Empreender: Planejamento Estratégico – Um Aliado do seu Negócio

Seu voto e compartilhamento é muito importante para manter o site ativo.
Empreender: Planejamento Estratégico – Um Aliado do seu Negócio (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

O planejamento é fundamental na vida de um empreendedor. Sem ele, dificilmente será possível prosperar e contribuir para o crescimento da empresa.

Na verdade, sem um bom planejamento, será difícil continuar com a empresa em funcionamento. Porém, além de se planejar, é preciso conhecer a respeito do planejamento estratégico.

No geral, pode-se dizer que planejar é olhar para o futuro, do ponto de vista atual, e se programar para que esse futuro traga resultados, incitando as mudanças no hoje, para que possam acontecer no futuro.

Ou seja, o planejamento é um forma de se certificar que as suas ações atuais tenham consequências positivas no futuro.

Em relação ao empreendedorismo, isso se torna uma peça fundamental para o bom funcionamento da empresa.

Assim, o empreendedor deixa de agir de forma automática e passa a repensar seus comportamentos e planejar o futuro da empresa.

Dessa forma, no lugar de depender apenas da sorte, ele depende cada vez mais das suas ações, visando à obtenção dos objetivos no futuro.

Veja como o planejamento estratégico pode ser um ótimo aliado para o seu negócio, conhecendo formas interessantes de aplicá-lo no seu cotidiano.

Afinal, o que é planejamento estratégico?

O Planejamento Estratégico pode ser visto como um processo de organização, com a definição de uma estratégia ou direção. Tomando decisões sobre a alocação de recursos atuais para prosseguir com essa estratégia.

Ele está alinhado com a gestão estratégica de uma empresa, em que vários fatores são levados em consideração no momento de tomar uma decisão empresarial.

Dessa forma, o se ter um objetivo em longo prazo, elabora-se um planejamento estratégico para conseguir alcançar esse objetivo.

Empreender: Planejamento Estratégico – Um Aliado do seu Negócio (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Existem alguns elementos-chave envolvendo o planejamento estratégico.

Dentre eles pode-se destacar alguns, como por exemplo, o levantamento das forças e fraquezas da empresa.

Dos valores pessoais dos principais implementadores (ou seja, gerenciamento e conselho), as oportunidades e as ameaças da indústria, além de levar em consideração as expectativas societárias mais amplas.

Além disso, os resultados do planejamento também devem ser levados em consideração, fazendo com que seja possível modificar alguns aspectos e encontrar melhores maneiras de prosperar diante as situações.

Ferramentas do Planejamento Estratégico

Para realizar um bom planejamento, é possível utilizar algumas ferramentas que possam contribuir de forma eficiente para esse planejamento, auxiliando para que seja possível atingir as metas previstas.

Destacamos 3 ferramentas que podem fazer muita diferença em um processo de planejamento estratégico para a sua empresa, confira:

Business Model Canvas:

Esse é o Quadro de Modelo de Negócio e é um mecanismo que possibilita o mapeamento da sua empresa, de forma geral.

Obtendo dados significativos a respeito do funcionamento da mesma, levando em consideração nove componentes essenciais para a sua existência.

Ela pode ser utilizada com a empresa já em funcionamento.

Com as informações será possível realizar um planejamento mais eficiente.

Os elementos-chave dessa ferramenta são: atividades-chave; recursos-chave; rede de parceiros; proposta de valor; segmento de clientes; relacionamento com o cliente; canais; estrutura de custos e receita.

Matriz Swot:

O Matriz Swot é mais uma ferramenta que pode ser utilizada da análise de ambiente, interno e externo.

Apesar de simples, ela pode trazer informações relevantes em relação ao estado atual da sua empresa.

Empreender: Planejamento Estratégico – Um Aliado do seu Negócio (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Com ela, será possível mapear os riscos e problemas, definir prioridades e potencializar os aspectos positivos da organização.

Assim, será possível listar as informações, analisando de forma criteriosa o real estado da empresa. Com esses dados, será possível corrigir e melhorar alguns processos, facilitando o planejamento em longo prazo.

Balanced Scorecard:

Essa é uma ferramenta criada pelos professores, Robert Kaplan e David Norton, na Universidade de Harvard.

Ela tem como objetivo avaliar o desempenho geral da empresa, auxiliando no processo de crescimento.

Com ela será possível mensurar as ações pré-estabelecidas no planejamento estratégico, percebendo o que está sendo implementado e quais estratégias estão ativas.

Dessa forma, quatro fatores fundamentais são analisados com a utilização dessa ferramenta, são elas: finanças, processos internos, consumidores e aprendizagem.

A avaliação desses componentes se torna fundamental para o crescimento da empresa, proporcionando um melhor desenvolvimento, tendo melhores resultados em seus planejamentos.

Dessa forma, é possível perceber que o planejamento estratégico se torna um fator fundamental para o bom desempenho de uma empresa, não servindo apenas para ser realizado no momento inicial da empresa.

Podendo acompanhar todos os processo de um negócio ao longo do tempo.

Além disso, as ferramentas disponíveis atualmente, como as citadas, além de várias outras, podem contribuir para realizar um melhor levantamento e análise dos dados, aprimorando o planejamento e contribuindo para o desenvolvimento de um negócio.

Por esses motivos, o planejamento estratégico é um ótimo aliado dos empreendedores, possibilitando que tenham melhores resultados, e tendo melhores previsões de crescimento no futuro.

você pode gostar também Mais do autor

Conte para nós, o que achou?

Seu endereço de email não será publicado.