Regras ABNT Atualizadas

Todos os trabalhos acadêmicos devem seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), inclusive as monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. Assustadoras para muitos, as regras podem ser devidamente aprendidas com estudo e paciência.

Regras ABNT Atualizadas (Foto: Divulgação/Google)

As Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), são atualizadas anualmente e, se você está no último ano da faculdade ou pós-graduação e está prestes a entregar sua Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), afinal de contas já estamos no segundo semestre de 2017, precisa ter mente todas as normas da ABNT atualizadas para aplicar em seu trabalho sobre pena de ter penalidades em sua nota e até a desclassificação de seu trabalho final.

Aqui você encontrará uma síntese bastante completa destas diretrizes, atualizadas conforme a última revisão.
Feita com o propósito de padronizar para transmitir uma informação pesquisada, as normas obedecem às regras com o objetivo de conferir maior credibilidade ao trabalho exposto.

De forma geral, é preciso entrar no site da ABNT para compreender as atualizações feitas neste ano, mas é possível tratarmos de algumas das principais regras neste artigo para que você possa começar a entender o que são as regras da ABNT 2017!

Estrutura do seu trabalho

É importante conhecer a estrutura do trabalho monográfico. Aqui estão as partes que seu Projeto, Monografia ou Tese deve ter, conforme rege a normatização em vigor.

Em toda obra organizada conforme as normas da ABNT, constam os itens abaixo descritos. Alguns são obrigatórios, enquanto outros são opcionais.

Elementos Pré-textuais (Início do Trabalho)

Capa – (Elemento obrigatório) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano.
Lombada- Esta é opcional. É utilizada nos casos de trabalhos encadernados.

Folha de rosto– (Obrigatório). Na folha de rosto devem constar os itens abaixo:

Nome do autor, Título do Trabalho, Cidade, Ano, breve descrição do trabalho, onde deve estar incluído o objetivo e o nome do Orientador.

Errata – Só haverá necessidade se for preciso algum tipo de correção.
Folha de Aprovação- Nessa folha é lançada posteriormente o resultado. Nela constam os nomes do orientador e dos examinadores.

Dedicatória – É um espaço reservado a dedicatórias. O autor do projeto deve dedicar seu trabalho.
Agradecimentos- Espaço para agradecer aos que o impulsionaram a chegar ao final do curso.
Epígrafe- É opcional nas Normas ABNT. Neste espaço o autor faz uma citação, apresentando os embasamentos feitos para seus estudos.

Resumo – Um único parágrafo de 150 a 500 palavras. Ao final devem estar escritas as palavras-chave.
Resumo em Língua Estrangeira- Abstract – Trata-se do mesmo resumo transcrito e traduzido para o inglês.
Caso haja ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, estes devem estar devidamente listados nesta sequência: Lista de Ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas, Lista de Símbolos, Sumário.

 Formatação ABNT

A formatação exigida pelas Normas ABNT são:

Papel: A4 – cor branca

Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. Nas citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.

Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al.

Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm

Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;

As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.