Formas de Aumentar meu Controle Mental

Descubra algumas maneiras de aumentar o seu controle mental e dominar os seus pensamentos e comportamentos.

Formas de Aumentar meu Controle Mental (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Ter um bom controle mental é fundamental no nosso dia a dia, principalmente para que tenhamos boas relações, com maiores possibilidades para lidar com as situações de uma forma mais satisfatória.

O controle mental pode ser visto também como o autocontrole, ou seja, um maior domínio sobre as nossas atitudes e pensamentos.

Ele é fundamental principalmente para as pessoas impulsivas, que geralmente se comportam pelo calor do momento e acabam se arrependendo depois.

Muitas pessoas ainda sentem dúvidas se é possível desenvolver um maior controle mental e evitar os comportamentos compulsivos. As respostas para esses questionamentos é sim. O autocontrole é possível ser obtido, permitindo uma grande melhora na qualidade de vida.

Antes de aprender a aumentar o controle mental, é fundamental compreender como funciona os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos:

Entenda como você funciona

Formas de Aumentar meu Controle Mental (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

É possível afirmar que todos os nossos comportamentos possuem um propósito, e nós funcionamos de uma determinada maneira.

Existe uma pequena fórmula que demonstra como nós agimos e, com ela, fica mais fácil compreender porque nos comportamos de determinada maneira, a fórmula é a seguinte:

Situação – Pensamento – Sentimento – Comportamento

Ou seja, diante de uma situação, nós pensamos sobre ela, de acordo com o nosso pensamento, nós sentimos e a partir disso, nós nos comportamos.

Geralmente isso ocorre de forma automática, sendo necessário perceber e atuar sobre essa fórmula para que seja possível ter um maior controle mental.

Dito isso, conheça algumas formas de aumentar o seu controle mental e ter melhor comportamento no seu dia a dia:

Identifique os seus pensamentos

O primeiro passo para desenvolver um bom controle mental é identificar os seus próprios pensamentos diante de uma determinada situação.

Todos nós temos pensamentos automáticos, que surgem de acordo com as situações. Esses pensamentos automáticos contribuem para que o nosso comportamento ocorra. Dessa forma, quando algo acontecer, no lugar de simplesmente agir (por impulso), pare e identifique o que você está pensando e o que esse pensamento está gerando em você.

Para isso, é fundamental perceber e identificar os pensamentos automáticos, antes de tomar alguma atitude.

Saiba quais são as suas emoções
Após identificar os seus pensamentos, fica mais fácil compreender as suas emoções e os seus sentimentos, pois elas são frutos do que pensamos.

Ou seja, se ocorreu uma situação e você pensou (interpretando esse situação) que algo pode te ferir, logo você ira sentir medo. O mesmo funciona para outras situações.

Outro exemplo seria se alguém te insultar logo você pensa que essa pessoa está te agredindo (mesmo que verbalmente) e com isso você sente raiva, afinal, ninguém gosta de ser agredido pelo outro.

Antes de agir, veja as opções

Agora que você está conseguindo perceber os seus pensamentos e sentimentos/emoções, fica muito mais fácil deixar de agir por impulso e imaginar as opções de ação.

Por exemplo, em um momento de raiva, no lugar de apenas agir, você pode parar (identificando os pensamentos e sentimentos) e então escolher qual caminho seguir.

Você pode extrapolar a raiva, brigar e gritar, como também pode se retirar do local para evitar conflitos ou até mesmo, tentar resolver a situação de uma forma pacífica, demonstrando que o que aconteceu não lhe agradou.

Ou seja, quando você passa a ter um maior controle mental, você também passa a agir de uma forma mais saudável, pois escolhe as melhores opções nas mais variadas situações.

Utilize a sua respiração com sabedoria

Para deixar de agir de forma automática, é interessante utilizar a sua respiração com sabedoria e dar um tempo antes de agir.

No momento em que você está refletindo sobre as opções, você deve também se concentrar na sua própria respiração, passando a respirar mais fundo e mais calmamente.

Dessa forma, você libera mais oxigênio para o cérebro, possibilitando que pense com mais clareza e tomando a melhor decisão possível.

Portanto, ter um maior controle mental significa se conhecer um pouco mais para identificar os seus pensamentos e sentimentos, possibilitando que você tenha comportamentos planejados, agindo de forma mais satisfatória e evitando arrependimentos.

É importante lembrar que tudo isso é um processo e precisa de treinos constantes, cada situação nova é um momento para treinar o seu autocontrole e aprimorar a sua habilidade de controlar a sua mente.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!