Ganhar Dinheiro com WhatsApp

Quando você pensa que não tem como haver mais opções de divulgar a sua marca online, surge o WhatsApp Business! Essa ferramenta permite que você tenha uma relação muito mais próxima com seu cliente. Que tal conversarmos sobre o aplicativo?

Ganhar Dinheiro com WhatsApp (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

O WhatsApp já estava apresentando funcionalidades importantes, que nos ajudavam a manter um bom relacionamento com o cliente. Além da galeria, havia a possibilidade de enviar arquivos e a lista de transmissão.

Mas, O WhatsApp Business acaba sendo um plus para quem tem uma empresa ou a representa. Menos invasivo – principalmente se você usa um celular para trabalho e vida pessoal -, o aplicativo está agradando muitas pessoas.

Quais as funções do WhatsApp Business?

Além do mobile, você também pode usar o aplicativo na versão desktop. O que é até melhor para os momentos em que estiver trabalhando no computador.

Um perfil corporativo

Como já é notório, o WhatsApp Business é voltado apenas para empresas. Então quando alguém entrar em contato verá que está conversando com uma conta corporativa. Mais para frente, as empresas poderão ter o selo de verificação. Interessante, não é?

No aplicativo, a marca poderá ter acesso há informações sobre o desempenho no aplicativo. Por exemplo, saberão quantas mensagens foram enviadas, a quantidade que foi entregue e também quantas foram visualizadas.

Migrando entre as contas

Sabe quando visualizamos o perfil pessoal de alguém e ali vemos a frase de status, número de telefone, mídia compartilhada e grupos relacionados?

No perfil de empresa, no WhatsApp Business, isso muda um pouco.

Nesse perfil você pode acrescentar informações sobre sua empresa, descrevendo de forma breve o objetivo, horários de funcionamento, a localização, o site e até o email.

Dessa forma o cliente saberá as informações necessárias sobre o seu trabalho e as outras formas de contato também.

Digamos que você ainda está usando a conta da empresa como perfil pessoal, aí viu nosso artigo e vai vai baixar o WhatsApp Business.

Aí você se pergunta: “O que vou fazer com a conta antiga?”.

Sem problemas, o aplicativo permite que você migre as conversas do perfil pessoal para o corporativo. Dessa forma não perderá nenhuma informação.

Programe uma mensagem automática

Outra função legal é que você pode deixar mensagens programadas. Então se um cliente mandar mensagem fora do horário de expediente, receberá um recado seu.

Dessa forma seu cliente ficará ciente de que receberá as informações solicitadas no próximo dia útil.

As respostas automáticas podem ser agendadas: você escolhe o dia e horário que ela será enviada. Além disso também pode incrementar o texto com emojis, usar negrito, itálico ou riscado.

O aplicativo já funciona no Brasil, tanto para celulares Android quanto para iOS. Então você não tem motivos para deixar de baixar, ok? Outra coisa importante: você pode ter os dois aplicativos no mesmo celular. A diferença é que o WhatsApp Business terá um “B” no lugar do telefone que fica na logo do aplicativo para perfis pessoais.

Brasileiro lucra R$ 15 mil por mês com grupos no WhatsApp

Como trabalhar com WhatsApp Business?

Agora que você já sabe como funciona e baixou o WhatsApp Business, nada mais do que justo estudar como trabalhar com a ferramenta, certo?

Essas dicas serão ótimas para que o seu trabalho flua da melhor forma possível.

Aproximidade, por favor!


Como você já sabe, no WhatsApp Business pode-se utilizar conversas privadas e em grupo. As mensagens individuais são mais utilizadas, mas você também pode optar por grupos.

Por exemplo, se você tem uma agência de publicidade e criou um grupo com o cliente e seus principais funcionários, é uma boa para poder ter uma boa relação com os funcionários dele. E na mensagem individual você pode tratar de coisas mais específicas que necessitariam de uma resposta só dele.

Já usou as listas?


Feriados, horários de funcionamento especiais ou um aviso coletivo de urgência. As vezes você precisa enviar uma mensagem para todos os clientes e fica pensando como poupar o seu tempo.

Utilize a lista de transmissão, dessa forma você seleciona os contatos dos clientes e quando for necessário, envia a mensagem.

A lista de transmissão não é um grupo, embora você reúna todos os contatos, eles receberão em suas conversas individuais.

Como não ser chato no WhatsApp Business?

O WhatsApp virou um aplicativo presente nos celulares de (quase) todo mundo, mas isso não quer dizer que as pessoas estão disponíveis a todo o momento.

As vezes nem nós temos paciência para tantos grupos, mensagens escritas e de áudio.

Enfim, quer saber como não ser considerado um chato?

  1. Fale o necessário

As vezes o cliente é tão legal que você cria uma relação intimista, mas lembre-se que assim como você ele também trabalha.

Fale o necessário, converse sobre o trabalho que irão fazer. Pode ser até que a conversa saia do padrão e falem sobre outros assuntos, mas não seja a pessoa que só procura. Deixe que seu cliente sinta vontade de compartilhar as coisas com você também.

  1. É vendedor? Calma aí!

Hoje vemos diversas pessoas que trabalham com marketing multinível, lojas virtuais e usam as redes sociais como meio de trabalho.

O problema é que muitos só vão aos clientes e não ao contrário.

Não crie grupos como “Venda de produto x”, porque na maioria das vezes as pessoas vão ficar por serem seus amigos e não porque querem adquirir seu produto.

Indique que venda, deixe seu contato a disposição e sempre questione se a pessoa está interessada em ver uma coleção nova de roupas, a novidade nos seus produtos.

  1. Elementos multimídia: não abuse

Acho que é claro que imagens de “bom dia” as vezes são chatas, certo? Você pode até deixar uma mensagem legal para seu cliente, mas não precisa bater cartão todo santo dia.

Outra coisa são os áudios. Utilize esse mecanismo quando já tiver uma certa intimidade com o cliente e não force a barra, as vezes a pessoa está em um ambiente que não pode ouvir e isso atrapalha a comunicação.

Agora pegue esses conselhos e coloque em prática. Hora de dar um novo rumo aos seus trabalhos feitos através do WhatsApp.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.