Significado de Ética

Ética se tornou um tema intricado e muito em voga atualmente, no entanto, poucas pessoas realmente sabem qual o verdadeiro significado de ética e, pelo visto, pouco praticam ética também. Mas para saber como introduzir a ética no cotidiano, é preciso compreendê-la.

Significado de Ética (Foto: Divulgação/Google)

Vamos começar do início: o termo ética é do ramo da filosofia e sempre foi dedicado aos assuntos morais do cotidiano e nas aplicações do trabalho. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

Como tudo originado da filosofia, seus conceitos são deslocados para a prática do dia a dia, na qual podemos entender melhor a ideia de ética na prática, quando observamos o comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor, nestes casos, especialmente, o termo “ética” é bastante dito, com a inclusão da profissão no termo e com análise específica para essas expressões: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

Conceito e definição

Trata-se de um conjunto de princípios morais, uma teoria ou sistema de valores morais do materialista atual, ou seja, ética é um conceito de uma obra antiga que é volátil com o tempo e as novas funções desenvolvidas pela sociedade, construindo novos conceitos de ética, porém todos sempre ancorados nas definições antigas de moral e caráter.

Assim sendo, a ética se fundiu mais em nossa sociedade, tornando-se importante para a prática e vida em conjunto, por este motivo, a ética pode ser confundida como lei, embora, com certa frequência, a lei tenha como base princípios éticos, o que permite, inclusive, interpretações abstratas das leis e comportamentos.

No entanto, a ética não é uma obrigação constituída em lei, que deve ser cumprida sobre pena de punição em multa, penas alternativas, privação da liberdade ou até mesmo pena de morte, nenhuma pessoa é compelida pelo Estado a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas.

A ética não é detida por essas limitações, no entanto. Ela abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional, e sendo caso determinante para punições em âmbitos profissionais e civis, como na demissão de um profissional ou exclusão de um aluno de uma turma exatamente por uma quebra da conduta ética em vigência nos costumes daquela sociedade.

Há códigos de ética profissional implícitos que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão e em sociedade, e as quebras desses códigos imperam em punições, mesmo que não constando em lei.

Ética e Moral

A moral e a ética são totalmente relacionadas, mas são diferentes, embora a vida sem ética exista, a vida sem moral, em uma sociedade, não é permitida, pelo menos em sua superfície.

Isso porque moral se fundamenta na obediência as normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, procura fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano, desobediência a essas regras, implicam em punições mais severas, na teoria.

Enquanto que na filosofia, a ética não se resume à moral, mas algo que busca o melhor estilo de vida em sociedade, sendo ajudada por diversos campos da ciência, como: antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!