Polícia Federal: Passaporte

A recente polêmica envolvendo a paralisação da emissão de passaportes, fez despertar o interesse da população sobre este documento imprescindível para viajar para o exterior. Muitos ainda não sabem como fazer para adquirir seu primeiro passaporte, ou mesmo o que fazer quando o primeiro vence.

Passaporte - Polícia Federal ( foto: divulgação/google )

 

Aqui você saber tudo que há para saber sobre passaporte, Polícia Federal, serviços, preços e telefones.

O que você precisa saber para tirar seu passaporte

Depois de alguns anos planejando a tão desejada viagem para o exterior, o próximo passo é tirar seu passaporte para poder embarcar e visitar um país estrangeiro.

O passaporte é fundamental para que você possa adentrar o país de destino, já que ele fornece os seus dados para o restante do mundo. Os vistos de entrada são postos nele pelos países que o exigem.
É importante informar que, nos países integrantes do Mercosul é possível entrar sem passaporte, somente utilizando sua carteira de identidade.

Como tirar o passaporte

Somente um brasileiro nato ou naturalizado pode solicitar um passaporte em território brasileiro.
Os interessados devem procurar por quaisquer das Unidades Descentralizadas e postos de atendimento da Polícia Federal, entidade institucional pública responsável pelo processo de emissão de passaportes.

E é no formulário no site da Polícia Federal que o serviço começa, ao preencher dados complementares como profissão, e-mail e endereço. No final do preenchimento, você escolherá o local para atendimento mais próximo de você e irá imprimir o protocolo de atendimento.

Preço da GRU

Em seguida, depois do preenchimento do formulário, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU).
A taxa custa o valor de R$ 257,25. Alterações neste valor são pouco frequentes, mas podem ocorrer, conforme diretrizes internas ao Departamento de Polícia Federal.

Documentos necessários

  • RG ou carteira funcional reconhecida por lei federal ou CNH (Carteira de Habilitação com foto) ou Carteira de Trabalho. Para quem já possui o passaporte, o anterior também é válido. Importante: caso tenha mudado de nome, leve também a Certidão de Casamento.
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Se não tiver os comprovantes, providencie uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais.
  • CPF. Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório.
    Certificado de Naturalização, no caso de pessoas naturalizadas.

No caso de menores de 18 anos, é necessária uma autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, por autenticidade e com os números de identidade.

Com tudo em mãos, basta se dirigir ao posto da Polícia Federal onde fez o agendamento para finalizar o processo de retirada do passaporte. Não é necessário levar foto, pois elas estão no escopo de serviço da PF.
O passaporte ficará pronto em até 6 dias úteis, com validade de 10 anos de uso, para todas as suas viagens internacionais. Não há renovação de passaporte, que deve ser emitido novamente passando por todos os processos mais uma vez para a retirada de um novo documento.

Telefone e informações

Caso queira tirar dúvidas e obter informações de telefone e endereço dos postos da PF, basta entrar no site http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/postos-de-atendimento com todos os telefones e endereços para te ajudar na emissão de seu passaporte.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.