Significado de Ética e Cidadania – O que é, Conceito e Definição

Descubra a importância de conhecer os conceitos de ética e cidadania e as suas implicações no convício social.

Significado de Ética e Cidadania - O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/YouTube)

A ética e a cidadania são dois conceitos fundamentais para o bom convívio social, pois, eles também regem o convívio das pessoas em sociedade e, principalmente, fazem com que esse convívio seja mais saudável e justo para todos.

Esses conceitos nos trazem responsabilidades a respeito de nossos comportamentos e também fazem com que tenhamos reflexões sobre as consequências de nossas ações no convívio social com os outros.

Por esse motivo, esses conceitos são tão importantes e precisam ser aprendidos e refletidos com frequência, para que as pessoas deixem de agir de forma automática e passem a refletir sobre seus comportamentos.

Mas afinal, o que é ética? E o que é cidadania? É isso que vamos descobrir com esse artigo.

A Ética

Significado de Ética e Cidadania - O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/YouTube)

A ética é um conceito amplo, muito estudado por filósofos, com grande importância no papel social. A palavra Ética, deriva do grego ethos, que pode ser visto como o caráter, o modo de ser de uma pessoa, podendo ser traduzido como "aquilo que pertence ao caráter”.

Nesse sentido, é possível afirmar que não existe apenas um tipo de ética. Ela é flexível para se encaixar em diversos conceitos, como por exemplo a ética profissional (tão importante nos dias de hoje) percebida nos códigos de ética profissionais, assim como a ética nos comportamentos ou até mesmo a ética pública, entre outras.

Porém, para Clóvis de Barros Filho, professor de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ética não pode ser vista como apenas uma "tabela com todas as condutas humanas", para definir os conceitos de "certo ou errado" ou "justo e injusto". Pois somente isso não seria o suficiente para refletir sobre a ética e para abranger as condutas humanas, limitando a sua definição.

De acordo com o professor, a cada momento de nossas vidas e de nossas convivências sociais temos que enfrentar situações inéditas que não temos ainda um valor, uma previsão de justiça (que não estaria nessa “tabela”). Por esse motivo, a ética passa a ser um eterno debate sobre os princípios que devem nortear a nossa convivência social.

Dessa forma, a ética nãos seria apenas uma tabela de princípios universais que devemos seguir e respeitar (consagrados no passado) mas sim, uma possibilidade de debate sobre as condutas humanas, sendo um janela para o futuro, pois está envolta de um grande espaço de argumentação em que os princípios variados são respeitados.

Nesse ponto de vista, ainda de acordo com o professor, a ética seria portanto uma vitória da convivência sobre os interesses singulares, a vitória da vontade geral sobre a vontade de cada um e até mesmo a vitória dos interesses públicos sobre os interesses particulares.

Dentro da ética, temos um conceito que deve ser destacado que é a moral. Esses são temas relacionados, em que a moral se fundamenta na obediência das normas, costumes e mandamentos culturais, enquanto a ética seria a fundamentação e reflexão sobre esses princípios.

A cidadania

Significado de Ética e Cidadania - O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/YouTube)

Assim como a ética, a cidadania é outro conceito muito importante em relação ao convívio social. O termo cidadania vem do latim civitas que significa cidade. Desse modo, a cidadania seria o conjunto de direitos e deveres em que o cidadão (sujeito que se relacionada e convive em sociedade) deve respeitar e seguir em relação a um Estado.

Os direitos e deveres das pessoas devem caminhar juntos, de forma que o direito de um cidadão implique necessariamente em uma obrigação de outro cidadão.

Dessa forma, a cidadania tem relação também com a nacionalidade (a nacionalidade é pressuposto da cidadania), pois é preciso cumprir os direitos políticos de determinado país. No caso do Brasil, esses diretos políticos são definidos e regulados pela Constituição Federal.

Nesse sentido, para ser cidadão é preciso conviver de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada. O cidadão brasileiro deve conhecer e respeitar a constituição federal.

Ou seja, todo cidadão possui direitos ao mesmo tempo em que possui deveres que deve cumprir para que a cidadania seja aplicada de forma satisfatória. Esses direitos e deveres devem estar interligados, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.

Por esse motivo, para exercer a cidadania é preciso ter consciência de todos os seus direitos e obrigações como cidadão, colocando os mesmo em prática. Assim será possível aproveitar todas as disposições constitucionais e aproveitar de todos seus direitos.

Tanto a cidadania quanto a ética devem ser conceitos constantemente estudados para que as regras, normas e a moral sejam respeitadas por todos.

Apenas dessa forma será possível conviver em uma sociedade mais justa, em que as pessoas reconheçam o seu papel social e cumpram seus deveres, tendo possibilidade de aproveitar todos os direitos que lhes são atribuídos, sem que isso interfira no direito do outra e ninguém se sinta prejudicado nesse processo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.