Ganhando Dinheiro: 4 formas de otimizar seu fluxo de caixa

Aprenda 4 maneiras diferenciadas para otimizar o fluxo de caixa da sua empresa e realizar uma gestão financeira eficaz.

Ganhando Dinheiro: 4 formas de otimizar seu fluxo de caixa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Um bom empreendedor é aquele que está preparado para lidar com os problemas do futuro. Formas de otimizar seu fluxo de caixa

Para isso, é preciso muito planejamento. Portanto, não basta apenas ficar de olho na entrada do dinheiro. Muito pelo contrário.

É preciso fazer um bom gerenciamento econômico. Por isso é importante conhecer o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa pode ser visto como o controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo, levando em consideração a entrada e a saída do dinheiro, realizando registros rígidos e detalhados.

Ele pode ser realizado diariamente, semanalmente ou mensalmente, disponibilizando a informação de toda a movimentação financeira da empresa.

Esse processo preciso conter todas as receitas e despesas, por menores que sejam, registrando detalhadamente a origem e o destino do dinheiro.

Para realizar esse processo, é comum, que as empresas, utilizem planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo às ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.

Por isso, veja como você pode fazer para melhorar cada vez mais o fluxo de caixa da sua empresa e se beneficiar com isso.

Encontrar a ferramenta ideal para a sua empresa

Para facilitar o processo do fluxo caixa, é fundamental encontrar uma ferramenta que facilite o registro e o compartilhamento das informações, otimizando assim todo o processo e, principalmente, facilitando o acesso aos registros.

Atualmente, existem diversas ferramentas online que podem te auxiliar no registro das informações. Algumas são pagas e outras não.

Mas, em um primeiro momento, você deve focar em ferramentas que são compartilhadas e online.

Ganhando Dinheiro: 4 formas de otimizar seu fluxo de caixa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Ou seja, é interessante que você encontre uma planilha que você possa ter acesso de forma remota.

Assim, quando você estiver em uma viagem, por exemplo, você poderá acessar o seu fluxo de caixa e fazer as modificação.

É muito comum que as pessoas, primeiro registrem essa informação, em um papel e depois passem para o sistema.

Mas, com uma ferramenta online, você poderá acessar a planilha em qualquer lugar e atualizá-la, diminuindo o seu trabalho.

Tenha uma política de pagamentos

Além de encontrar a ferramenta ideal, é interessante implementar uma política de pagamentos, tanto para receber como também para realizar os pagamentos.

Dessa maneira será mais fácil lidar com o seu fluxo de caixa.

Defina quais os dias do mês que você irá pagar seus fornecedores. Assim, você terá que mexer no fluxo de caixa apenas naquele dia.

Por isso, é importante conhecer os seus clientes e compreender como funciona a política de pagamento deles, para que você se adéque.

Ganhando Dinheiro: 4 formas de otimizar seu fluxo de caixa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Em relação aos pagamentos da sua empresa, você pode negociar com os fornecedores, informando como funciona a sua política de pagamento.

Dessa forma, não será preciso realizar pagamentos todos os dias. Eles serão realizados de acordo com o que você negociou, fazendo com que a empresa possa se organizar ainda mais.

Treine a sua equipe de vendas

Algumas empresas acabam não treinando a sua equipe de vendas, fazendo com que não se tenham regras em relação às vendas.

Por isso, é importante treinar a equipe para que ela instigue os compradores a comprar a vista, tendo mais benefícios com isso, ou optar por menos parcelas (em compras parceladas).

Ou seja, é preciso fazer com que a equipe de vendas demonstre para o cliente que, se ele comprar a vista, terá muito mais benefício, do que se ele comprar parcelado.

Assim, será possível otimizar o registro no seu fluxo de caixa.

Ganhando Dinheiro: 4 formas de otimizar seu fluxo de caixa (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Além disso, é preciso demonstrar também, caso o cliente deseja um pagamento parcelado, que, quanto menos ele parcelar, melhor será para ele.

Assim, ambos saem ganhando, tanto a empresa quanto o cliente.

Dessa maneira, é importante oferecer benefícios diferenciados, fazendo com que o cliente passe a pagar a vista com mais facilidade ou que pelo menos, escolha um parcelamento menor.

Isso irá fazer toda a diferença no que diz respeito a organização do seu fluxo de caixa.

Tenha uma pessoa responsável pelo fluxo de caixa

Em alguns casos, fica muito pesado para o empreendedor controlar o fluxo de caixa, pois isso será um trabalho a mais.

Por isso, no lugar de cuidar dos registros, você pode ficar apenas como observador, controlando se o trabalho está sendo bem feito, enquanto um colaborador realizar isso para você.

Assim, você pode compartilhar as informações com ele, em tempo real, para que fique por dentro de tudo o que está acontecendo, enquanto ele se encarrega de cumprir as regras e realizar os registros.

Assim, será mais fácil aperfeiçoar o seu fluxo de caixa e ter um maior controle financeiro sob a sua empresa, fazendo com que você utilize desses dados para aprimorar ainda mais a saúde financeira da empresa.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.