Educação: Dicas de como incentivar a leitura aos Jovens e Crianças

A questão da leitura tem se tornado cada vez mais discutida em tempos da internet, uma vez que pais, professores e os próprios alunos percebem a necessidade de achar meios de incentivá-la.

 

Educação Dicas de como incentivar a leitura aos Jovens e Crianças (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A maioria das pesquisas aponta que quanto maior o volume de leitura das crianças suas vidas intelectual, acadêmica, profissional e cidadã são melhores.

Sendo assim é consenso geral que busca de melhores meios de incentivo a leitura é de uma impressionante emergência e de fundamental necessidade para uma melhor sociedade presente e futura.

Sem o cabedal necessário para acumular e elaborar conhecimento não é possível criar a capacidade de compreender e de julgar os fatos, de adquirir uma oratória adequada e uma liberação de todo o potencial criativo do docente.

Além é claro da autoestima e da autoconfiança resultantes da boa prática que a leitura pode chancelar.

 

Abaixo 10 dicas e um conselho para incentivar as crianças:

  • Antes de tudo, aprenda mais sobre os interesses de suas crianças. Assim será mais fácil e produtivo sugerir leituras que se alinhem com os gostos do infante para gradualmente fazer com que ele tome gosto pela leitura e pela diversificação.

 

  • Leia e discuta com ele a leitura, o que criará um vínculo entre ambos, tornando a leitura um ato em família e não uma atividade isolada.

 

  • Sempre tenha em sua casa publicações ligadas aos assuntos dos jovens, e aos de suas crianças, nos mais diferentes suportes: livros, revistas, histórias em quadrinhos, folhetos e outros. Acesso é uma coisa basilar para o ato de leitura. Em especial as Revistas em Quadrinhos são ótimas formas despertar o hábito regular pela leitura. Deixe-as em vários pontos da casa, junto com livros e revistas. Procure descobrir quais delas seu filho tem mais afinidade e as leia com ele.

 

  • Ao contrário de certa crença do senso-comum, os filmes também são bons incentivados da leitura, uma vez que a criança sente a necessidade de fruir de maneiras diferentes de uma mesma narrativa. Assista, compre o livro e depois juntos discutam as diferenças e o porquê delas acontecerem.

 

  • Não seja passivo com os comentários feito pela criança: questione, comente critique para que ela aprenda a argumentar e sinta a necessidade de retornar a leitura para se fundamentar melhor em suas opiniões.

 

  • Locais e passeios a museus e outros lugares podem ser de extrema valia para despertar na criança o ímpeto de lê-los e de entendê-los mais profundamente por meio da leitura.

 

  • Crie um ambiente de discussão em seu lar, lendo notícias e as comentando em voz alta para todos os membros da família presentes. Isto vai faze com que o infante entenda que está em um ambiente de conhecimento o que lhe irá incentivar a procura de informações para poder participar das conversas.

 

  • Assinaturas de revistas infantis sempre são interessantes se alinhadas com os interesses das crianças, se forem quadrinhos, melhor ainda. Mas não se esqueça de perguntar a elas suas preferencias e assuntos favoritos.

 

  • Mostre-lhes folhetos sobre essas publicações e explique o que contém cada uma delas. Inicialmente não é preciso lhes dizer quais são os benefícios que terão com a leitura, pois o importante inicialmente é criar o gosto pelo processo literário.

 

  • Leia livros para as crianças, e torne isso rotineiro, ela irá com o tempo coligar leitura com tempo de qualidade com os pais. Isso vai fazer com que a criança crie um laço afetivo com livros e leitura.

Educação Dicas de como incentivar a leitura aos Jovens e Crianças (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Não se preocupe em seguir esse roteiro de maneira tão rígida e não se esqueça de procurar suas próprias formas de incentivo à leitura da criança e, por que não, suas: afinal as crianças gostam de imitar àqueles que sentem afeto.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.