

Conforme as semanas vão passando o corpo passa a ficar mais resistente e realizar os exercícios se torna ainda mais fácil, principalmente para correr que é a principal hora que ajuda a emagrecer.

A idéia é que chegue a um nível onde corra mais do que ande.

Para que os exercícios sejam ainda mais intensos, procure inclinar a esteira, caso o aparelho tenha essa opção.

Alternar a inclinação e manter a velocidade no mínimo a 9 km é uma ótima forma de emagrecer na esteira.

Viu como a esteira é eficiente para emagrecer?. Agora que já esclarecemos essa dúvida não perca tempo e corra para a esteira e perca aqueles quilinhos indesejáveis de maneira fácil e sem prejudicar a saúde.

Não se esqueça de manter a regra na alimentação, cortando tudo que é gordura, refrigerante e excesso de doce.

Bem Estar: Esteira de Corrida faz Emagrecer? (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!