Exercícios para Estimular a Gratidão

Confira 4 maneiras de estimular e exercitar o seu sentimento de gratidão e sentir-se mais feliz.

 

Exercícios para Estimular a Gratidão (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A gratidão pode ser vista como o ato de reconhecer o que o outro fez por nós, principalmente quando se trata de um benefício, auxílio ou um favor. Ela é uma emoção que envolve um sentimento de reconhecimento e uma dívida emotiva em direção de outra pessoa.

Porém, cada vez mais as pessoas estão com dificuldades de sentir e, principalmente de demonstrar a gratidão.

E isso traz apenas consequências negativas para nossas vidas pois as pesquisas demonstram que o sentimento de gratidão é relacionado com um bem estar emocional e com a própria felicidade.

Dessa forma, quem tem maior capacidade de sentir gratidão também acaba se sentido melhor em relação à própria vida, tendo maiores probabilidades de se sentir feliz e perceber os gestos positivos do outro.

Quem deseja adquirir os benefícios pessoais do sentimento de gratidão, precisa então estimular e trabalhar esse sentimento, para que assim possa se sentir mais grato em relação aos acontecimentos da vida.

Veja o que você pode fazer para exercitar a sua gratidão, sentir-se melhor em relação à vida e ter uma nova virtude em sua vida.

Busque reconhecer o que os outros fazem

O reconhecimento da atitude dos outros está diretamente ligado ao sentimento de gratidão em relação ao outro.

Por isso, é muito importante passar a reconhecer tudo o que o outro faz por você, seja as coisas que você pede/deseja, como também as surpresas positivas. Pois assim, será possível se sentir mais grato em relação a tudo o que acontece.

Portanto, para realmente passar a estimular a sua gratidão, reflita sobre tudo o que o outro faz por você e tente imaginar o que faz o outro ter alguns comportamentos e até mesmo o trabalho que ele passou para fazer algo para você.

Sempre que alguém lhe fizer algo, pense “Ele poderia estar fazendo outra coisa, mas preferiu fazer isso para mim”.

Esse pensamento é uma ótima maneira de começar a exercer a sua gratidão em relação aos outros.

Perceba que os outros não são obrigados a nada

Um dos motivos que faz com que a gratidão esteja cada vez mais em falta no mundo é porque as pessoas acreditam que os outros sempre precisam agradá-las.

Tudo o que o outro faz nunca está bom para algumas pessoas. Se alguém fez algo, fez apenas por obrigação.

Exercícios para Estimular a Gratidão (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Por exemplo, muitas pessoas acreditam que o parceiro precisa fazer de tudo para agradá-las e por isso não se sentem agradecidas por um gesto romântico ou por um presente recebido pelo parceiro.

Mas elas estão enganadas. Ninguém é obrigado a nada e todo comportamento positivo dos outro em relação a você deve ser visto como uma ajuda e não como uma obrigação do outro.

Os pequenos gestos são importantes

Geralmente, para sentir gratidão, as pessoas esperam por grandes gestos, grandes sacrifícios e por isso sentem cada vez mais dificuldades em ter gratidão.

Porém, a gratidão deve existir também nas pequenas coisas, nos acontecimentos do dia a dia, nos gestos simples.

A partir do momento que você passar a perceber e entender a grandeza dos pequenos gestos do dia a dia, você passará também a sentir mais gratidão pelo outro que gastou do próprio tempo para lhe fazer algo.

Mude a sua perspectiva

Outra forma muito interessante de começar a exercitar a sua gratidão é com a mudança de perspectiva.

Isso significa passar a buscar por significados positivos em todos os acontecimentos, mesmo em alguns acontecimentos aparentemente negativos, é possível encontrar significados positivos que contribuíram para uma mudança em você.

Por isso, passe a focar a sua atenção nas partes positivas dos acontecimentos e deixar as negativas de lado.

Exercícios para Estimular a Gratidão (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Dessa forma, além de aprender mais com as suas experiências, você passa também a sentir mais gratidão por elas terem acontecido, afinal, se não fosse por alguns acontecimentos, não teríamos alguns benefícios em nossas vidas.

Portanto, o exercício da gratidão está relacionado diretamente com a forma como nós vemos o mundo e somente através da mudança é que conseguimos realmente passar a sentir mais gratidão com as coisas e obter benefícios com isso.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.