Landing Pages: Guia completo para gerar páginas

Em português chamada de página de conversão, a Landing Page tem como objetivo convencer os visitantes a aceitar uma oferta. Nela você pode ver a proposta, o formulário e uma chamada para ação.

Landing Pages: Guia Completo para Gerar Páginas que Convertem (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Landing Pages:  Quer aprender o que é uma Landing Page, a importância e as características? Vamos conversar sobre tudo isso e também falar um pouco sobre as ferramentas interessantes.

Entenda o que é uma Landing Page

A página de conversão tem como objeivo oferecer uma oferta aos visitantes e convencê-los a aceitar . É possível encontrar na Landing Page a proposta, um formulário e também uma chamada para ação.

A oferta pode ser um serviço, produto, material gratuito… O interessante é que a proposta seja algo que agregue ao visitante.

Funciona mais ou menos assim: você vê um site oferecendo um ebook sobre Marketing Digital. Quando abre o link aparece a descrição do ebook, um formulário para colocar seu nome e e-mail, para onde será enviado. Após fazer esses passos, você poderá ter acesso ao conteúdo.

A situação agregou aos dois: o empresário que recebeu visitas no site e o visitante que obteve seu produto.

Nessa situação você pôde ver as três coisas presentes na Landing Page:

  • Oferta: o ebook oferecido.
  • Formulário: para receber o arquivo.
  • CTA (Call To Action): o recebimento do ebook.

O objetivo de produzir conteúdo dessa forma é gerar conversão.

A importância da landing page para seu trabalho

Como você já sabe, a sua empresa precisa de leads. Ou seja, contatos interessados em algo que você oferece através da sua empresa. O objetivo da Landing Page é exatamente esse, gerar leads!

Os leads gerados podem acabar seguindo para uma venda, o resultado disso depende de você. Além disso, você também pode criar um segmento tanto para seus contatos, quanto para as suas ofertas.

Ao analisar o andamento da página após a divulgação, você vai poder gerar um relatório para conhecer melhor o seu público.

E também, e uma forma mais barata de garantir novos contatos e produzir oportunidades. Vale a pena investir!

O que deve conter numa Landing Page

Você sabe que quando se trata de web, cada detalhe (por menor que seja), deve ter atenção dobrada, não é?

Com sua Landing Page não pode ser diferente: você precisa analisar o conteúdo que vai apresentar e a qualidade dele também.

Quer umas dicas de como produzir uma ótima página de conversão?

  • Seja objetivo!

Não enrole muito para informar o que você está ofertando. Busque mostrar as qualidades da sua oferta e por qual motivo o visitante deve optar por ela.

Chame a atenção: nada de texto grande ou um parágrafo muito longo. Pense em utilizar formas de destacar o seu texto, seja usando negrito, bullet points ou cores que despertem interesse.

Siga a mesma linha da sua empresa, a linguagem e a identidade visual, para que as pessoas possam indentificar com facilidade.

  • Não distraia o visitante

Nada de informações desnecessárias, e olha que não estou falando apenas do textual. A Landing Page normalmente não possui menus ou outras informações que sejam além do seu objetivo central.

Se você inserir menus, colocar outras opções para o visitante, provavelmente ele até navegue no site, mas não tenha interesse em concluir a ação.

Traga ao seu visitante uma página leve, que tenha equilíbrio entre os elementos visuais e o texto ali apresentado.

Faça com que ele tenha toda atenção voltada à sua oferta.

  • Otimize seu site

Quando se trata de Marketing de Conteúdo, você precisa pensar no SEO. Ele é responsável pela otimização para motores de busca, isso permite que seu site tenha uma oportunidade de ser encontrado em sites de busca, como o Google.

Existe algumas coisas que você precisa saber sobre o SEO:

  • Utilize palavras-chave que possuem relevância;
  • Equilibre seu texto com títulos e subtítulos;
  • Apresente um conteúdo com qualidade;
  • Otimize suas imagens com Alt Text;
  • Utilize link que remeta ao assunto.

Estude sua persona no momento que você for produzir o conteúdo da Landing Page, dessa forma irá seguir a linha do seu público alvo.

Ferramentas que ajudam a sua Landing Page

Existem ferramentas de automação que podem ajudar a desenvolver Landing Pages.

  • Hubspot

Essa ferramente é interessante para quem tem interesse em vendas e marketing. Além da automação, ele também ajuda em SEO, produz análise e relatórios.

Nele você pode fazer testes entre as variáveis do marketing, ajuda a otimizar as páginas e gerar leads.

Na plataforma você pode encontrar uma lista com todos os leads que foram gerados, as interações e através dela você pode criar uma estratégia com os leads que foram conquistados.

RD Station

Através dessa ferramenta você pode obter o mapeamento de leads, análise de tráfego e fluxos de nutrição.

Além da criação de Landing Pages, você pode ver um sistema de pontuação para novos leads, através da quantidade de interações.

Como gerar conversão através da sua Landing Page

Agora que você já sabe como funciona uma Landing Page, podemos compartilhar umas dicas para que a sua gere conversão, não é?

  1. As informações do formulário

Busque solicitar no formulário somente informações que serão interessantes para sua empresa. A ideia do formulário é que você possa manter o contato com o lead após essa experiência, então solicite itens utéis como: nome, e-mail e telefone. Se isso não for o suficiente, coloque outros que você ache necessário.

  1. Call-to-Action

Faça com que a pessoa se sinta motivada a finalizar a experiência na sua Landing Page, não chame a pessoa para ação de qualquer forma.

Produza uma chamada que despeje motivação e seja objetivo também!

  1. O mobile é importante

Busque ter um design responsivo, você não quer que o visitante fique ajustando o site no celular, né?

Então quando for criar a página de conversão, faça testes em celulares para ter certeza que a experiência mobile está sendo positiva.

  1. Agradeça, né?

Após finalizar a ação, normalmente o visitante é direcionado para uma página de agradecimento. Aproveite essa oportunidade para agradecer e já levar a pessoa a um novo passo.

Por exemplo, o ebook que falamos no começo, se a pessoa baixar, ela pode receber a opção de um outro material que siga a mesma linha.

  1. Testes A/B

Falamos mais acima sobre os testes A/B e a importância deles para um bom rendimento na página.

Teste cada ítem da sua landing page, para ver se enquadra com sua persona e com o perfil da sua empresa.

Agora, mãos a obra! Coloque as dicas em prática para ter uma boa página de conversão.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.