Manga Prende ou Solta o Intestino?

Provavelmente você já deve ter ouvido dos seus pais ou avós, sobre alimentos que podem prender ou soltar o intestino.A manga é uma das frutas que é questionada, ela possui 100 calorias por refeição que seja equivalente a uma xícara.

Manga Prende ou Solta o Intestino? (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertencem a terceiros)

Manga Prende ou Solta o Intestino: Essa fruta maravilhosa é fonte de nutrientes que necessitamos para deixar nosso corpo funcionando normalmente. São eles a vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina E, vitamina K, além de cálcio, carboidratos, ferro, fibras, magnésio e potássio.

Além disso, a manga é fonte de antioxidantes e pode ajudar no controle da pressão arterial, saúde do cérebro e ossos. A fruta também contribui a diminuir o risco de doenças cardíacas, aumenta a imunidade e ajuda no combate ao envelhecimento.

Só de ler esses benefícios, já dá vontade de ir ao mercado e pegar todas as mangas possíveis, não é?

A manga prende ou solta o intestino?

A manga é uma fruta que dá para manter na rotina alimentar, além do sabor, os nutrientes deixam nosso corpo ainda mais forte.

Mas qual será a função da manga em relação ao intestino? O que ela pode provocar? Vamos tirar essas dúvidas!

Segundo o site 'Mundo Boa Forma', o Dr. Axe informa que ao contrário do que muita gente pensa, a manga é responsável por amenizar a prisão de ventre. Então caso você sofra de intestino preso, pergunte ao seu médico se e como a manga pode te ajudar a resolver essa situação.

Esse benefício da manga ocorre porque a fruta pode fornecer até 40% das necessidades que o corpo humano tem de fibras. Esse nutriente é considerado a solução para a prisão de ventre.

A manga - se comparada à outras frutas tropicais -, é considerada a que oferece a maior quantidade de fibras. A falta deste nutriente pode ser a causa do intestino preso.

Quanto de fibras deve consumir por dia?

Segundo informações da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, existe uma recomendação de ingestão de fibras diariamente. A quantidade, é claro, depende do gênero e da idade:

  • Meninos e meninas - De um a três anos: 19g

  • Meninos e meninas - De quatro a oito anos: 25g

  • Meninas de nove a 13 anos: 26g

  • Meninos de nove a 13 anos: 31g

  • Meninas de 14 a 18 anos: 26g

  • Meninos de 14 a 18 anos: 38g

  • Mulheres de 19 a 50 anos: 25g

  • Homens de 19 a 50 anos: 38g

  • Mulheres com mais de 51 anos: 21g

  • Homens com mais de 51 anos: 30g

  • Grávidas (todas as idades): 28g

  • Mulheres que estejam amamentando (todas as idades): 29g

Hidrate-se sempre!

Além de consumir alimentos compostos por fibras, uma forma de passar longe da prisão de ventre é consumindo água. O consumo deste líquido deve ser costumeiro, afinal, só comer alimentos ricos em fibras não irá solucionar o problema.

A fibra precisa da água, pois através do líquido ela vai para o sistema digestivo e aí sim, forma as fezes. Caso você consuma apenas fibras e beba uma quantidade pequena de água, pode piorar o quadro do intestino e ter dores abdominais. Além disso, o intestino pode ressecar.

Caso a pessoa não tenha o costume de consumir muita fibra, o recomendado é que comece a rotina aos poucos, até conseguir realizar um cronograma alimentar rica neste tipo de nutriente. Converse com seu nutricionista, para que ele lhe oriente da melhor forma.

Além disso, a ingestão de água irá ajudar a absorver e seguir os próximos passos da digestão.

No momento de transição para uma dieta com mais fibras, o recomendado é ingerir de 230ml a 470ml a cada duas horas. E não só pelas fibras, a ingestão de água é essencial para manter o seu corpo saudável.

Quantos litros de água deve-se beber por dia?

O consumo diário de água não deve-se limitar apenas a dieta à base de fibras. O líquido pode trazer múltiplos benefícios ao seu corpo e você precisa criar uma rotina.

Há uma quantidade de litros que uma pessoa deve beber por dia, saiba como calcular:

  • Jovens ativos até 17 anos: 40ml para cada kg
  • De 18 a 55 anos: 35ml para cada kg
  • De 55 a 65 anos: 30ml para cada kg
  • Acima de 65 anos: 25ml para cada kg
  • Quem pratica esportes: de 500ml a 1 litro por hora de exercícios

Uma forma interessante de saber quanto você está ingerindo é separar uma garrafa e definir quantas vezes precisar enchê-la novamente. Outro jeito legal de conferir é anotando quanto bebeu por dia, ou baixando um aplicativo que regule isso.

Os tipos de fibras

Você pode encontrar dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. As insolúveis são importantes para previnir os sintomas de intestio preso, elas adicionam volume às fezes e também contribuem com a função intestinal.

Se você consumir metade de uma manga, poderá estar adquirindo em média 1,2g de fibras deste tipo.

E a diarreia?

Todo o excesso pode trazer algum tipo de complicação. Você pôde perceber que a manga solta o intestino e contribui para evitar a prisão de ventre. Mas será que não há complicações?

Se você consumir uma fruta rica em fibras de forma moderada, não terá reações. Mas, o uso exagerado de alimentos como a manga, podem fazer com que a pessoa tenha diarreia.

Quando se passa da quantidade definida por dia, também pode ocorrer o intestino preso. Essa situação pode ocorrer porque o corpo tem a necessidade de sugar a água para que a fibra evacue. E nesse processo podem ocorrer da diarreia vir acompanhada de uma desidratação.

Existem outras reações que podem ser originadas pelo consumo excessivo de fibras: cólica, inchaço, gases... Sem falar que caso você consuma de forma exagerada, pode prejudicar a absorção de ferro, cálcio, zinco e magnésio.

Hoje podemos aprender legal sobre fibras e a hidratação do nosso corpo, não é?

Lembre-se que minha ideia aqui é solucionar as suas curiosidades, caso deseje realizar alguma dieta, busque a orientação do seu nutricionista.

Enfim, até o próximo texto!

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!