Confira aqui se ainda funciona o Marketing Boca a Boca

Descubra se o marketing boca a boa ainda funciona como costumava.

Seu voto e compartilhamento é muito importante para manter o site ativo.
Ainda Funciona o Marketing Boca a Boca? (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

O marketing boca a boca ocorre quando uma pessoa fala bem de um produto ou serviço para outras pessoas. É como se ela fizesse uma recomendação para o outro, assegurando que existe qualidade no que é passado.

Assim, as pessoas falam sobre a sua experiência de compra de um serviço ou produto, afirmando se gostaram ou não do mesmo.

Essa é uma estratégia utilizada há muito tempo, mas será que ainda possui resultados? O que gera o marketing boca a boca?

Descubra isso e muito mais nesse artigo e saiba como fazer com que o marketing boca a boca se torne benéfico para o seu negócio.

O Marketing boca a boca

De maneira geral, essa é uma das formas mais antigas de fazer publicidade. Afinal, a recomendação ou não de um produto sempre existiu.

Por isso, o marketing boca a boca passa a ter grande importância para os negócios.

Pense bem, quantas vezes você optou por um produto ou serviço apenas porque alguém te indiciou? Se esse alguém for um amigo próximo, a probabilidade de você consumir o que ele recomenda fica maior ainda.

Ou seja, nós nos deixamos influenciar pelo comportamento e pelas opiniões do outro e isso não é diferente quando se trata do marketing boca a boca.

De maneira geral, o termo surgiu da tradução de “buzz marketing”, que é uma estratégia nascida nos Estados Unidos da América como uma alternativa para as mídias de massa. O conceito é de espalhar a notícia de pessoa para pessoa, não investindo tanto em publicidade.

Dessa forma, essa estratégia de publicidade também permite que se atinja um público alvo com maior precisão, tendo melhores resultados, afinal, se o outro percebe o seu negócio como confiável, ele passará isso adiante, fazendo com que cada vez mais pessoas tenham visões positivas a respeito do seu negócio.

O marketing boca a boca ainda funciona?

Por incrível que pareça o marketing boca a boca ainda funciona. Além disso, apensar de ainda funcionar, ele passou a se adaptar às novas tecnologias.

Afinal, ele também é feito através das redes sociais e de outras formas de comunicação.

Ou seja, enquanto houver comunicação, haverá também esse tipo de marketing. Além disso, em um mundo em que as ofertas e informações são diversas, quando se tem uma recomendação, a escolha acaba ficando ainda mais fácil de ser realizada.

Assim, percebe-se que o consumidor está cada vez mais influenciável, principalmente quando se trata de pessoas conhecidas e que sejam importantes para eles. Mas, infelizmente, esse ainda é um tipo de marketing que não é muito explorado.

Para realizar o marketing boca a boca, passa a ser interessante seguir alguns passos, sendo eles:

  • Realizar pesquisas: descobrir o que o público realmente acha sobre o seu serviço ou produto. Geralmente, a opinião da maioria será a que irá contar. Por isso, se o seu negócio não for bem visto, então o marketing boca a boca irá te influenciar negativamente.
  • Fazer avaliações: Perceba se o público que consome o seu produto ou serviço o recomendaria para algum conhecido. Se as respostas foram positivas, existe a possibilidade de a pessoa já estar fazendo isso. Além disso, é interessante descobrir se as pessoas já fazem isso.
  • Ter qualidade: No fim das contas, o que faz uma pessoa recomendar algo é a qualidade. Se você oferece um produto de qualidade, você com certeza irá receber boas recomendações por isso.

Portanto, passa a ser interessante investir em algumas estratégias de marketing boca a boca para se beneficiar cada vez mais com ele. Portanto, conheça algumas das principais estratégias desse tipo de marketing.

Estratégias de marketing boca a boca

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas na marketing boca a boca para melhorar e valorizar um produto, serviço ou marca, fazendo com que ele passe a ser cada vez mais recomendável. Por isso, separamos as principais:

Ainda Funciona o Marketing Boca a Boca? (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

O marketing de relacionamentos

Investir em marketing de relacionamentos é investir também no marketing boca a boca. Afinal, se o cliente recebe um atendimento diferenciado, logo, ele irá querer que outras pessoas também recebam. Assim, a probabilidade de ele recomendar o seu produto ou serviço será muito maior.

Tenha qualidade no atendimento

A qualidade no atendimento, do início ao fim, é o que irá fazer as pessoas te recomendarem por aí. Por isso, desde de o primeiro contato, até o último, o seu atendimento deve ser prefeito.

Qualidade nos produtos

Quando a pessoa compra algo que realmente gosta, que é de qualidade, ela irá sentir a necessidade de demonstrar para os outros, falar sobre o produto e sobre a loja na qual adquiriu. Assim, a qualidade do produto também faz parte do marketing boca a boca, fazendo com que cada vez mais pessoas passem a comprar com você.

A experiência de venda do cliente também conta

Atualmente os clientes estão investindo cada vez mais em experiências únicas e diferenciadas. Com isso, se a experiência de compra for exclusiva, ele realmente irá recomendar para outras pessoas.

Assim, será mais fácil fazer com que o marketing boca a boca se torna algo comum no seu dia a dia, fazendo com que os seus próprio clientes façam a publicidade para você. Em longo prazo os benefício serão muitos. Mas, para isso, será preciso investir principalmente em qualidade.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.