Significado de Empatia – O que é, Conceito e Definição

Conheça o significa de empatia, aprenda como se tornar mais empático e descubra os benefícios que a empatia pode trazer para a sua vida.

Significado de Empatia – O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A empatia é um conceito muito importante para que seja possível conviver melhor com as outras pessoas e compreender os motivos de seus comportamentos e emoções. Esse conceito pode ser visto como uma exercício de não-julgamento do outro e também uma forma de compreensão do ponto de vista de outras pessoas.

A falta de empatia pode causar muitos problemas no convívio social, principalmente porque as pessoas são diferentes entre si e cada um vivencia as suas experiências de acordo com a própria realidade levando em consideração a sua história de vida.

Dessa forma, fica muito difícil para algumas pessoas colocar-se no lugar do outro (de forma simbólica) e realmente perceber o mundo “com os olhos do outro”.

Dessa forma, a empatia deve ser treinada e vivenciada no nosso dia a dia, trazendo uma grande transformação na forma como percebemos o outro e as situações.

Mas o que realmente significa empatia? Por que esse conceito é tão importante em nossas vidas? E será que é possível ser mais empático?

Essas são algumas questões que serão respondidas ao longo do texto.

A definição de empatia

A empatia pode ser vista como uma capacidade de sentir o que o outro está sentindo, como se você estivesse no lugar dele. É uma maneira de compreender os sentimentos e emoções do outro.

Pode-se afirmar que a empatia é uma maneira de “colocar-se no lugar do outro”, de uma forma simbólica, pois com ela você terá a capacidade de perceber a perspectiva do outro e compreender como ele está se sentido.

Nesse sentido, colocar-se no lugar do outro seria entrar em contato as emoções que o outro está sentindo, que você também sentiria se estivesse passando pela mesma situação que ele.

A empatia está relacionada com uma conexão entre as pessoas, estando aberto ao que eles comunicam e percebendo os motivos pelas emoções e sentimentos das pessoas.

Em outras palavras, a empatia é uma tentativa de perceber e compreender a perspectiva de uma outra pessoa, suas emoções e sua realidade. Fazendo uma distinção entre o nosso próprio estado emocional e o de outra pessoa.

Ter empatia é muito difícil pois todos nós vivemos em nosso próprio senso de realidade, que é delimitado pelos nossos sentidos e experiências, sendo a única realidade que nós realmente conhecemos. Enquanto as outras pessoas vivenciam o seu próprio senso de realidade.

É possível se tornar mais Empático?

A empatia é crucial para o desenvolvimento pessoal, para o aprimoramento das relação e até mesmo da própria sociedade. Por isso, quanto mais pessoas empáticas existirem, melhores serão as relações.

Por esse motivo é muito importante realizar o esforço para tentar compreender a realidade dos outros (além da nossa própria). E isso somente será possível com a empatia.

Para fazer o exercício de se tornar mais empático é preciso pensar além das próprias perspectivas e preocupações.

Para isso, é preciso passar a observar o outro com mais frequência, para imaginar como está o bem-estar das outras pessoas, como elas estão se sentindo e como está sendo o dia delas, tentando importar-se genuinamente com o bem-estar delas.

A curiosidade sobre a perspectiva do outro é muito importante para desenvolver a empatia.

Além disso, é preciso escutar ativamente o que o outro diz, para isso é preciso considerar a fala do outro e compreender o que ela está dizendo, no lugar de simplesmente responder aos questionamento delas ou dar respostas rápidas.

Assim será possível compreender melhor o estado emocional dela e as suas motivações.

É muito importante também não julgar o outro, mas sim, compreender realmente o que ele está tentando te dizer.

É preciso que você se sinta à vontade para falar de si mesmo. Compreender e ouvir atentamente o outro é fundamental para que ocorra a empatia. Para que realmente exista uma conexão, é preciso ocorrer uma troca de experiências.

Dessa forma, fica mais fácil praticar a empatia, tendo em mente que essa é uma habilidade que deve ser aprendida e desenvolvida com frequência, assim como qualquer outra habilidade.

Significado de Empatia – O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Os benefícios da empatia

Ter empatia poderá trazer vários benefícios para as pessoas e para a sociedade, dentre eles, pode-se destacar:

A empatia faz com que as pessoas parem de julgar o outro, compreendendo adequadamente os motivos de eles terem certas opiniões e certas atitudes.

Ela faz com que a pessoa tenha uma maior visão sobre os acontecimentos, possibilitando que forme opiniões mais elaboradas.

Quem é empático tem relacionamentos mais significativos e é muito bem visto pelas outras pessoas.

Além de compreender melhor os outros, a pessoa empática também consegue fazer com que seja melhor compreendida, possibilitando muito mais trocas de experiências.

Outro benefício muito interessante da empatia é que ela fazer com que as pessoas passem a não sofrer tanto assim com a sua própria realidade, pois quando percebemos melhor a realidade do outro, compreendemos que não é preciso sofrer tanto com alguns aspetos de nossas vidas.

Dessa maneira a empatia se torna um conceito fundamental para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, se tornem pessoas melhores, com um maior desenvolvimento pessoal e, principalmente, melhora significativa a qualidade de todo o tipo de relacionamento.

Quanto mais um pessoa desenvolve a sua habilidade empática, mais benefícios ela adquire ao longo dos tempo e a empatia passa a ser uma condição natural da vida dela, trazendo mais leveza e tranquilidade.

O vídeo a seguir auxilia ainda mais para que ocorra a compreensão da empatia:

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.