Significado de Podcast: Como usar, O que é, Conceito e Definição

Descubra o que são os Podcasts para aproveitar esse nova possibilidade que a tecnologia oferece.

 

Significado de Podcast: Como usar, O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Os Podcasts estão se tornando cada vez mais comuns na realidade da internet, sendo possível encontrá-los com as mais variedades de temas e qualidades possíveis. Mas ainda não são todas as pessoas estão familiarizadas com esse termo.

Por esse motivo, resolvemos explicar um pouco mais a respeito dos Podcasts para que seja possível aproveitar ainda mais essa nova possibilidade.

A palavra PodCast surgiu com a junção da palavra iPod (aparelho da Apple para reprodução de arquivos em MP3 (áudio), com a palavra inglesa broadcast, que significa "transmissão", voltada para a transmissão de rádio (e áudio).

Acredita-se que quem criou esse termo foi o ex-VJ da MTV Adam Curry.

Um Podcast, nada mais é do que um arquivo digital de áudio que pode ser acessado via internet. O conteúdo do Podcast pode variar, mas geralmente servem para transmitir algum tipo de informação e comentar assuntos diferenciados.

Qualquer pessoa na internet pode criar ou escutar um Podcast, basta ter interesse no assunto e procurar pelo termo.

Pode-se afirmar que os Podcasts são semelhantes aos vídeos na internet, porém, eles possuem apenas áudio. Mas, também ficam armazenados em algum site, chamado de podcasting, podendo ser acessados há qualquer momento.

Atualmente, existem diversas pessoas e empresas empenhadas em produzir Podcasts de qualidade, realizando conversas com especialistas e comentando sobre assuntos relevantes.

Dos temas mais comuns dos Podcasts, pode-se destacar: cinema, TV, literatura, ciências, games, religião, humor, esporte, saúde entre outros.

Por se tratar de um áudio disponibilizada na internet, o Podcast se tornou muito parecido com os programas de rádios, a diferença é que os Podcasts podem ser acessados em qualquer momento via internet.

Em alguns casos, o arquivo em áudio é disponibilizado para download, fazendo com que a pessoa consiga escutá-lo diretamente do computador ou do celular sem precisar estar conectado à internet.

Significado de Podcast: Como usar, O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Como ouvir um Podcast?

Para ouvir um Podcast, existem três principais maneiras, que é acessando diretamente o site em que o arquivo está disponibilizado. Essa site geralmente é especializado e contém apenas os arquivos em áudio dos programas em Podcast.

Outra maneira é realizando a instalação de um agregador de Podcasts, que é um programa que organiza e comunica quando houver atualizações nos Podcasts que a pessoa acompanha. Ele pode ser baixado como aplicativo de celular ou até mesmo em seu computador.

Dessa forma, não é necessário conhecer os programas em Podcast, apenas ter interesse em algum assunto específico.

A última forma é realizando o download do Podcast, que é disponibilizado tanto no site em que o arquivo está quanto em outros sites especializados no assunto. O diferencial do download é que o arquivo em áudio ficará em seu computador, celular ou tablet, fazendo com que seja possível acessá-lo mesmo sem internet.

Significado de Podcast: Como usar, O que é, Conceito e Definição (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Como encontrar um Podcast?

A maneira mais fácil para encontrar um Podcast é procurando em um site de buscas (pode ser o próprio google), o assunto que você quer ouvir, juntamente com a palavra Podcast.

Por exemplo, se você gosta de filmes, você pode procurar no google:  “Podcast de filme”. Assim, você irá encontrar vários sites que disponibilizam Podcasts falando sobre determinados filmes (geralmente lançamentos).

Se você quer conhecer um filme em específico, coloque também o nome dele, assim será mais fácil de encontrá-lo.

O importante é colocar a palavra Podcast junto com a sua pesquisa, pois assim você irá encontrar o sites especializas em Podcast, possuindo diversos temas que podem ser do seu interesse.

O ideal é encontrar um Podcast que te agrade, que tenha qualidade de áudio e que faça você se interessar ainda mais por esse mundo dos Podcasts, que também é uma maneira de aprender cada vez mais.

O principal benefício do Podcast é a possibilidade de ouvi-lo em qualquer lugar, não importa a tarefa que esteja sendo realizada.

Justamente por causa da praticidade e da qualidade dos assuntos que os Podcast estão se tornando cada vez mais famosos no Brasil e no mundo, tendo pessoas que vivem apenas de criar e transmitir programas em Podcast enquanto outras espetam ansiosas pela lançamento desses programas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!