Caixa: Sacar FGTS Inativo Antecipadamente

Seguindo com pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), iniciado pelo Governo de Michel Temer no ano de 2016.

Caixa – Nascidos em Dezembro poderão sacar FGTS inativo antecipadamente (Foto: Divulgação)

A Caixa Econômica Federal resolveu antecipar a última rodada de saques para aqueles nascidos no mês de dezembro.

Os pagamentos começarão no próximo dia 8 de julho, um sábado. Mais de 2,5 milhões de beneficiados
No primeiro momento, a quinta fase do pagamento das contas inativas do FGTS para os nascidos em dezembro, deveria começar somente no dia 14 de julho.

A ideia foi aumentar o período para os mais de 2,5 milhões de beneficiados com a liberação dos valores, terem 24 dias, ao invés de 18, para efetuar o saque nas agências da Caixa.

O valor total disponível para pagamento supera os 3,5 bilhões de reais, equivalente a 8% aproximadamente do total disponível.

Até o último dia 28 de junho, a Caixa já liberou mais de 38,2 bilhões de reais aos trabalhadores com contas inativas do FGTS.

Data limite para os que não sacaram o FGTS inativo ainda

O Governo Federal estima que muitos ainda não realizaram os saques a que têm direito, e decidiu estender o prazo limite para o dia 31 de julho.

Mas não se preocupe, pois, caso você não consiga sacar o valor até o fim do prazo, seu dinheiro voltará para a sua conta do FGTS, adequando-se novamente as normas que permitem o saque de contas inativas. São elas:

  • É permitido sacar o FGTS de conta inativa trabalhadores ou dependentes portadores do vírus HIV; pessoas em tratamento contra o câncer; doentes em estágio terminal em razão de doença grave;
  • E se a conta ficar pelo menos 3 anos sem receber depósito de empregadores no Fundo de Garantia.

Para atender a todos beneficiados com o adiantamento nos pagamentos e também os que ainda não fizeram o saque, a Caixa abrirá 2.015 agências no próximo sábado, dia 8, para atender no horário das 9 da manhã às 15 horas.

Quem pode sacar e documentação

Pode fazer os saques das contas inativas todo o trabalhador com vínculo empregatício CLT que solicitou demissão ou foi demitido por justa causa até a data de 31 de dezembro de 2015. Não é permitido saque de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

Para efetuar o saque no valor de até 1.500 reais, o trabalhador pode fazê-lo somente com a senha do Cartão Cidadão no autoatendimento, enquanto que valores até 3 mil reais necessitam do Cartão Cidadão em espécie e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa. Valores acima somente nas agências bancárias.

Em todos os casos, ter em mãos o documento de identidade e a Carteira de Trabalho e/ou outro documento que comprove a rescisão, pode agilizar e até destravar o processo de liberação do saque.

Lembrando que em valores acima dos 10 mil reais, a apresentação destes documentos é obrigatória.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.