Encceja Inscrição: Certificação do Ensino Médio

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária, o qual disponibiliza aos jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior a oportunidades de terminar os estudos.

Encceja Inscrição (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Como é sabido  Ensino Médio está passando por uma série de reformulações em todo país. Dentre as mudanças que impactam de forma direta grande parcela da sociedade, está a mudança nas normas da obtenção do Certificado de Ensino Médio.  Assim uma das melhores opções, mais uma vez será o Encceja 2017.

Fim da validade do Enem como certificado de conclusão de curso

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não fará mais parte da lista de avaliações que garantem o certificado, a partir de 2017. Por isso mais uma o Encceja é uma opção atraente.

Esse exame é, em suma, um modo de verificar as habilidades, competências e saberes obtidos através do processo de escolarização ou em processos formativos: ele verifica o desenvolvimento dos candidatos em âmbitos diferentes, de que maneira foi sua educação formal em ambiente familiar, no trabalho e em outras organizações da sociedade.

Encceja Inscrição

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 de agosto. No caso das inscrições no exterior o período é de 3 a 17 de julho.

Os pré-requisitos para fazer a inscrição são: ter idade mínima de 15 anos, na data da realização das provas, no caso de certificação de nível Fundamental. No caso do Ensino Médio aumenta para 18 anos.

Se o participante carecer de atendimento especializado e/ou específico é preciso fazer a solicitação, e comprovar a necessidade, durante o período de inscrição. Também é preciso indicar qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia o participante deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, é preciso escolher a cidade onde se fará as provas.

Documentação

Os documentos necessários são o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade. Para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deve informar, no ato da inscrição, o número do CPF do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

O órgão responsável pelo exame, o Inep informou que a prova terá as mesmas referências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O edital do Encceja 2017 com todos os detalhes está disponível através do endereço: http://bit.ly/edital-encceja-2017

O endereço do portal oficial para inscrições é:

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/Encceja 2017 Inscrições

Datas das provas

Em âmbito nacional ocorrerá no dia 22 de outubro (manhã e tarde)

Para privados de liberdade a prova ocorrerá em 24 e 25 de outubro

No exterior ocorrerá no dia 10 de setembro, sendo aplicada nos  seguintes locais: New York e Boston (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Caiena (Guiana Francesa), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Amsterdã (Holanda), Madri (Espanha), Paris (França), Ota, Nagóia e Hamamatsu (Japão), Genebra (Suíça).

O que será cobrado

As provas do Encceja 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar no mínimo 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.

As áreas de conhecimento no Ensino fundamental serão Ciências Naturais,  História E Geografia    Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física,  Redação  e Matemática.

Já no Ensino médio serão Ciências da natureza e suas tecnologias,    Ciências humanas e suas tecnologias,     Linguagens e códigos e suas tecnologias e redação e Matemática e suas tecnologias.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!