Benefícios que uma boa leitura provoca

A leitura sempre foi algo muito ensinada para todos nós, mas você já chegou a saber o porquê ela traz benefícios para quem pratica?

 

Benefícios que uma boa leitura provoca (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A longo da nossa carreira escolar e facultativa, sempre somos motivados pelos professores a começar a ler livros, de seu interesse ou mesmo livro da matéria dada, porque isso nos traria conhecimento.

Porque a forma de transmitir conhecimento mais comum, é o livro, porque em falas a pessoa pode causar certa argumentação e também não conseguir explicar direito, mas no livro, ele te dá a linguagem cientifica, ou dependendo dos casos, a linguagem histórica.

E também com o livro, ele te dá o caminho do raciocínio, e com isso faz com que você veja o que está aprendendo, ouça e pense ao mesmo tempo com a leitura. Só desse fato já podemos ver que é um benefício enorme, porque ele irá trazer o conhecimento sobre o que queremos, mas existe muito mais benefícios.

Benefícios da leitura

Estimula a criatividade

Uma das coisas mais importantes e fantásticas da pratica da leitura é como a pessoa fica mais criativa com tudo, pelo simples fato de que o cérebro faz conexões com tudo o que você já leu e consegue te dar um resultado ótimo.

É por isso que vemos pessoas estudiosas ficando cada vez mais inteligentes, porque ela vai lendo e entendendo, criando seu raciocínio, assim ela vai procurando mais conhecimento e isso não para.

É com essas pessoas que acabam descobrindo coisas novas, projetos científicos diferentes, é só você pegar e pesquisar grandes cientistas do mundo e ver como era a rotina de leitura deles.

Melhora a conectividade do cérebro

Benefícios que uma boa leitura provoca (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Como já é de se esperar, a leitura ela faz com que nossos neurônios consigam criar respostas mais rápidas, fazendo assim que nosso cérebro consegue ter um raciocínio mais rápido.

Isso porque a informação vai estar ocupando toda parte responsável pelo pensamento, então logicamente quanto mais informação disponível, melhor o pensamento rápido.

Um estudo feito nos EUA, descobriu que com o habito da leitura é possível reduzir os problemas cognitivos em até 30% na velhice.

 Previne contra doenças neurológicas

Como a leitura faz criar melhores conexões nos neurônios, isso faz com que diminua os incidentes de doenças neurais, como o exemplo do Alzheimer, que já foi comprova cientificamente que com a leitura pode se prevenir.

Estimula o senso critico

Isso é algo muito bom que a leitura provoca, faz com que você crie suas ideias e consiga ter raciocínio para o que você acredita e pensa. Até porque você começa a indagar tudo e buscar respostas diferentes.

E tudo isso é muito bom, assim você começa a querer conhecer tudo, saber de mais coisas, e seu conhecimento fica sem fronteiras, e com essa ideia, você pode discutir sobre quaisquer assuntos, que você terá um conhecimento.

Conclusão

Benefícios que uma boa leitura provoca (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Vemos que a leitura pode nos ajudar e muito em nosso dia a dia, não só nas características cognitivas, como citamos sobre, melhora no processamento de raciocínio, na parte da criatividade.

Mas também ela pode ajudar a prevenir doenças, que é algo muito interessante, porque você pode ter uma melhora grande na sua vida, só pelo simples fato de ler, de absorver informação.

Então com toda certeza só temos a ganhar com o habito da leitura em nossas vidas. E nunca é tarde para começar a praticar a leitura.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!